10 Erros principais ao organizar um casamento
Organizar um casamento é tudo menos uma tarefa fácil. E, para vos ajudar em todo o processo, hoje trazemo-vos dez erros que devem mesmo tentar evitar na hora de organizar todos os preparativos. Não percam!
Um casamento é um processo longo e demorado. Após o momento em que recebes o anel de noivado, de repente, tudo começa a ganhar forma e se torna cada vez mais real. Sobretudo se nunca antes te casaste nem ajudaste ninguém com a escolha do vestido de noiva, tudo te pode parecer uma novidade. E embora ambos estejam juntos a percorrer esta caminhada, saibam que há pequenos contratempos que podem evitar de forma batante fácil. Por isso, desde os convites de casamento até ao último momento do copo de água, não percam as nossas dicas, que certamente vos vão ajudar a ter um casamento mais despreocupado e sem percalços de última hora.
1. Não relacionar umas tarefas com as outras
Tudo pode, podem mesmo começar por realizar uma lista de tarefas e planear cumpri-la uma a uma, mas, a verdade é que há muitos passos que podem e devem juntar, para que tudo flua melhor. Quando escolheres o teu vestido de noiva com renda, pensa já na maquilhagem, nos sapatos e, sem dúvida, no penteado apanhado que queres levar. Quanto decidirem finalmente fazer a degustação da comida, aproveitem e terminem com a prova dos bolos, para decidirem finalmente qual o bolo de casamento original que merece estar no vosso copo de água. Ao juntar este tipo de tarefas, vão acabar por poupar imenso tempo, que vos será útil para muitas outras coisas.
2. Ideias fixas
És uma noiva romântica, que deseja um casamento de conto de fadas, mas o noivo adora o tema náutico e não abdica de realizar uma cerimónia na praia? Como em tudo na vida, trata-se de comunicação. Falem abertamente sobre as vossas ideias e tentem adaptá-las aos gostos um do outro. No final, certamente vão descobrir pequenas coisas que não sabiam que gostavam tanto!
3. Esquecerem-se dos trâmites legais
Com toda a azáfama que é a organização de um casamento, é normal que deixem para segundo plano algumas questões legais. Mas na verdade, o ideal é que seja logo a primeira coisa a fazer, para que, depois, se possam ver livres de burocracias e possam finalmente definir a data e fazer os convites de casamento.
4. Convidar pessoas sem ter definida a lista de convidados
Não caiam no erro de convidar amigos ou família sem antes terem definido bem a lista completa de convidados. De certeza que a última coisa que querem é ter surpresas quando chegar a altura de ver o orçamento final.
5. Não estabelecer um orçamento
Antes de contratarem qualquer serviço, seja a maquilhadora, a banda ou dj ou a empresa encarregue das prendas de casamento personalizadas, definam um orçamento e estabeleçam um valor limite que podem gastar.
6. Não se terem em conta um ao outro
Antes de tomar qualquer decisção, por mais irrelevante que vos possa parecer, falem os dois e cheguem juntos a um acordo. Há sempre um elemento do casal que se mostra mais envolvido nos preparativos, mas não deixem que isso vos leve a tomar decisões a sós. No fundo, o casamento é algo a dois, que deve ser planeado e construído totalmente à vossa imagem.
7. Decisões seguras
Não tenham receio de passar algum tempo em torno das decisões mais difíceis. Pensem bem e meditem sobre elas. Escolham o fotógrafo cujo trabalho mais vos surpreendeu e a quinta com que sempre sonharam para o copo de água. Por vezes, voltar atrás pode atrasar toda a organização ou tornar-se mesmo impossível.
8. Não definir um horário para o dia do casamento
Embora o que mais desejem é que o dia flua com toda a naturalidade, a verdade é que há muitos passos e o mais provável é mesmo esquecerem-se ou não reservarem tempo suficiente para determinada tarefa. O dia passará a a correr, por isso, construam um horário bem definido, a começar pela hora a que se levantam de manhã.
9. Deixar a escolha do vestido para “mais tarde”
Após terem uma data definida, esta deve ser uma das primeiras atrefas a riscar da vossa lista! Não começes a pensar na decoração ou a ajudar as damas de honor com os seus vestidos de cerimónia curtos antes de teres o teu definido. O mais provável é que precise de ser encomendado e que sejam feitos alguns ajustes até chegar o grande dia, e todos esses passos devem ser feitos com a máxima antecedência.
10. Não pensar em alojar os convidados que venham de longe
O mais provável é que convidem pessoas que habitem noutras cidades ou mesmo no estranjeiro. E, embora seja sua opção comparecer ou não no vosso dia, fica sempre bem aos noivos encontrar alojamento perto do local, para que possam descansar após a festa.
Depois de enumerarmos os erros mais comuns, já se sentem mais à vontade para embarcar juntos nesta aventura? O dia passará a correr desde o momento em que trocam as alianças de casamento até que começam a desfrutar do dia com todos os amigos e família. E como certamente o que mais desejam é um dia memorável, em que se divirtam ao máximo, o segredo está em deixar tudo muito bem planeado e definido, para que o dia seja perfeito até entregarem as lembrancinhas de casamento aos vossos convidados.