Alerta! 10 Sinais de alarme para identificar uma relação tóxica
Assim como é fundamental lutar e agradecer por uma relação feliz, também é muito importante reconhecer quando não estás com a pessoa certa. Mesmo que te consideres uma sortuda, convém sempre ler este artigo… quem sabe não vais um dia ajudar alguém!
Nem sempre as relações são o mar de rosas que imaginávamos quando apenas sabíamos sonhar com o vestido de noiva e um casamento perfeito. Elas envolvem duas pessoas que podem ser muito diferentes em características e valores. Assim como vocês adoram o sabor do vosso bolo de casamento, por exemplo, há convidados que não serão assim tão fãs desta sobremesa. Todas as relações têm os seus altos e baixos, e é normal que haja desentendimentos entre o casal… afinal, são eles que vos levam a discussões saudáveis, a crescer juntos e a entender outro ponto de vista para tentar um futuro melhor a dois. No entanto, existem também sinais de alarme, que devem ser acionados cada vez que o teu parceiro tem uma atitude despropositada contigo. Há situações que não se resolvem com uma conversa e há pessoas que entram em relações tóxicas sem saber, resultando num futuro muito infeliz. Sabemos que este é um tópico mais sensível, mas que por isso mesmo vale a pena debater. Se consideras um ou mais comportamentos desta lista normais no vosso dia a dia, talvez seja melhor repensares a tua relação antes de ter um anel de noivado.
1. Mentiras
A base de qualquer relação é a confiança. Assim como confias nas tuas damas de honor para escolherem os seus vestidos de cerimónia curtos, o teu parceiro não deve ser exceção! Se existem mentiras dentro do casal, isso viola completamente este princípio e significa que não se sentem suficientemente à vontade um com o outro para contar a verdade de forma honesta. Pensa também que as mentiras funcionam como uma bola de neve, o que significa que se tornam maiores e mais frequentes com o tempo…
2. Falta de confiança
É apenas a consequência da mentira… pequenas ações como a necessidade de verificar constantemente as chamadas e mensagens, os emails e as redes sociais, fazer perguntas invasivas e duvidar um do outro são pequenos indicativos de que estão numa relação tóxica. Não existe um verdadeiro sentimento de segurança entre o casal e, como tal, a vossa relação é tudo menos saudável.
3. Desrespeito
Verbal, físico ou emocional… tem atenção a qualquer falta de respeito, comentário indelicado ou observação que te faça sentir mal. O teu noivo pode opinar sobre o teu look e até ajudar-te a escolher o vestido de noiva curto com que sempre sonhaste, mas lembra-te que qualquer relação deve assentar num sólido respeito mútuo. Ultrapassar esta fronteira faz com que tenham cada vez menos consideração um pelo outro e pelos vossos sentimentos.
4. Partilhar a mesma identidade
É certo que ao casamento está associada uma ideia muito romântica de união, mas isso não quer dizer que deixem de ser quem são apenas porque têm uma aliança de casamento no dedo. Façam o que fizerem, nunca deixem de ser vocês próprios e ter a vossa identidade… é isso que vos torna único e especiais.
5. Medo constante de ‘ferir suscetibilidades’
Estar numa relação sem à vontade para dizeres o que pensas sobre determinado assunto não é o ideal. Devem sentir-se capazes de discutir ideias, projetos e opiniões, decidir o melhor topo de bolo de casamento e as cores que vão usar na cerimónia sem temer a resposta do outro. Estarem constantemente com “paninhos quentes” significa que não há conforto na vossa relação.
6. Controlo
Se a “espionagem” é feita de forma passiva, querer controlar as ações do outro é uma forma ativa de demonstrar as inseguranças da relação. Seja a nível do vestir, agir ou até pensar, qualquer tipo de controlo, manipulação ou necessidade de se sujeitar à vontade do outro é indicativo de uma péssima relação.
7. Tentativa de mudar o outro
Que nunca te sintas obrigada a mudar aspetos da tua personalidade em função de outra pessoa. Uma coisa é evoluir ou crescer em conjunto, outra totalmente inaceitável é pressionar alguém para que adote comportamentos diferentes sem que essa seja a sua vontade.
8. Críticas e reprimendas constantes
É fundamental ser sincero e saber criticar e ouvir críticas construtivas. Contudo, quando sentes que essas críticas não têm o objetivo de te ajudar e se tornam uma constante, é porque algo está mal. Alguém que esteja sempre a “apontar-te o dedo” e ofender não é alguém com quem mereças estar.
9. Jogos de poder
Uma relação não é uma competição! Se é saudável que ambos tenham metas a alcançar e que se esforcem diariamente para atingir os vossos objetivos, o mesmo não se pode dizer de quando há uma figura na relação que assume a posição de “mais forte” e outra que lhe obedece cegamente. O teu companheiro não deve mandar em ti nem forçar-te a fazer algo que não queiras.
10. Esquecer amigos e família
Não te lembras da última vez que tu e as tuas amigas vestiram os vossos vestidos de gala compridos e saíram todas para jantar? Há quanto tempo não falas com os teus pais ou irmãos? Uma relação exige tempo e dedicação, mas deixares de ter contacto com as tuas pessoas é preocupante. Não se esqueçam de quem são, individualmente, e nunca deixem de fazer atividades por vocês próprios. Afastem-se ao máximo de quem tenta limitar a vossa liberdade e promover o isolamento social.