Ir para o conteúdo principal
Casamentos

6 conselhos para organizar uma viagem de amigas para a despedida de solteira

A despedida de solteira é um dos momentos mais especiais dos preparativos. Para que a vossa seja inesquecível, que tal fazerem uma viagem entre amigas? Isto é tudo o que devem ter em conta antes de partirem rumo ao destino escolhido.

Bruno Hilário Fotografia

Entre a emoção com a escolha do vestido de noiva, do penteado de noiva com o qual subirás ao altar ou com o envio de todos os convites de casamento, é normal que a diversão fique para segundo plano. Ainda assim, há momentos que não podem faltar durante os preparativos. Entre eles, a tua despedida de solteira que deve ser para lá de épica. Para as noivas mais aventureiras e amantes de novas experiências, que tal uma viagem única entre amigas? Dependendo do orçamento, há viagens para todos os estilos, assim que só têm de decidir onde ir e programar tudo ao máximo detalhe. Sejas tu ou as tuas amigas a organizarem esta viagem incrível, há coisas que não podem falhar. Começa já a preparar a tua mala de viagem para viverem uma aventura que dificilmente irão esquecer!

Primeiro passo: Estipulem um orçamento

Antes mesmo de definirem o local, devem estipular quanto querem ou podem gastar numa viagem assim. Entre tantos gastos com o grande dia – desde os vestidos de gala compridos às prendas de casamento que vos oferecerão – é normal que nem todas as tuas amigas te possam acompanhar nesta aventura, até porque, muito provavelmente, elas também irão querer oferecer-te a viagem entre todas, como manda a tradição. Por isso, é fundamental que decidiam algo que seja favorável para todas.

Em caso de orçamentos mais apertados, o ideal será optarem por uma viagem mais curta ou para um destino mais em conta, no próprio país ou pela Europa. No caso de não existirem limites de orçamento, podem escolher um destino diferente e durante mais dias. Ainda assim, e antes de criarem alguma expetativa, definam bem o budget entre todas.

Definir o local, a data e o tipo de viagem

Uma vez que tenham definido o budget, comecem a pensar no destino, na data e no tipo de viagem que querem viver. Praia, montanha, campo ou cidade? Nos meses frios ou quentes? E quantos dias? Tudo questões pertinentes que devem colocar antes de escolherem o destino. Se adoram a cidade, podem escolher qualquer capital europeia, tal como Paris, Madrid ou Londres. Para voos mais altos, que tal uns dias em Nova Iorque ou Las Vegas? Para destinos de praia, podem escolher Ibiza, Menorca ou Formentera. Caso prefiram uma viagem mais curta, optem por República Dominicana ou para estadias mais longas, Riviera Maya. Em regime all included, diversão e muitas conversas sobre vestidos de noiva com renda ou decorações tendência não vão faltar.

Façam um plano da viagem

Tal como tens uma lista de tarefas com prazo de conclusão para que detalhes como o bolo de casamento original ou aqueles centros de mesa originais que adoraram não falhem no grande dia, também para uma despedida de solteira assim é necessário organizarem um plano de viagem. 

É necessário verificar se têm os bilhetes de identidade ou o passaporte em dia, se necessitam de alguma vacina ou se devem ter algum cuidado especial relativamente ao local do destino. Também devem levar os contactos do consulado ou da embaixada portuguesa no local, assim como terem um seguro internacional de saúde e saberem o número da polícia ou dos hospitais do local. Acreditem, mais vale prevenir do que remediar.

O que não pode faltar na mala de viagem 

Para destinos de praia, não se esqueçam do biquíni, dos óculos de sol, roupa fresca, protetor solar e repelente para os mosquitos. No caso de destinos de neve, é importante protegerem-se do frio e de condições climatéricas mais adversas, e isso inclui roupa quente, nunca esquecendo um bom casaco e um creme hidratante. Não queremos que a pele fique seca e desidratada. Para todos os locais – cidade, campo, montanha ou praia – não se esqueçam de levar uma bateria portátil para não ficarem sem bateria nos telemóveis, assim como o kit de primeiros socorros e analgésicos. O cartão de crédito também não pode faltar. E lembrem-se de colocar um vestido de cerimónia curto mais informal para usarem na noite da despedida.

No local: O que ver e onde ir

Informem-se sobre o destino que escolheram. Principalmente que atividades podem fazer, monumentos imperdíveis ou restaurantes que não podem deixar de conhecer. Ainda que possam deixar-se levar pelo momento, é sempre bom ter algumas recomendações e pontos de interesse caso os planos não corram como idealizaram. Planifiquem a viagem, para haver tempo de se divertirem, de descansarem e de passarem momentos de pura conversa, a falar sobre o penteado apanhado que devem ou não usar, ou a relembrar histórias antigas que já viveram juntas.

Preparem o dia da despedida ao detalhe

Caio Veríssimo

Este dia tem de ser preparado até ao minimo detalhe. Quer sejas tu a fazê-lo ou as tuas amigas, há que ter em conta que, o dia que estipulem para a despedida, vai ser o mais especial da viagem. Por isso mesmo, organizem-se com tempo, façam reservas em restaurantes, spas, contratem excursões ou pensem atempadamente em alguma atividade local que decidam fazer. Principalmente em sítios muito turísticos, é importante reservarem tudo com tempo para que nada do que decidam fazer esteja esgotado no momento.

Tudo a postos para esta grande aventura com as tuas amigas de sempre? Vai ser ótimo relaxares dos preparativos do bolo de casamento ou mesmo das lembrancinhas de casamento que faltam preparar. Aproveita ao máximo este momento e esta viagem porque será única e irrepetível. Tal como o casamento, a despedida de solteira só se vive uma vez!