4 razões para escrever os próprios votos matrimoniais
Um dos momentos mais emocionantes do casamento é, sem dúvida, quando os noivos trocam os seus votos matrimoniais. Se sentes que não tens jeito para as palavras, talvez este artigo te motive a pegar no papel e na caneta...
O dia em que trocam as alianças de casamento vai ficar para sempre na memória de todos. O lindíssimo vestido de noiva Rosa Clará que a noiva usou, a decoração da cerimónia, o DJ que animou a festa até ao nascer do sol e claro… os emocionantes discursos que dedicaram um ou outro! Se o grande dia se aproxima a passos largos e a tua veia poética ainda não deu sinais de vida, talvez este artigo te dê uma motivação extra! Faz uma pausa na organização das lembrancinhas de casamento e inspira-te com este 4 pontos:
1) O significado dos votos
Anel de noivado na mão, casamento prestes a celebrar-se e uma vida a dois no horizonte… De certeza que as emoções estão à flor da pele! Por isso, sentar-se a escrever os votos é, em grande medida, um exercício de contemplação. É a ocasião perfeita para relembrar como a vossa história começou e evoluiu, ultrapassando qualquer obstáculo. Os votos traduzem toda a força e dimensão do vosso amor, de uma forma que mais ninguém poderá descrever. O seu significado é tão profundo e especial que, se decidem fazê-los, devem comprometer-se a 100%.
2) Lembra-te dos motivos pelos quais te vais casar
Organizar um casamento não é fácil e pode desgastar imenso o casal. Fazer os convites de casamento, contratar os fornecedores, organizar a festa, encontrar os looks perfeitos… Com tantas tarefas, é fácil perder de vista os motivos que vos levaram a dar este passo. Dedicar um momento aos votos pode ajudar cada membro do casal a recordar os motivos pelos quais se querem casar. É uma excelente oportunidade para relembrar o que realmente importa: o sentimento que vos une e define. Por isso, e sobretudo se o stress se começa a instaurar, dediquem algumas horas aos votos e reflitam sobre o significado do casamento. De certeza que se vão sentir mais calmos e inspirados!
3) A celebração do VOSSO amor
Quando começaram a discutir ideias para os convites de casamento e a lista de convidados, de certeza que imaginaram a alegria dos vossos entes queridos ao receber a boa nova. E já imaginaram a emoção que vão sentir ao ouvir os vossos votos? Não é à toa que os convidados costumam levar lenços para os casamentos… Por isso lembrem-se: toda a gente quer celebrar a VOSSA história. Por muito bonitos que possam ser os discursos já feitos, questionem-se: será que esses votos realmente refletem a identidade e singularidade do vosso amor?
4) Não és bom/boa com as palavras? Não faz mal!
O importante é o que tens no coração, não a habilidade da tua veia poética. Se não te consideras prático/a com as palavras, não te preocupes. Ninguém vai analisar a tua gramática ou estudar as metáforas do teu discurso… O que todos querem ouvir (sobretudo a tua cara-metade), é uma mensagem sincera, romântica e íntima. Um dia, quando estiverem a trocar as alianças de bodas de prata, vão adorar recordar as palavras inundadas de carinho e transparência que dedicaram um ao outro.
Em conclusão, os votos são uma mistura de gratidão, devoção e carinho. No momento em que o anel de compromisso dá lugar à aliança de casamento, o casal confirma o meu amor, força e dedicação perante todos os convidados. Por isso, não deixem de dedicar alguns momentos à redação dos votos. A vossa cara-metade vai ficar maravilhada. Afinal, não há melhor prenda de casamento do que umas palavras sinceras e repletas de emoção, escritas na primeira pessoa.