6 Conselhos para a prova do menu de casamento
A prova do vosso menu de casamento é um momento importante, já que o copo-de-água é um dos aspetos que os convidados irão recordar para sempre. Mas, como acertar? Aqui tens alguns conselhos para escolheres a ementa perfeita.
Depois de escolherem o local do copo-de-água, muitos noivos relaxam e passam a outros temas, tais como a escolha do vestido de noiva e fato do noivo. No entanto, até ao último minuto, devem ter presente um dos aspetos mais importantes de todo o enlace: uma escolha acertada do menu de casamento. Os pratos que escolherem vão fazer toda a diferença e serão um dos pontos chaves para o êxito da festa.
E ainda que vos falte pensar nas lembrancinhas de casamento e na playlist que querem que toque na festa, há que decidir e escolher o menu com tempo, perguntando igualmente aos convidados, nos convites de casamento, se têm alguma intolerância, se são vegetarianos, etc. Aqui vos deixamos alguns tips para triunfarem!
1. Quem devemos levar?
Depende muito da quinta que escolherem. Regra geral, a prova e degustação é destinada apenas para os noivos, ainda que estes possam levar mais duas pessoas. Tal como necessitas uma opinião sincera se te apaixonas por um vestido de noiva com renda, também na prova do menu deves escolher alguém em quem confies totalmente para vos acompanhar. É importante ter em conta os seus comentários, por isso o mais comum é pedir aos pais, irmãos ou mesmo aos amigos mais chegados que estejam presentes neste momento.
2. Quando se deve fazer?
Devem respeitar o horário que definiram para o copo-de-água, ou seja, se vão ter um casamento de dia, devem fazer a degustação durante o dia e se tiverem um casamento de noite, devem fazer a prova à noite. Isto vai ajudar-vos a entender se o menu que escolheram é muito pesado ou demasiado leve, podendo assim adicionar ou retirar algum prato à ementa. Muito importante: não se esqueçam de que, porque muito que queiram um convite de casamento original, devem sempre especificar o horário de início da cerimónia e da receção.
3. Almoço ou jantar?
O vosso look e o dos vossos convidados depende muito da hora a que decidam celebrar o casamento. Se o casamento é de noite, as convidadas devem optar por vestidos de gala compridos, se é de dia, devem escolher cores mais claras e alegres para o seu outfit. Com o menu de casamento acontece o mesmo. Enquanto que para um casamento de dia podem escolher pratos mais consistentes, de noite, optem por um menu mais ligeiro e com menos pratos, para que não se torne demasiado pesado para os vossos convidados.
4. Primavera ou verão?
As estações do ano também influenciam o menu do casamento. O verão pede vestidos curtos ou de tecidos frescos e fluídos, penteados simples para casamento e delicados e sabores frescos para uma ementa de casamento. Por outro lado, se decidiram casar no outono ou no inverno, tenham e conta que os pratos devem ser mais consistentes. Apostem por risottos, sopas quentes, pratos de carne e de peixe. Na primavera ou no verão, apostem por saladas, sushi, sopas frias e bebidas refrescantes.
5. Apenas um menu?
Sobretudo nos dias de hoje, é fundamental terem em conta todos os convidados que não comem carne, têm intolerância ao glúten, são diabéticos, celíacos, etc. Apostem num menu à medida, com opções variadas que se adaptem às necessidades de todos os presentes. Além de inovarem com pratos diferentes, deixarão todos maravilhados e satisfeitos.
6. Bolo de casamento ou...
Já pensaram no topo do bolo de casamento? E no sabor e cobertura? Agora imaginem romper com a tradição e apostar num bolo de casamento original! Podem servir petit fours em pequenas porções, escolher um bolo de macarons ou de cupcakes ou até de donuts para fugir ao tradicional. Ainda assim, seja qual for o estilo de bolo que decidam ter, é importante fazerem a prova para perceberem se os sabores combinam bem entre si ou se há que alterar algo.
Tenham em conta várias opções de menus e decidam calmamente que pratos devem ou não fazer parte do vosso menu de casamento. Observem tudo: desde a qualidade e sabor da comida, o serviço prestado ou a frescura do bolo de casamento. Conversem sobre tudo o que provaram e não deixem de alterar algo que não tenham gostado tanto, chegando a um acordo com a equipa que irá confecionar os pratos. Tal como o teu penteado de noiva tem que sair perfeito nesse dia, também a ementa escolhida deve ser irresistível para os convidados. Apostem na qualidade acima de tudo!