Ir para o conteúdo principal
Casamentos

5 destinos para uma escapadinha na costa portuguesa

A costa portuguesa é extensa e está recheada de destinos fabulosos para uma escapadinha a dois. Das pequenas aldeias da costa alentejana aos coloridos moliceiros de Aveiro, são muitos os locais e atrações a explorar. Conheçam as nossas propostas!

Ainda não tem a lua de mel? 🛫
Peça informação e preços às agências de viagem mais perto de si

Preparar o dia do casamento envolve muitas decisões e muito tempo em pesquisas para que, no final, o grande evento seja perfeito e decorra como os noivos o idealizaram. Há que escolher os convites de casamento  de acordo com o tema da boda, encontrar umas lembrancinhas de casamento criativas e ainda um bolo de casamento delicioso. Uma vez terminada esta etapa, não há nada como fazer uma escapadinha relaxante para recuperar energias e preparar-se mentalmente para o grande dia! Portugal está repleto de destinos fabulosos, pelo que é sempre boa (re)descobrir o que a costa tem para oferecer! Inspirem-se nas nossas propostas: 

1. A Veneza portuguesa

Ah, a Ria de Aveiro e os seus canais...! O colorido dos moliceiros (barcos típicos da região) confere uma magia especial à cidade. Tradicionalmente usados na apanha das algas, estes barcos oferecem hoje em dia passeios deslumbrantes que permitem contemplar a cidade e a fauna e a flora que habitam a Ria. Visitem a encantadora Sé, onde se destaca o seu proeminente campanário. Conheçam o Museu de Aveiro, cujas instalações ficam num antigo convento.

Logo, é imprescindível passar pela Costa Nova, zona caracterizada pelas típicas casas pintadas com riscas verticais e horizontais, construídas pelos pescadores para guardarem os instrumentos, que dão um toque de glamour único ao local. Não deixem a cidade sem fazer um passeio pelas margens da ria e, obviamente, sem se deliciarem com uma barrica de ovos moles, o doce tradicional da região, ou com uma tripa à moda de Aveiro!

MRFotografia

2. Nazaré, tradições e natureza

Típica vila piscatória muito conhecida em Portugal e, atualmente, reconhecida no mundo pelo “Canhão da Nazaré”, local onde se formam as maiores ondas do mundo e que atrai muitos amantes do surf. Este é um local que encanta os visitantes pela imensa vegetação que o rodeia, pelos seus habitantes afáveis e simpáticos, pela luz extraordinária que a ilumina, pelas histórias das suas muitas tradições que, muitas vezes, inspiraram artistas de todas as áreas. Ponto de visita obrigatório é o Sítio. Localizado no alto do promontório, o ex-libris da vila, ao qual se chega numa deliciosa viagem de funicular que vos irá oferecendo aos poucos uma vista única sobre toda a costa marítima local.

Do Miradouro do Suberco, avista-se uma paisagem aérea deslumbrante sobre uma das mais belas praias do país. É aí que se encontram os simpáticos vendedores de aperitivos e peixe seco salgado, uma das especialidades da Nazaré, e ainda diversas lojas de artesanato com o que de melhor se encontra na região. As tradicionais nazarenas, passeiam-se e trabalham junto à Praia dos Pescadores, enquanto exibem os seus fatos típicos compostos por sete saias.

Miguel Matos Fotografia

3. Setúbal e a Serra da Arrábida

Inserida na denominada Costa Azul, trata-se de uma importante zona portuária e de comércio. O centro histórico convida a longos passeios que permitem conhecer a cidade e a sua evolução ao longo dos tempos. A avenida principal, Luísa Todi de seu nome, possui um jardim cujo verde e colorido das flores conferem à zona central uma paisagem alegre e afável. A cidade é a foz do Rio Sado, onde é pescado o mais fresco peixe e marisco, típicos da gastronomia local.

A pesca é ainda uma das suas atividades principais e é cada vez mais procurada pelos seus visitantes como atividade lúdica. A Serra da Arrábida envolve esta localidade e um passeio até ao seu topo, permite alcançar com o olhar uma extensão de mar e vegetação infinitas e de uma beleza sem igual. Não deixem de atravessar o rio até à Península de Tróia, não só pelo magnífico passeio, que, por vezes, premeia os visitantes com os mergulhos de golfinhos; como pelas deslumbrantes praias que encontrarão e onde poderão desfrutar de momentos relaxantes na companhia de um delicioso cocktail

João Makes Photos

4. Porto Covo

Para os casais que adoram uma boa combinação de campo e praia, o litoral alentejano é o destino perfeito! Porto Covo, localizado a 20 minutos de Sines, é uma das localidades mais fascinantes desta região, sobretudo para aqueles que procuram passar uns dias descontraídos à beira-mar. Deambulem pelas lindas ruas da cidade e não deixem de percorrer a orla marinha, onde poderão desfrutar de algumas das praias mais bonitas da costa.

Destacamos uma visita à praia da Ilha do Pessegueiro e à praia do Salto, que é uma das poucas praias naturistas de Portugal. Quanto à gastronomia, já sabem o que não podem perder: peixe grelhado, feijoada, açorda de marisco, polvo à lagareiro e ameijoas! Se visitarem Porto Covo na altura da Páscoa, aproveitem também para participar na tradicional Ouriçada da região, que costuma contar com animação musical e stands de artesanato. Em suma, o destino perfeito para esquecer a azáfama do envio dos convites de casamento personalizados!

5. Sagres, a natureza em estado puro

Situada na ponta mais a sudoeste da Europa continental, foi o ponto de partida do exploradores portugueses no século XV, em direção a novos mundos e ainda hoje mantém toda a sua beleza natural. O Cabo de São Vicente tem o pôr-do-sol mais bonito do mundo. Aconselhamo-vos a chegarem uma hora antes, marcarem o vosso lugar e aguardarem pacientemente enquanto apreciam a companhia um do outro e sonham com o momento da troca de alianças de casamento.

O espetáculo natural vai deixar-vos deslumbrados. Diariamente, ao final da tarde, há uma azáfama típica que coincide com a chegada dos pescadores da faina, o que permite aos visitantes participarem ativamente na vida local. A paisagem é marcada por bonitas falésias e extensos areais que vos oferecerão verdadeiros momentos românticos a dois.

Apesar de o mar ser frio, existem praias únicas e praticamente desertas onde os azuis do mar contrastam com a paisagem circundante. Várias empresas da zona proporcionam passeios de barco ao longo da costa, que vos levarão a grutas escondidas e praias secretas; estas descobertas devem ser sempre acompanhadas por guias locais. A gastronomia da zona é maioritariamente à base de peixe e marisco cozinhado das mais diversas formas. 

A costa portuguesa é fértil em locais únicos, deslumbrantes e mágicos. Todos despertam os sentidos e permitem verdadeiros momentos de relaxamento e descontração. Na companhia um do outro, é tudo o que precisarão antes de a noiva revelar o seu penteado semi preso ao noivo ou de conhecerem os vestidos de cerimónia que as vossas mães escolheram para celebrar o vosso dia.

Ainda não tem a lua de mel? 🛫
Peça informação e preços às agências de viagem mais perto de si