Ir para o conteúdo principal
Casamentos

10 Dicas para escrever os votos de casamento

Nada como prepararem tudo com muita antecedência e treinarem bem as palavras que queiram dizer no momento dos votos de casamento! Venham conhecer as nossas sugestões!

Samuel Gonçalves Photography

O casamento é um momento único na vida de um casal, que lhe permite transmitir e fortalecer o amor que sente. Assim, para além de trocarem alianças - que vão simbolizar para sempre o vosso amor - há também um momento, muito especial, em que podem dizer um ao outro, diante das pessoas que mais especiais vos são, o que sentem um pelo outro e como chegaram a este momento em que dizem “sim, aceito”.

E porque uma declaração de amor sincera entre os noivos torna qualquer enlace ainda mais emocionante, de seguida, deixamos-te as melhores dicas para escreveres algo personalizado e verdadeiro. Ideias não faltam, por isso, anota algumas fundamentais!

1. Procura inspiração em livros, músicas ou poemas

Tal como tens imensas pastas de inspirações de vestidos de noiva simples, curtos, clássicos, etc, também para escreveres os teus votos podes procurar ideias por todo o lado. Inspira-te em livros, músicas românticas, poemas ou filmes para conseguires expressar de forma clara e emotiva tudo o que sentes.

2. Elabora uma lista

Listas nunca são demais! Se fizeste a tua lista de tarefas, porque não fazer uma lista de tudo o que não podes deixar de escrever nos teus votos? Assim, com um esqueleto dos votos, tens a certeza de que não te esqueces de nada fundamental.

Podes começar a preparar a lista meses antes de escreveres os votos – assim, será muito mais fácil organizar todas as ideias.

Celebrar o Amor - Celebrante

3. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje

Começa a pensar nos votos com antecedência. Quanto mais tempo tiveres para escrever e reescrever os teus votos, melhor, pois poderás sempre aperfeiçoá-los e não arriscas estar demasiado cansada ou nervosa na recta final dos preparativos.

O cansaço poderá mesmo tomar conta de ti, ao ponto de desistires de os escrever. Os votos devem ser um testemunho do teu amor verdadeiro pelo noivo e não algo que te stresse ainda mais nos dias prévios ao casamento.

4. Os momentos mais marcantes a dois

Em tantos anos de relação, não faltarão os momentos mais especiais que ambos viveram. Seleciona os três que, na tua opinião, significaram mais para ti e escreve-os num papel para te lembrares de os incluíres.

Os votos marcarão um momento fundamental do teu dia, tal como um vestido de noiva com renda marca um casamento rústico ou como uma valsa marca a abertura do baile, assim que abre o teu coração e escreve no papel tudo o que sentes, sem restrições. Irás emocionar todos os convidados e, especialmente, a tua cara metade.

Luís Pita Fotografia

5. Tranquilidade acima de tudo

Para escreveres os teus votos, procura estar o mais calma possível. Escolhe um local calmo, aprazível e bem iluminado a luz natural para te inspirares. Se és daquelas pessoas que só se inspira com música, escolhe uma playlist que te faça lembrar os dois e os melhores momentos que passaram juntos.

Essa tranquilidade vai ajudar-te a escolher as palavras certas para expressares o teu amor. Por isso, ajuda muito escreveres os votos com bastante tempo de antecedência. 

6. Diz “amo-te” várias vezes

Nunca é demais dizer o quanto amamos a nossa cara-metade. Reforça isso várias vezes! O noivo irá adorar que assumas, de uma forma tão sincera, o teu amor por ele diante de todos os convidados. Quando dizemos “amo-te”, tudo ganha um novo encanto, pelo que os teus votos serão perfeitos e captarão a atenção de todos.

7. O que melhor vos defina

Escolhe um objeto, uma carta especial, uma fotografia ou algo que represente um momento vosso e refere-o no momento em que digas os votos. A vossa música ou aquela viagem especial também pode servir-te de inspiração. Partir de uma coisa concreta, pode ajudar a explicar o que vos une e a explanar melhor porque é que estão todos reunidos para vos ver trocar alianças.

8. Dá asas à imaginação

Nem todos temos o dom da palavra e uma das razões que faz com que muitos casais saltem os votos matrimoniais é o pânico de falar em público. Se não te sentes à vontade, mas também não queres deixar passar este momento em branco, dá asas à imaginação e surpreende o teu noivo com algo diferente.

Uma canção composta por ti, um vídeo onde contes a vossa história em voz off, uma receita do vosso amor ou um poema podem resumir tudo em poucos minutos. Será um momento original e emocionante para todos.

La boda de Fran y Laura en Ciudad Real, Ciudad Real

9. Amor com humor: a mistura perfeita

Para tornar o momento mais leve e descontraído, podes incluir alguns episódios divertidos que passaram juntos. Outra opção passa por recompilares tudo o que adoras e que te faz rir do teu noivo. Ele irá adorar ver como reparas e referes as coisas positivas da vossa relação e o quanto ele te faz feliz. Não há nada melhor do que a cumplicidade entre um casal.

10. Ensaia várias vezes

Escreve os votos as vezes que precisares até te imaginares, no grande dia, a lê-los em voz alta perante todos os convidados. Depois, ensaia muito o momento. Lê calmamente, frase por frase, até interiorizares cada palavra e saberes onde deves fazer cada pausa e o que funciona melhor, ou não. 

Escrever os votos é uma tarefa difícil e que exige paciência e dedicação. No entanto, vai valer a pena veres os olhos da tua cara metade encherem-se de lágrimas perante as tuas palavras e será, certamente, um momento que ficará na memória de todos convidados. Para isso, dedica-te com carinho e todo o amor que sentes pelo teu noivo para que sejam votos dignos de livros de amor. Será um momento irrepetível nas vossas vidas!