10 conselhos para uma alimentação saudável
A época da febre das dietas pós-festas de Natal e Ano Novo já passou. Muita gente já desistiu dos seus propósitos para o novo ano. É perfeitamente normal, no entanto consi-deramos que uma alimentação equilibrada e saudável deve-se fazer todo o ano.
Uma boa alimentação não tem só a ver com emagrecer, mas acima de tudo tem a ver com a saúde. Muitas vezes queremos comer bem, mas não sabemos que tipo de alimentação seguir ou por onde começar. Por isso mesmo, pensámos em dar-te alguns conselhos para te guiar.
Não ingerir calorias desnecessárias
As mulheres só precisam de ingerir entre 1500 a 2500 calorias por dia e os homens entre 1800 e 3000. Tudo o que ultrapasse estes valores não só pode fazer com que ganhemos peso, como também pode provocar doenças cardíacas ou diabetes.
Alimentação equilibrada
Devemos comer de tudo um pouco, com conta peso e medida. A dieta mediterrânica que é a base da nossa alimentação em Portugal, é muito variada e rica. Se a seguirem, terão uma alimentação completa.
Reduz o consumo de sal
O sal em excesso provoca problemas de tensão e retenção de líquidos. Evita os alimentos processados, as comidas pré-feitas, normalmente têm uma quantidade alta da sal. Quando cozinhes tenta usar pouco sal, se temperares a comida com especiarias e limão, não precisas de usar tanto sal e em muitas situações até podes não usá-lo.
Antioxidantes
Tenta incluir na tua alimentação alimentos antioxidantes como por exemplo o alho, os frutos ver-melhos, chá verde, citrinos, etc. Faz com que as células envelheçam mais lentamente e ajuda a prevenir doenças como o cancro, doenças cardiovasculares e degenerativas como o Alzheimer.
Corta no açúcar
São uma das maiores tentações, entre bolos e chocolates, é difícil resistir. Não dizemos que não se possa comer de vez em quando, mas poucas vezes e em poucas quantidades.
A fibra ajuda-te
Muito benéfica para os intestinos também te pode ajudar a emagrecer porque dá sa ensação de saciedade, o que faz com que tenhas menos vontade de comer tanto.
Mantém os horarios das comidas
Para teres um melhor controle e criar uma rotina, o ideal é fazer as refeições sempre às mesmas horas.
Mastiga devagar e muitas vezes
A saliva ajuda o nosso corpo a dar o tempo necessário para se preparar para processar os ali-mentos. Se não mastigamos o suficiente obrigamos o nosso organismo a trabalhar mais do que deveria.
Não te esqueças das gorduras boas
Nem todas as gorduras são prejudiciais, há muitos tipos de gorduras que até são benéficas para o nosso corpo. Como o azeite, a gordura dos abacates, dos frutos secos, do peixe azul como o sal-mão, sardinhas ou dourada.
Evita as dietas milagre
As dietas rápidas e drásticas acabam por não resultar. Podem criar mais fome, ansiedade e mes-mo que emagreças, ao ser de um modo tão rápido, é natural que facilmente voltes a ganhar peso.
Estas são as regras base para uma alimentação saudável, estás disposta a cumpri-las no teu dia-a-dia?