Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Vestido de noiva quentinho: os 12 tecidos mais indicados

O sonho, a magia e a exclusividade de um casamento no inverno vão falar mais alto e, no que toca ao vestido, materiais que transmitem calor e suavidade serão os teus grandes aliados! Vem conhecer os 12 tecidos mais recomendados para compor o teu look

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a empresas próximas de si

Fotoclik

Rendas mais espessas, veludo ou cetim… tudo conta para que sintas o maior conforto ao usar o vestido de noiva! Se já decidiram ter um casamento de inverno e dar o nó no aconchego de um espaço interior enquanto observam as estrelas, o primeiro passo é garantir o estilo sem comprometer o conforto. Desde capas a boleros ou casacos, vais encontrar inúmeras opções para combater o clima frio. Mas se não queres abrir mão da elegância daquele vestido em conjunto com o penteado de noiva que escolheste, o segredo é apostar nos tecidos! O tecido certo vai dar-te uma sensação única de conforto, sem que para isso tenhas de investir em mais acessórios no teu look. Se já enviaste os convites de casamento, não percas o nosso glossário de tecidos para o frio:

Mitt Photography

1. Cetim

Perfeito para vestidos de corte reto ou volumosos, o cetim é um tecido liso, pesado e muito brilhante. Por fora, apresenta um aspeto lustroso, enquanto por dentro ele é inteiramente opaco. O cetim de seda é um dos tecidos mais tradicionais para vestidos de noiva e e está disponível em grande variedade de estilos, como cetim duchese e boucol -que são encorpados-, e o cetim charmeuse, muito mais leve.

2. Guipur

Uma renda bordada e apaixonante que se obtém bordando um desenho num tecido de base muito fina. Quando completo, faz uma renda grossa na qual não existe fundo, pois os bordados sustêm-se pela ligação que mantêm entre si. (Escusado será dizer que é uma excelente opção para as noivas boho, não é?)

3. Veludo

Perfeito para um estilo de cerimónia formal e até para os vestidos de gala compridos das tuas damas de honor… o veludo traz uma elegância inigualável e intemporal ao teu look e, quando conjugado com os acessórios certos, torna-se inesquecível!

Cristiana & Fábio

4. Brocado

O brocado é um tecido encorpado e com alguma rigidez, porém, uma das opções mais elegantes! Embora não dançasse contigo ao sabor do vento como aqueles modelos mais femininos, ele é perfeito se queres um vestido de noiva curto e estruturado, bem ao estilo dos anos 50! Pode ter motivos que parecem bordados, mas que resultam dos alinhados do próprio padrão.

5. Moiré

Com efeitos de acabamento obtidos através do esmagamento a quente das fibras, o Moiré pode ser de lã e seda ou de apenas seda, conhecido também pelo nome “seda molhada”. É um tecido que proporciona um efeito visual brilhante e ondulado e, por não ser tão comum para casamentos, poderás brilhar a usar uma criação bem original!

6. Crepe

Trata-se de um tecido com algum corpo e que, por isso, apresenta relevo na superfície. Os vestidos de noiva simples em crepe podem ser de linho ou de algodão. Compostos por uma seda macia e uma textura rugosa, que lembra a gaze, ele é perfeito para silhuetas mais soltas e descontraídas!

Edivaldo & Sílvia

7. Renda

Como prosseguir sem o favorito das noivas? O clássico vestido de noiva com renda é o ex libris da noiva mais romântica e existem vários tipos da tua melhor aliada, que pode ser Chantilly, Schiffli, Guipir, Veneziano, etc.

8. Pele de seda

Também conhecido como “pele de pêssego”, é um tecido produzido a partir da seda, com um acabamento lustroso e medianamente pesado. 

9. Piqué

Um tecido atravessado por séries de pontos muito apertados, que tem um aspeto semelhante ao de uma colmeia. Por dar um ar mais clássico ao teu look, ele é ideal para vestidos firmes e com volume.

Pedro Agostinho Cruz

10. Seda Mikado

Trata-se de uma seda natural, grossa, bastante pesada e um dos materiais preferidos pelos estilistas de noivas. Perfeita para vestidos com volume, a seda mikado tem ainda uma outra grande vantagem: não ganha vincos!

11. Tafetá

É um material lustroso, feito de fios de seda retilíneos e muito suave ao toque. Apesar de bastante firme, ele pode engelhar-se facilmente e, por ser tão encorpado, quando se mexe faz um barulho característico, como que crepitando.

12. Damasco ou adamascado

Por possuir desenhos em jacquard, ele é semelhante ao brocado, apesar de ser um tecido mais leve. A diferença entre os dois é que, no adamascado, a padronagem é sempre da mesma cor do tecido e, no brocado, os motivos são coloridos.

Soft Box

No Inverno, os dias são mais curtos e as noites longas. As festas ao ar livre rapidamente se dirigem para o interior, onde o clima é mais agradável e vos permite dançar a noite inteira até ao momento do bolo de casamento. No Inverno, não só os serviços são mais acessíveis como terão mais disponibilidade de espaços e fornecedores para tornar o vosso dia único! Se escolheram trocar o anel de noivado pelas alianças nesta estação, saibam que a época mais fria também permite que sejam mais criativos com o guarda roupa, e que inovem nos cortes, nos modelos e nos tecidos que escolherem usar!

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a empresas próximas de si