Ir para o conteúdo principal
Casamentos

6 coisas que os convidados solteiros odeiam

Embora seja complicado (para não dizer impossível) manter todos os convidados satisfeitos, existem algumas atitudes que podem melhorar o estado de animo dos vossos amigos solteiros... Descubram tudo nesta lista!

Convites de casamento personalizados, um seating plan que agrade a todos, entretenimento apto a todas as idades e ainda umas lembrancinhas de casamento feitas à mão... definitivamente, garantir o conforto e a diversão dos convidados requer muita dedicação! Embora a finalidade deste dia seja celebrar a vossa união, a verdade é que os convidados são um componente importantíssimo, pelo que devem ser cuidados e mimados ao máximo. Se na vossa lista de convidados constam muitos amigos solteiros, é fundamental que tenham os seus sentimentos em conta para não gerar situações incómodas... Então, antes de começarem a fazer os convites de casamento, leiam atentamente estes pontos: 

1. Viagens e hotéis excessivamente caros

Um vestido/fato novo, acessórios a condizer, uma prenda de casamento original... e, como se não bastasse, gastos de deslocamento e alojamento. Aqueles que viajam sozinhos são geralmente os que mais "sofrem" com os preços elevados dos hotéis e das deslocações. Por isso, se verificarem que têm vários amigos solteiros que vão ao casamento sozinhos, criem uma plataforma (grupo de whatsapp, facebook, etc) onde eles possam entrar em contacto e partilhar gastos de viagem. Por exemplo, é muito mais fácil (e agradável) dividir um carro entre várias pessoas do que fazer a viagem sozinho e encarregar-se de todos os gastos... 

2. Não poder convidar um plus-one

Regra geral, convidados em relacionamentos sérios e de longo prazo devem ser convidados com um acompanhante. As águas ficam um pouco mais turvas no que diz respeito aos convidados solteiros ou com relações muito recentes... Como resolver este dilema? Existe uma "formula" simples que costuma funcionar: se no vosso casamento existem muitos convidados solteiros que se conhecem entre si, não há necessidade de incluir acompanhantes. No entanto, se o vosso casamento é maioritariamente composto por casais e alguns solteiros que não se conhecem entre si, o melhor é dar-lhes a oportunidade de trazer um plus-one (se o vosso orçamento o permitir, é claro!). 

3.  A mítica mesa dos solteiros

Sejamos sinceros: geralmente, os convidados solteiros preferem estar sentados numa mesa com pessoas conhecidas (ou com as que possam ter algo em comum), do que ser "lançados" numa mesa de desconhecidos com o mesmo estado civil. Quando fizerem os convites de casamento e o seating plan tenham este pormenor em conta! 

4. Que tentem fazer "arranjinhos"

Não, não e não. Há poucas coisas que incomodam mais os convidados solteiros do que serem alvos de matchmaking... Não tentem juntar duas pessoas de forma descarada (empurrando dois amigos solteiros para a pista de dança, por exemplo); se elas quiserem envolver-se, vão encontrar uma forma de fazê-lo, durante ou após o casamento, não se preocupem. Se acham que têm amigos solteiros que dariam um ótimo par, falem com eles em privado e indaguem se estariam interessados em conhecer uma pessoa nova. Se os dois estiverem de acordo, façam uma rápida apresentação e já está. Nada de arranjinhos e piadinhas forçadas!

5. Demasiadas slow dances

Sim, sabemos que nos casamentos é mais que norma ter algumas músicas calminhas e românticas para os casais dançarem... Mas lembrem-se: nada faz os vossos amigos solteiros fugirem da pista de dança mais depressa do que uma playlist repleta de baladas sentimentais. O ideal é que consigam encontrar um equilíbrio, privilegiando o bem-estar da maioria. 

6. O lançamento do bouquet

Vamos concordar: aquela atitude de empurrar a amiga solteira para o lançamento do bouquet pode tornar-se bastante incómoda. O ideal é que a noiva convide todas as suas amigas - solteiras ou não - para o lançamento do ramo, de forma a tornar o momento mais descontraído e divertido para todas. Para motivá-las, podem até oferecer um prenda de casamento especial à pessoa que consiga apanhar o ramo (uma voucher, um cabaz, etc). 

Já começaram a ver ideias para os convites de casamento e a idealizar bolos de casamento? Então, antes de tomarem quaisquer decisões, considere todos estes pormenores: será que devem permitir que os vossos amigos solteiras venham acompanhados? E quanto ao seating plan, qual é a melhor forma de distribuir os convidados para que ninguém se sintam incómodo? Um bom planeamento é a chave do sucesso!