Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Despedida de solteira: as respostas às questões mais embaraçosas

A despedida de solteira é um dos pontos altos dos preparativos. Um dia único para passares com as tuas amigas, que também terá momentos mais embaraçosos. Descobre como lidar e responder às perguntas mais íntimas.

Ruben Costa

Agora que o dia de finalmente vestires o teu vestido de noiva está a chegar, é o momento de viveres a tua despedida de solteira. Neste dia, que pode ter apenas amigas, família ou amigos, cada noiva decide como quer viver este momento tão especial dos preparativos. Há quem opte por celebrá-la da forma mais tradicional, ou com o noivo, há que decida organizar tudo e quem se deixe surpreender do inicio ao fim. Ainda assim, e em todas elas, existem momentos mais embaraçosos ou perguntas mais íntimas que irás sempre que ter de responder. Com o anel de noivado a brilhar mais do que nunca, e depois de enviados os convites de casamento às tuas melhores amigas, prepara-te para uma despedida de solteira inesquecível, seja em que moldes for. O que precisas? Boa disposição, descontração e estares preparada para tudo. Dizemos-te como sobreviver aos momentos mais caricatos, sempre com calma e muito humor.

Estudiodellas Fine Art Studio

1. Party louca... ou não tanto?

Querida noiva, cabe-te a ti decidires o que realmente queres viver na tua despedida de solteira. Há muitas formas de viver este dia intensamente, seja num jantar, numa escapada ou mesmo numa discoteca, como nos velhos tempos. Tal como em todos os elementos do teu look – o vestido, o penteado apanhado, os acessórios ou mesmo o ramo – na tua despedida és tu que mandas a 100%, pelo que não te sintas coibida na hora de admitir que preferes um brunch descontraído ou uma noitada num bar de strip!

2. E aquela pessoa com que não simpatizas muito...?

Se existe alguém que, mesmo indo ao casamento, não queres que esteja presente na despedida, deves ser sincera e abrir o jogo com quem a está a organizar. Podes querer apenas ter as amigas mais chegadas, sem familiares ou namoradas de amigos, e tens todo o direito de o dizer. Tenta ser franca e objetiva, explicando os teus motivos com honestidade. Afinal, o objetivo é que te sintas totalmente à vontade neste evento, com pessoas que adoras e com as quais podes falar de tudo, seja pormenores íntimos ou coisas banais, como ideias de bolos de casamento originais ou de decoração. Se assim o entenderes, só fará parte da tua despedida quem realmente faz sentido. E não sintas qualquer tipo de remorso pelas tuas escolhas.

Paulo Roque Wedding Photography

3. Convidar a mãe e a sogra?

É certo que a tua mãe é a pessoa mais especial do mundo para ti, e que, provavelmente, a tua sogra é muito querida e presente. Mas há momentos para tudo e, se não queres que elas estejam presentes na tua despedida, tens todo o direito de o dizer. Apenas deves explicar calmamente que irás ter uma despedida de solteira com as amigas, e que esse será um momento só vosso. Caso queiras, podes mais tarde organizar uma despedida mais familiar e dizer-lhes que terás várias despedidas com diferentes grupos, para que não se sintam totalmente excluídas. Por outro lado, também podes aproveitar para convidá-las para outros momentos importantes, como as provas do vestido de noiva com renda ou do penteado. 

Elisabete Covelinhas Photography

4. Quando não te sentes confortável na tua despedida

Ainda que uma despedida seja totalmente feita a pensar na sua noiva, há momentos em que podes sentir-te incómoda. Sobretudo se esta for totalmente organizada pelas tuas amigas, é importante que elas saibam que a despedida é para ti, e que tentem ao máximo adaptar-se ao teu estilo. Podes falar abertamente com que a está a organizar, explicando-lhe o que queres, mas principalmente o que não queres mesmo viver nesse dia. Se quiseres que haja tempo para verem ideias para lembrancinhas de casamento ou outros detalhes que te fazem duvidar, não deixes de mostrar que queres ter essa abertura, por exemplo. E, se por alguma razão, não te sentires confortável em algum momento, não deixes de o dizer. Sempre calmamente e de forma ponderada, já que tudo foi organizado com a melhor das intenções, mas não deixes de o dizer. Isto porque a despedida é tua e deves aproveitá-la ao máximo, da melhor forma possível.

5. A tua despedida deve ser no mesmo dia da do noivo?

Uma vez mais, tudo depende de vocês! Pode ser no mesmo dia, ou em datas diferentes. Se tiverem muitos casais amigos em comum, pode ser divertido celebrarem a despedida por separado, no mesmo dia. Podem ir para sítios diferentes e encontrarem-se no final, o que não deixa de ser agradável. Por outro lado, no dia seguinte estarão os dois mais ou menos no mesmo estado, e não haverá pressão de fazerem nenhuma atividade juntos - nem mesmo de tratarem dos últimos convites de casamento personalizados. No entanto, a despedida não tem porque ser no mesmo dia, sobretudo se verificam que é muito difícil reunir ambos os grupos no mesmo dia. 

Rita Santana Photography

Para tudo existem questões mais complicadas, mas que podem resolver-se perfeitamente com calma, respeito e sinceridade. Tem sempre presente de que este é o teu momento e que deve ser feito tal como imaginas. Não tenhas medo de dizer algo quando sentes que o deves fazer, porque não viverás outro dia assim. O mesmo para a escolha de cada detalhe do vosso dia, desde os vestidos de cerimónia das tuas damas ao vosso bolo de casamento. Tudo deverá ser feito e pensado à vossa imagem, porque só assim fará sentido.