6 fatores a ter em conta na compra das alianças de casamento
Finalmente chegou o grande momento de escolherem as vossas alianças? Sigam os nossos conselhos para nada falhar na eleição deste anel especial e que significa tanto para os dois.
Escolher o vestido de noiva é algo que as noivas fazem sozinhas, da mesma forma que o noivo escolhe o seu fato. Mas antes do casamento, a melhor parte dos preparativos são todas aquelas decisões que devem tomar juntos, como casal. Por esta razão, quando chega o momento de escolherem o estilo dos vossos convites de casamento, decoração ou lembrancinhas, começa a parte divertida dos preparativos, já que ambos se sentem envolvidos em toda a organização. E dentro deste grupo de tarefas em comum estão o anel de noiva e as alianças de casamento- o objeto físico que simboliza o vosso amor perante todos.
- 1. O orçamento
- 2. Procurem inspirações
- 3. Iguais ou diferentes
- 4. O material
- 5. A forma e o acabamento
- 6. A medida ideal
1. O orçamento
Fixar um orçamento é sempre o primeiro passo antes de qualquer decisão de compra. Mas como as alianças não são um ‘item’ que comprem com frequência, pode acontecer que não tenham uma noção da melhor relação qualidade-preço. Na realidade, o preço das alianças de casamento varia em função do material, desenho e quantidade de mineral usado em cada anel. Ainda assim, podem encontrar alianças de casamento baratas desde 200 €, algo sempre mais em conta do que um vestido de noiva barato, que quase sempre excede esse valor.
2. Procurem inspirações
Caso precisem de inspiração, nada como fazer uma pesquisa de possíveis estilos que poderiam encaixar com vocês. Só após realizar uma pré-seleção de todos os modelos e materiais, se preferem alianças de ouro branco, amarelo ou mesmo de prata, é que poderão tomar uma decisão e partir em busca do que pretendem!
3. Iguais ou diferentes?
Tradicionalmente, as alianças de casamento sempre foram iguais. Mas até neste campo as coisas têm mudado, tal como as tendências de moda nupcial, também elas pedem novos materiais e estilos. Por isso, hoje em dia são muitos os noivos que preferem usar alianças totalmente diferentes, que sejam um retrato muito mais fidedigno da sua personalidade. Caso estejam a ponderar esta opção, existem modelos com brilhantes ou diamantes incrustados para ela, e outros mais simples para ele!
4. O material
O material também é um fator determinante. O mais comum e escolhido entre os noivos é o ouro de 14, 18 ou 24 quilates nas suas diferentes cores: amarelo, branco ou rosa. Para além de ser o mais clássico, e também o mais duradoura, mantendo sempre a sua forma e brilho e sendo, por isso, também muito utilizado para as alianças de bodas de prata. Ainda assim, são cada vez mais os noivos que optam por outros materiais como a prata, a platina ou o titânio. A diferença entre uns e outros reside no peso e na resistência com o passar dos anos. Nesse sentido, a platina dura mais, mas é também mais pesada.
5. A forma e o acabamento
No que diz respeito à forma, as tendências ultimamente ficam-se pelas alianças quadradas e as mais arredondadas. Desta forma, costumam ser planas e de superfície lisa ou arredondada. Geralmente consegues encontrar todas em diferentes larguras e, quanto ao acabamento, pode ser polido, texturizado, martelado, entre outros. Peçam opinião ao vosso joalheiro, para que este vos indique qual a melhor opção. Como são intemporais, caso decidam personalizar as vossas alianças, escolham o estilo que não passe de moda e com o qual se identifiquem.
6. A medida ideal
Uma vez colocadas as alianças, nunca mais as vão tirar, tal como o teu anel de compromisso do qual não te queres separar. Neste sentido, é muito importante terem em conta que esta deve encaixar perfeitamente no vosso dedo, já que, se ficar demasiado laça, a podem perder com facilidade. Para evitar surpresas no dia do casamento, evitem comprá-las em dias muito frios ou muito calorosos, bem como após fazerem exercício, já que os dedos podem inchar. Um bom truque pode ser experimentarem alianças na mesma época em que se casam, tendo sempre em conta que o devem fazer com a devida antecedência, caso necessitem de encomendá-las.
Lembrando que as alianças tão importantes como decidir o sabor do bolo de casamento ou a cor dos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor, não deixes este tema para segundo plano. Vai a começar a fazer as tuas pesquisas e escolhe as alianças que melhor encaixam no vosso estilo!
Leia também: