Ir para o conteúdo principal
Casamentos

5 sins e 5 nãos para a tua lista de convidados

Escolher os convidados que vão estar presentes na lista de casamento é uma das tarefas mais extenuantes da preparação do mesmo, especialmente a nível emocional. Vamos ajudar-te com algumas dicas simples sobre o que deves ou não fazer. Toma nota!

Ainda sem os convites de casamento? 💌
Peça informação e preços de Convites a empresas próximas de si

Era uma vez... Fotografia & Design

A lista de convidados vai permitir-te partir para a preparação do casamento de uma forma muito mais consciente. Sabendo quantas pessoas queres convidar podes escolher o local do casamento mais apropriado, saber se necessitas de um autocarro, e até que estilo de casamento podes preparar.

Faz então a lista definitiva de pessoas que queres que estejam presentes nesse dia tão feliz da tua vida e, depois, concebe um texto para o convite de casamento que expresse tudo o que sentes ao querer partilhar com elas este momento. Depois já poderás escolher o melhor modelo de convite que, de preferência, deverá combinar com outros elementos da decoração tais como o menu, o placard de convidados, o bolo de casamento, o missal, e outros que aches convenientes.

Quando começares a planear a lista de convidados, é provável que sintas que as coisas saem do teu controlo e que a lista não acaba de se corrigir. Para não te sentires à beira de um ataque de nervos, segue os nossos conselhos! Muito em breve já poderás começar a sonhar com o teu vestido de noiva ideal...!

Era uma vez... Fotografia & Design

Os cinco sins!

1. Sim! A debater tudo entre os dois. Não façam alterações à lista sem falarem um com outro. É muito mais fácil debater antes do que explicar depois o porquê da alteração, mais o motivo pelo qual não se teve em consideração a opinião do outro. Realmente, esta máxima aplica-se a tudo: vocês têm de tomar todas as decisões em conjunto, seja sobre a lista ou sobre a escolha do topo do bolo de casamento

2. Sim! A aceitar mudanças e alterações de última hora. Não se trata de estar constantemente a mudar a lista, mas sim aceitar que pode haver alterações e estar preparada para elas. Não desesperes cada vez que um dos convidados te ligue! É essencial saber exatamente quem vai, para poder calcular as prendas de casamento, o catering, as cadeiras, etc...

3. Sim! A fazer uma lista com o coração. Pensa bem quem são as pessoas imprescindíveis no teu casamento. Podem ser familiares e amigos próximos, os que sempre estiveram presentes na relação ou até aqueles que, apesar das distâncias, são os que queres ter contigo no dia C! 

4. Sim! A eliminar da lista quem quiserem. Da mesma forma, os noivos devem sentir-se à vontade para convidar apenas quem querem e não se sentirem obrigados a convidar certas pessoas apenas para ficar bem.

5. Sim! A ter em conta o vosso orçamento. É um ponto fundamental. A ideia é ter uma festa fantástica mas não é necessário endividarem-se em demasia. E não conta apenas o número de convidados, como também o estilo do casamento. Ou seja, com o mesmo orçamento, consoante o estilo poderão convidar mais ou menos pessoas. Por isso, talvez um bolo de casamento simples possa compensar por mais dois ou três convidados... 

Cátia Gama

Os cinco nãos!

1. Não! Às discussões. Tentem sempre chegar a um consenso e evitar discutir por causa da lista. É certo que terão divergências, mas tentem que estas se mantenham o mais controladas possível. Afinal, estao prestes a trocar as vossas alianças de casamento... Agora não é o momento para discutir. 

2. Não! A envolver terceiros nesta tarefa. Se já é difícil chegar a um consenso a dois, imagina a três ou mais! E o verdadeiramente importante é quem os noivos querem no seu casamento, não terceiros. Evitem envolver demasiadas pessoas.

3. Não! A deixar tudo para a última da hora. A lista de convidados é uma das primeiras tarefas que devem ser realizadas, pelos motivos que já explicámos. Assim, tenta tê-la completa o mais cedo possível para prosseguir com toda a planificação do casamento.

4. Não! A adicionar convidados por inércia. É fácil que se deixem levar pelo entusiasmo e pela alegria de quererem partilhar o vosso dia com muita gente, mas convidados a mais também geram mais dispersão e gastos. Pensem em quem realmente não pode faltar e depois juntem os outros. Podem ter sempre uma lista de pessoas que vão convidando no caso de alguém desistir.

5. Não! A não ter controle na lista de confirmações. Não deixem de usar o gestor de convidados de casamentos.pt. Depois, planificar o salão será muito mais fácil!

Preparada para começar a convidar os familiares e amigos mais queridos? Fala-nos da tua experiência e expetativas! Já sabes que tipo de convites de casamento personalizado queres enviar? Já tens ideias para umas lembracinhas de casamento inesquecíveis? 

Ainda sem os convites de casamento? 💌
Peça informação e preços de Convites a empresas próximas de si