5 segredos para acertar na coroa de flores
Leve, boho e muito feminina... a coroa de flores é a melhor aliada de um casamento descontraído e a que melhor segura o teu penteado preferido! Se ainda tens dúvidas quanto à escolha, não percas as nossas dicas!
Agora que tens um anel de noivado no dedo, de certeza que já sabes: os casamentos frescos e eco-friendly, que se celebram no seio da natureza, pedem um vestido de noiva leve e solto e acessórios de inspiração boho. Nesta linha, as coroas de flores são quase obrigatórias para adornar o penteado de noiva e dar um toque de descontração ao look nupcial. Se gostavas de usar um acessório deste estilo, hoje vamos ajudar-te a encontrar a coroa ideal para o teu visual. Afinal, são vários os pormenores que deves ter em conta para acertar na composição perfeita... ora comprova!
1. Escolher bem o penteado
Antes de pensar neste acessório, é importantíssimo que definas o penteado que queres usar. O cabelo é a estrutura que serve de base e apoio para a coroa de flores e, por isso, é recomendável que optes por algo relativamente simples, mas suficientemente "seguro". Os penteados semi presos ou com tranças são excelentes opções, sobretudo se tens o cabelo fino, já que proporcionam um pouco mais de atrito. No entanto, se queres soltar todo o teu cabelo para este dia, nada é impossível! Basta que uses os produtos certos para que o look se mantenha sempre intacto. Finalmente, se não quiseres renunciar à elegância do coque, o mais recomendável é que optes por uma versão baixa e até algo messy para conjugar com a coroa.
2. Decidir o tamanho
As coroas grandes e com muito volume combinam com cabelos compridos e com penteados com caracóis volumosos. Caso tenhas o cabelo fino - ou caso prefiras um penteado mais delicado, como um coque ou rabo de cavalo ligeiramente desprendido - as coroas mais indicadas são as finas, com flores discretas. Nesta linha, as coroas de paniculada estão a ganhar cada vez mais adeptas, dado que se adaptam perfeitamente aos penteados mais simples.
3. Encontrar as flores ideais
As flores da época serão sempre um must, tanto na decoração dos espaços como nos penteados com tranças. Afinal, quando se fala num acessório tão icónico como a coroa de flores, a matéria prima deve ser fresca e muito resistente, de modo a conseguir manter-se impecável durante todo o dia. Caso prefiras jogar pelo seguro, podes também optar por usar flores artificiais - de feltro, origami, tecido, etc - de forma a garantir que não terás nenhuma flor murcha no decorrer do evento.
4. Acertar na paleta de cores
Os convites de casamento personalizados, os envelopes, a decoração das mesas e da cerimónia obedecem a uma paleta de cores, não é? Então a tua coroa também deve seguir este preceito. O ideal é que as flores eleitas encaixem de forma harmoniosa no teu look, sem destoar do tom geral. Não é necessário que sejam exatamente as mesmas do bouquet - nem que tenham as mesmas cores que escolheram para a decoração do enlace – mas é importante que exista um equilíbrio cromático. Trata-se, em ultima instancia, de uma questão de bom senso: se optaste por um bouquet de rosas vermelhas, o último que deves fazer é usar uma coroa de margaridas amarelas.
3. Flores, folhagem, véus...
Se as flores naturais são sempre as prediletas para este tipo de acessório, elas podem incluir pequenas bagas e folhagem para tornar a coroa ainda mais volumosa. De facto, e seguindo a tendência minimalista que se instaurou nos últimos tempos, as coroas compostas unicamente por folhagem são o ultimo grito da moda. Se optaste por um penteado simples, com o cabelo solto, esta pode ser uma opção a considerar. No entanto, se és das que prefere um visual mais clássico, podes optar por uma coroa de flores romântica que tenha o véu atado. Para além de flores naturais, podes ainda acrescentar algumas joias à composição, de forma a dar um plus de brilho ao teu visual.
As tendências mais festivaleiras inspiraram desde sempre a moda e, no que toca ao universo nupcial, não foram apenas os vestidos de cerimónia que se tornaram mais longos, soltos e leves. Também os acessórios sofreram influência desse universo boémio e, prova disso são as coroas de flores, inspiradas no estilo dos anos 60. Se adoras a elegância e feminilidade que respira este acessório e já enviaste os convites de casamento, conta-nos como o vais conjugar no teu look!