10 perguntas a fazer ao pasteleiro
O bolo de casamento é um dos elementos principais do vosso copo-de-água e define em muito a personalidade e gosto dos noivos. Hoje deixamos-te 10 perguntas que não podes deixar de fazer ao pasteleiro.
O bolo de casamento faz parte de um dos momentos altos da festa. Depois do banquete e de já se ter dançado um pouco, chega o momento de partir o bolo. Sendo tão importante, o ideal é que tenham as coisas claras sobre o bolo que querem e o valor que podem gastar, de modo a que possam escolher o pasteleiro mais indicado.
Para escolher o vosso pasteleiro existem algumas questões que lhe devem fazer.
- Com que se pode rechear o bolo?
Seja um recheio com sabores de frutas, morango, laranja ou chocolate, devem perguntar que tipos de recheio pensa usar, já que esse facto vai influenciar o tipo de bolo e o preço.
- Trabalha com fondant ou buttercream?
Fondant e buttercream são dois tipos diferentes de cobertura. O primeiro é uma pasta moldável e o segundo um creme. Terão de saber qual das duas coberturas querem para o vosso bolo. Também poderão encontrar pasteleiros que saibam fazer os dois.
- Pode fazer flores frescas?
A maioria dos pasteleiros sabe fazer flores de açucar comestíveis. Peçam fotografias de trabalhos anteriores, para que possam ter uma ideia.
- Se quisermos flores naturais no bolo, existe alguma hipótese de trabalhar em conjunto com a nossa florista?
Existe a opção de colocar flores verdadeiras e naturais no bolo, mas têm de saber se o pasteleiro aceita trabalhar com a vossa florista ou se tem o seu próprio fornecedor. Seja como for, é importante que as flores sejam do mesmo tipo da vossa descoração.
- Com quanta antecedência preparará o nosso bolo?
Dependendo da temporada em que se esteja, o pasteleiro pode ter mais ou menos trabalho. Se tiver muito trabalho é possível que faça o vosso bolo com 3 ou 4 dias de antecedência, mas não há nenhum problema, os bolos conservam o seu sabor e aspecto durante bastante tempo.
- Quem fará o nosso bolo?
Há pastelarias onde existe um pasteleiro e um designer e outras onde existe apenas um pasteleiro que faz o desenho do bolo. Tentem saber que tipo de pastelaria é e certifiquem-se que falam com todas as pessoas envolvidas na confeção do bolo.
- Podemos ver o desenho do bolo antes de ser elaborado?
Peçam para ver o desenho do bolo antes, para que no caso de quererem mudar algo, se possa fazer antes de elaborá-lo.
- Proporcionam suporte para o bolo?
Há pastelarias que o oferecem e outras onde têm de alugá-lo.
- Qual a forma de entrega?
Certifiquem-se que o entregam no lugar do copo-de-água e perguntem se o preço da entrega está incluído no bolo ou se o cobram à parte.
- Tem em dia todos os controles de segurança alimentar?
Tentem contratar alguém que tenha estes temas em dia, para evitar problemas.
Gostam de bolos personalizados? Vão pedir um para o vosso casamento?