Ir para o conteúdo principal
Casamentos

10 coisas que não devem dizer a uma futura noiva

Quando recebemos a notícia ou convite para um casamento é natural que queiramos ajudar ou dar sugestões. No entanto, apesar de bem-intencionados, nem todos os comentários devem ser ditos.

Danilo Antonio Photographer

A verdade é que toda a gente tem sempre algo a dizer, uma sugestão, um pormenor que queria esclarecer, algo que acha que seria melhor fazer (ou não). Mas a verdade é que nem sempre essas coisas são bem recebidas. E, pensando bem, percebe-se perfeitamente porquê. Hoje vamos dizer-te 10 dessas coisas que, decididamente, é melhor não dizer a uma noiva:

1. Mas porque é que decidiram casar nesse sítio?

O mais provável é que escolheram porque gostaram, porque querem, porque é o sítio que preferiram de entre os que tinham em vista. Fazer esta pergunta equivale a dizer que não te parece muito adequado o local escolhido… Mas a festa é dos noivos e são eles que têm de gostar do sítio!

2. Não vão convidar X?

Ou “não me vais convidar?” são perguntar um pouco desconfortáveis para os noivos. A lista de convidados é sempre minuciosamente revista, então se essa pessoa (que podes ser tu) não recebeu convite, é muito provável que tal não tenha sido devido a um esquecimento… Muitas vezes os noivos têm de reduzir a sua lista de convidados e as escolhas são sempre difíceis. Por isso, o melhor é não fazer comentários destes.

3. Casar tão cedo? A essa hora o noivo não aparece a tempo!

A hora do casamento foi escolhida pelos dois e fazer transparecer que o noivo não é de confiança não é nada simpático, ainda que se trate de uma brincadeira. Mas depois de ouvir estas palavras a noiva é capaz de ficar um pouco mais apreensiva…

4. Já estás a fazer dieta?

Este é outro comentário que pode ser muito desagradável para a noiva. Perguntar se vai fazer dieta, mudar a cor do cabelo ou se finalmente vai furar as orelhas para a festa são motivos para ela se sentir insegura com o seu aspecto. E não é nada disso que se pretende, mas sim uma noiva cheia de confiança e boa energia!

5. Mas porque é que estás tão nervosa? É só uma festa!

A verdade é que não é uma festa, mas sim “A festa”! E é claro que a noiva vai querer que tudo corra bem. Afinal é um dia muito especial para ela e é natural que, querendo a perfeição, os nervos fiquem à flor da pele. O objetivo é acalmar, não criticar o estado de nervos.

6. É claro que há coisas que vão correr mal! Até parece que vai chover…

Pois é evidente que haverá um ou outro pormenor que acabará por escapar à noiva, mas ela não precisa saber. Pode até já ter imaginado algumas coisas, mas de certeza que acha que no seu casamento tudo será perfeito. E para que não fique ainda mais nervosa é bom que continue a pensar assim.

7. Posso levar alguém?

Se não vem especificado no convite que este se dirige a mais do que uma pessoa, então é porque não se pode levar mais ninguém. Aplica-se a maridos, namorados, filhos… Mais uma vez, a lista é geralmente verificada vezes suficientes para não haver esquecimentos.

8. Espero que não te tenhas lembrado de…

Convidar A, B ou C, servir na ementa aquilo que detestas, fazer uma festa de um estilo que não gostas… Pode acontecer que o fim da frase seja precisamente aquilo que os noivos se lembraram de fazer, por isso talvez seja melhor não fazeres críticas que podem magoar os noivos e que, no fundo, têm mais a ver com os teus gostos do que com os deles.

9. No casamento de A…

As comparações também não costumam ser muito bem recebidas. Sejam histórias de coisas que não correram bem noutros casamentos (o que leva a noiva a pensar que lhe podem acontecer também), sejam descrições de coisas espetaculares, a noiva quer que o seu casamento seja único. Compará-lo com outros é tirar-lhe o prazer de ver o seu dia à sua imagem.

10. Esse tema para o casamento?!?

E por falar em dia à medida e que reflita a imagem e personalidade dos noivos… O tema é um dos aspetos que mais define aquilo que os noivos são e o que querem para a sua celebração. Pensaram ao pormenor nas cores, decorações e temas. Até podes achar pouco interessante, mas talvez seja melhor guardares essa opinião para ti.