Decoração numa cerimónia civil íntima: As 5 ideias que precisavas para um casamento de sonho
Autênticos e cheios de personalidade, os casamentos mais intimistas proporcionam ambientes únicos aos noivos e convidados. Como conseguir uma decoração surpreendentes e cheia de detalhes? Deixamos cinco sugestões!
Antes de organizar o casamento, há algo que devem ter bastante claro: que tipo de casamento querem ter? A perceção de um casamento pequeno varia de casal para casal, sendo que o limite para um mini wedding são cerca de 70 convidados. A pensar em celebrar um casamento assim? Há imensas possibilidades para tornarem o vosso dia único e cheio de personalidade, deixamos cinco principais:
- 1. Uma cerimónia única e cheia de encanto
- 2. No espaço exterior do copo-de-água
- 3. Ambientes únicos, personalizados e com muita animação
- 4. Como distribuir as mesas do copo de água
- 5. Iluminação e detalhes: a chave do sucesso
1. Uma cerimónia única e cheia de encanto
Celebrada ao ar livre ou num espaço interior, pelo civil ou pela igreja, uma cerimónia de um casamento íntimo é sempre especial e tem uma vantagem: pode ser personalizada ao máximo. Com menos convidados, irão ter mais margem no orçamento para apostar em detalhes decorativos diferentes ou até numa decoração floral distinta.
Os missais também podem ter uma mensagem personalizada, podem ainda incluir algum detalhe para os convidados logo à chegada - como óculos de sol ou leques caso troquem as vossas alianças de casamento ao ar livre.
Quanto ao corredor ou caminho até ao altar, pensem em personalizá-lo de acordo com o estilo do vosso casamento: com gaiolas num estilo mais vintage, caixas de vidro metalizadas com verdura dentro para quem adora o estilo industrial chic ou com uma passadeira que contenha uma mensagem personalizada. Também podem pensar num coro alternativo ou mesmo numa banda que possa tocar alguns covers, no caso de casarem pelo civil.
2. No espaço exterior do copo-de-água
Num casamento com menos pessoas, é tão importante a decoração como a escolha do local para a celebração. Se casam nos meses de inverno, talvez o copo-de-água seja no interior do espaço, mas podem torná-lo único e acolhedor também no exterior. Um bar com letras XL iluminadas, luzinhas no jardim, uma pão de forma em estilo street food com doces, snacks e salgados e ainda aquecedores e mantas nos espaços lounge, para que os convidados possam fumar, relaxar e até tirar a máscara por momentos e por estarem ao ar livre.
No verão, tudo fica mais fácil e podem até realizar todo o copo-de-água no jardim da quinta, num ambiente mais rústico ou requintado, dependendo do estilo do vosso casamento.
3. Ambientes únicos, personalizados e com muita animação
E assim chegamos à decoração no espaço interior do copo-de-água, que devem ser adequadas ao tipo de ambiente que escolheram, mas proporcionar também todo o conforto e descontração aos convidados. Optem por um estilo minimalista, mas que marque pela diferença e onde todos se sintam como em casa. A iluminação não pode faltar, assim como uma boa banda de música ao vivo ou uma boa playlist de música ambiente. Quanto aos detalhes, tudo depende do estilo do vosso dia.
Consultem aqui a música para o vosso casamento!
Desde baús, bicicletas vintage, gavetas velhas, poltronas confortáveis, plantas, gaiolas de metal, não há limites para surpreender. O photocall também deve marcar presença, mas tenham em conta os ajuntamentos na zona. Deixem ainda uma mensagem personalizada em cada lugar dos convidados…um casamento intimista merece este mimo especial, que fará com que todos se sintam incluídos e acarinhados.
4. Como distribuir as mesas do copo-de-água
Quando o número de convidados é pequeno, o ideal é optar por grandes mesas retangulares para que todos os convidados se vejam e possam conviver. No entanto, também podem escolher ter mesas redondas, caso queiram um enlace mais clássico e elegante. Estas duas opções são perfeitas para manter a distância de segurança, sem tornar o ambiente demasiado frio ou distante. Tudo depende de como é o espaço de celebração e do resultado que se deseja obter.
5. Iluminação e detalhes: a chave do sucesso
Uma das grandes vantagens de um casamento íntimo é a possibilidade que têm de dar atenção a todos os convidados. Além disso, de certeza que terão um orçamento maior para a decoração, algo que pode fazer toda a diferença no ambiente. Velas e luzes cálidas não podem faltam, principalmente quando a noite chegar.
Adaptem-se à estação: mantas e detalhes mais de inverno para casamentos desta estação, luzes e cor para os casamentos celebrados ao ar livre durante o verão. Do centro de mesa ao seating plan, tudo poderá ser personalizado de acordo com o vosso estilo ou temática do casamento! Aproveitem toda a personalização que poderão conseguir no vosso dia e desfrutem de cada momento com todos os convidados!