Ir para o conteúdo principal
Casamentos

5 coisas que deves fazer 1 ano antes do casamento

Muitos casais começam a preparar o seu casamento com cerca de um ano de antecedência. Se é o vosso caso e estão um pouco perdidos, damos-vos uma lista de cinco coisas por onde podem começar para se organizarem melhor.

Feliz Acaso Fotografia

A organização de um casamento é mais difícil do que se imagina num primeiro momento. Vocês querem que tudo seja perfeito e, de repente, dão-se conta que têm muito trabalho pela frente. Estabelecer algumas prioridades é uma excelente forma de começar a organizar o vosso tempo. Para começar, cerca de um ano antes do grande dia existem algumas coisas a fazer.

1. Definir a lista de convidados

É natural que, numa primeira fase, queiram convidar para o vosso casamento toda a gente que conhecem. No entanto existem condicionalismos, quer em termos de locais, quer no que respeita ao orçamento. Reservem algum tempo logo no início para decidirem quem convidar tendo em conta quanto podem gastar, o tipo de casamento que querem ter e o local que gostariam de reservar para a festa.

2. Começar a procurar o vestido de noiva

Existem tantos modelos e estilos que convém ter muito tempo para comprar o vestido. E mais, depois de escolhido há que fazer todos os ajustes e provas para que fique perfeito. Por outro lado, pensa que terás de escolher os restantes acessórios tendo por base o vestido que vais levar.

3. Escolher o fotógrafo

Pode parecer que um ano é muita antecedência, mas o fotógrafo é alguém que convém que vos conheça minimamente bem para captar o melhor de vocês. Também é bom que criem alguma empatia, por isso o melhor é conhecer vários, ver os seus portfolios e decidir qual tem o estilo que melhor se adapta ao vosso.

4. Escolher o DJ/Banda

Antes de mais nada, querem DJ, banda ou ambos? E para que momentos? Cada uma destas alternativas tem vantagens que é bom descobrir e saber o que vai mais de encontro ao que querem que seja a vossa festa. Por exemplo, o DJ acaba por ter um reportório mais alargado, mas a banda interage mais e cria um ambiente mais íntimo. Talvez para diferentes momentos seja bom considerar diferentes tipos de animação.

5. Escolher os padrinhos e as madrinhas

Já sabem quem vão convidar, agora falta decidir quem serão os vossos convidados especiais. Se querem ter vários e fazer um casamento religioso, é melhor informarem-se na paróquia quantos padrinhos e madrinhas são permitidos. Normalmente os casais escolhem um casal por noivo, mas nada obriga a que seja exatamente assim. De qualquer forma, os padrinhos devem ser avisados com antecedência para que se possam preparar.