15 Perguntas que deves fazer antes de escrever os votos
À procura de inspiração para escrever os votos de casamento? Uma boa maneira de começar é responder a algumas perguntas e esperar que as melhores palavras aflorem. Aqui te deixamos algumas sugestões!
A data do teu casamento está a aproximar-se a passos largos e, apesar de já teres enviado todos os convites de casamento, ainda existem tarefas cruciais por cumprir. Apesar de espelharem a razão que te levou a querer casar, as palavras dos votos de casamento não são fáceis de escrever, pois todas parecem menores do que o sentimento que vos une. Mas uma vez que tenhas vestido o teu vestido de noiva, pensa que vai ser muito bom poder dizer e ouvir os votos do teu noivo, pensados e escritos por vocês no momento da celebração em que troquem alianças de casamento.
O forte sentimento que vos une
No fundo, os votos de casamento não são mais do que o reflexo daquilo a que te comprometes com o teu marido daqui para a frente, ao mesmo tempo que explicas (ou tentas explicar) tudo o que te levou a querer casar. Agora, uma coisa é sonhar com aquele vestido de noiva Rosa Clará, ou imaginar uma decoração para as mesas, outra completamente diferente é redigir os teus votos...
Reflete nestas questões
Os votos são mais um dos compromissos de casamento, um texto que será lido apenas uma vez mas recordado para sempre. Por isso para te ajudar nesta tarefa, vamos fazer-te algumas perguntas que te podem servir como inspiração ou mote. Olha para o teu anel de compromisso e pensa bem:
1. Ele/Ela é o amor da minha vida porque…
2. Sinto que somos o par perfeito desde que…
3. Posso ser a/o melhor esposa/o porque…
4. Ele/a ensinou-me a ser…
5. Eu prometo…
6. Eu vou inspirá-lo/a a…
7. Eu consigo sempre animá-lo/a fazendo…
8. Vou encorajá-lo/a a…
9. Ele/a faz-me rir muito quando…
10. Eu amo-o/a mais do que…
11. Quando o/a conheci eu senti…
12. E quando me pediu em casamento senti que…
13. Eu soube que não podia viver sem ele/a quando…
14. Nós complementamo-nos porque…
15. Eu escolhi-o porque…
O que vos torna tão únicos...
Se preferires, podes acrescentar mais algumas questões antes de começares a responder. Começa por fazer uma retrospetiva da vossa relação... como se conheceram, os primeiros encontros, os primeiros passos como casal... a partir daí podes tirar já ideias para as prendas de casamento. Depois, podes juntar algumas informações mais pessoais e engraçadas, que vos distingam enquanto casal.
Por exemplo qual a primeira viagem que fizeram/planeiam fazer juntos, qual a vossa sobremesa favorita (que pode ser um bom princípio para escolher o sabor do vosso bolo de casamento original), um hábito ou rotina curiosa que algum dos dois tenha, as opções não terminam. Enquanto escreves, aproveita para ouvir a “vossa” banda sonora favorita, ou uma música que te faça recordar algum momento especial. Vais ver que se torna muito mais fácil escrever e fazer as ideias fluir.
Sentiste-te ainda mais apaixonada apenas ao ler estas questões e ao lembrares-te de tudo o que já viveram juntos? Desde que te ofereceu o anel de noivado até à altura de planear o vosso dia C, lembra-te que a vossa vida a dois está apenas a começar! Por isso aproveita os últimos momentos enquanto noivos e imagina o seu espanto quando te vir entrar na igreja com o teu fabuloso penteado de noiva!