Bolo de casamento: as 5 tradições que deves conhecer
Um dos momentos altos da festa é quando os noivos cortam o bolo, mas esta é apenas uma das 5 tradições do bolo de casamento que vale a pena ver. Não percam este artigo e descubram os costumes mais engraçados e divertidos!
Quando falamos de um casamento pensamos, imediatamente, no vestido de noiva que vamos ver subir ao altar, na chegada ao local do copo de água e, claro, no bolo de casamento que os noivos escolheram para terminar o dia. A verdade é que o momento do corte do bolo é um dos mais esperados pelos convidados! As cores, a decoração, a iluminação e, claro, o sabor são elementos muito emocionantes tanto para os convidados, como para os noivos que dedicaram grande parte do seu tempo a escolher cada detalhe.
Por isso, quer sejam noivos ansiosos pelo vosso dia C ou convidadas que ainda procuram o vestido de cerimónia ideal, este artigo é para vocês! Vamos falar-vos dos rituais mais tradicionais relacionados com o bolo de noiva!
1. O corte do bolo
Esse momento pelo qual todos esperámos! É óbvio que o bolo tem de ser cortado para se servir a todos os convidados, mas a tradição de cortar o bolo de casamento é a primeira que os noivos desempenham juntos após terem as alianças de casamento, sendo por isso, um dos momentos mais simbólicos da festa!
Antigamente, era comum a noiva cortar o bolo sozinha – daí se chamar “bolo da noiva” – no entanto, como começaram a ficar cada vez maiores e mais difíceis de serem cortados apenas por uma pessoa, passaram a ser os dois noivos a desempenhar esta tarefa, num ato de cumplicidade, amor e entreajuda. Geralmente, o corte do bolo é também o último grande evento da noite, dando a hipótese aos convidados que queiram, de se ausentarem sem que seja indelicado.
2. Noivos darem bolo um ao outro
A cobertura branca imaculada era um símbolo de estatuto e riqueza na antiga sociedade Vitoriana, daí ser muito comum ver ainda bolos de casamento simples com esta tradicional cobertura. O momento que se segue ao corte é os noivos darem um pedaço de bolo um ao outro, numa mostra de amor e afeto.
3. Guardar a camada superior
É tradição os noivos guardarem a camada superior e mesmo o topo do bolo de casamento para congelarem e comerem no primeiro aniversário de casados. Partilhar esta camada ou apenas um pequeno pedaço é uma lembrança muito especial do dia lindo que partilharam.
4. Incluir amuletos da sorte
Esta é uma tradição que se vai perdendo pouco a pouco. O bolo de casamento é cada vez mais uma figura decorativa e para quem gosta de se manter dentro da tradição, pode incluir alguns amuletos da sorte dentro da tarte. Corações para o amor verdadeiro, trevos ou ferraduras, poços de desejos, campainhas, são apenas algumas ideias do que se pode meter dentro de um bolo de casamento original para o tornar ainda mais único
5. Bolos multiculturais
Uma tendência que está a ganhar cada vez mais adeptos, embora não se enquadre na categoria de bolos tradicionais. Se quiserem fugir um bocado à norma, podem optar por pastelaria típica de outras culturas, como a torre croquembouche francesa ou o famoso bolo americano de profiteroles ou de cupcakes... todos absolutamente deliciosos!
Já decidiram se vão optar por alguma destas tradições? Quer escolham um original naked cake ou um clássico bolo de duas camadas, podem incluir estas tradições tão versáteis no vosos grande dia! Se já enviaram os convites de casamento, está na altura de pensar em cada um destes detalhes! E não se esqueçam das lembrancinhas de casamento para os vossos convidados! De certeza que vão adorar cada segundo!