5 coisas que deves saber antes de enviar os convites de casamento
Vais entregar os teus convites de casamento pessoalmente, ou por correio? Que informação vais colocar dentro de cada um? Segue os seguintes passos, e garantimos-te que os teus convites vão chegar em perfeito estado!
Já tens o teu anel de noivado, a data marcada, e sabes onde se vai realizar a cerimónia? Então chegou a altura de pensares nos convites de casamento! Há alguns aspetos que deves ter em conta para que os teus convidados recebam informação completa e detalhada sobre o programa do teu dia C. Mas existem também alguns truques e ideias originais que podes por em prática e com os quais podes dar um toque de elegância aos teus convites. Existem sempre estas três opções: escolherem um modelo/design pré-feito e simplesmente adaptá-lo com a informação do dia e local, a opção DIY, ou seja, seres tu própria a executá-lo, ou ainda um convite de casamento personalizado, feito por um designer gráfico
Por isso tem em conta os nossos conselhos e sugestões. Não te esqueças que um convite bem executado diz muito sobre os noivos que o enviaram e o estilo de casamento. Por isso não te esqueças de ter em atenção estas dicas.
1. Entrega
Se vives relativamente perto dos convidados aconselhamos-te a fazer os convites de casamento e entregá-los pessoalmente. O facto de teres dedicado o teu tempo a ir ao seu encontro vai fazer com que se sintam mais especiais e a sua presença mais desejada na cerimónia. Se por outro lado não tens tempo nem disponibilidade, ou por acaso vives fora do país, enviar os convites por correio não deixa de ser a opção mais prática e rápida. Hoje são cada vez mais as noivas que optam por enviar os seus convites
2. Usa dois envelopes
Enviar o convite dentro de 2 envelopes vai permitir que cada convidado o receba dentro de um impecável, já que o envelope exterior acaba por se deteriorar nas viagens. Podes colocar o envelope mais bonito no interior, de uma cor ou material diferente. Além disso, o envelope exterior vai conter toda a informação necessária para que a carta chegue ao seu destino, enquanto o interior pode ter unicamente o nome dos convidados, incluindo dos filhos e crianças pequenas (se as tiverem), informação essa que não consta no exterior.
3. A ordem mais adequada
Todos os textos para convites de casamento devem ser impressos seguindo o mesmo método e em papéis do mesmo tipo, sobretudo se pretendes um convite de casamento simples. Por outro lado, se optas pelo envelope duplo, tem em conta que o interior – que não deve fechar-se – deve manter-ser com o nome em cima e para evitar que a tinta escorra, há também a opção de o envolver numa folha de papel vegetal. Por dentro estará, claro, o convite, e por cima dele, por ordem de tamanho – com o mais pequeno no início – podes colocar os restantes elementos que desejes: mapas de como chegar ao local da cerimónia, cartão onde os convidados devem dar a confirmação... esta última pode também levar o seu próprio envelope, no qual deves imprimir a vossa morada.
4. Transporte, envio e manuseamento
Leva um envelope com todos os convites até aos correios e pergunta em quanto te vai ficar o envio. Investiga também o valor do selo, que deves incluir no envelope de resposta. Nos correios podem oferecer-te selos com diferentes desenhos, pelo que deves pedir que te mostrem os que têm disponíveis e escolher aquele que combina melhor com o estilo do convite e da boda. E se preferes uma opção com mais caráter, informa-te pois alguns Correios também te permitem desenhar selos personalizados.
5. Elementos do convite
Assim como o teu look de noiva é composto pelo vestido, penteado, bouquet e alianças de casamento, também os teus convites têm de conter certos elementos. Independentemente do estilo que tenha o vosso casamento, não te deves esquecer do seguinte:
Envelope exterior: Deve ser dirigido aos membros de um casal, numa só linha, com a morada por debaixo. Os filhos, quando já têm mais de 13 anos, também podem receber o seu próprio convite.
Envelope interior: Deve ter os nomes dos destinatários na parte da frente. Irá aberto dentro do envelope exterior.
Convite: Vai dentro do envelope interior, com a parte impressa visível, para que seja a primeira coisa que os convidados vêem.
Mapas e indicações: Esta informação pode incluir-se no próprio convite ou mesmo num cartão independente. Podes também enviá-la mais tarde, depois do convidado confirmar a sua presença.
Cartão de resposta com o nome do convidado: Se optas por incluir esta parte, lembra-te que deve vir acompanhada de um envelope já pago com a vossa morada impressa. Uma alternativa simples são os cartões postal.
E, por último, frases para convite de casamento: este passo não é obrigatório, mas certamente não o vais passar se és uma noiva moderna e original, que adora surpreender os convidados. Se seguires todos estes passos, tanto os convites como os envelopes que os contêm vão chegar impecáveis ao seu destino.
Prepara o teu penteado de noiva e todos os pequenos detalhes com o mesmo rigor e dedicação, e de certeza que o teu casamento vai ser esplêndido. Se os convidados ficarem surpreendidos com a notícia, ajuda-os a escolher os fatos e vestidos de cerimónia, e não te esqueças de todas as ideias originais para casamento!