Ir para o conteúdo principal
Casamentos

6 dicas imprescindíveis para acertar no champanhe

Querem surpreender os vossos convidados com um champanhe (ou espumante) delicioso? Este artigo vai ajudar-vos a escolher o protagonista dos vossos brindes! Tomem nota destas 6 dicas!

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si

Kup Eventos

Ele acompanha os salgados e o bolo de casamento, serve de aperitivo, marca presença numa prova de vinhos e é o rei do brinde… já escolheram o champanhe para o vosso dia? Na hora de planear a festa, escolher esta bebida pode ser uma das tarefas complicadas. Afinal, vocês já enviaram os convites de casamento e estão prestes a escolher o cardápio e as bebidas que o acompanham, mas sentem que estão a navegar por territórios desconhecidos? Achar que são todos iguais é um erro, mas, também não precisam de ser super experts na matéria para fazer boa figura! Se já tens o anel de noivado, está na altura de conhecer um pouco mais sobre espumantes e champanhe… vamos a isso?

Memories for Life

1. Champanhe ou espumante?

Vulgarmente, apelidamos de champanhe qualquer vinho gaseificado, mas sabiam que a maioria não se insere nessa designação? A principal diferença nos diferentes vinhos é o processo de fermentação. Assim, espumante é um vinho que passa por duas fermentações, sendo que a segunda pode ocorrer dentro da própria garrafa. O posecco é produzido através de uma qualidade de uva originária de Itália e o seu processo de fermentação ocorre em tanques de inox e não dentro da própria garrafa. Quanto ao champanhe, apenas os vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, em França, têm esta designação. São produzidos apenas com três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e chardonnay e a fermentação ocorre dentro da própria garrafa – o que torna o processo de fabrico mais dispendioso.

2. O tipo de festa

Vais casar no exterior numa cerimónia diurna ou escolheram um espaço fechado e esperam ver todas as convidadas com vestidos de gala compridos? O tipo de festa que vão ter, a formalidade e a hora do dia a que se celebram influenciam mais do que pensam… se o casamento for no campo, por exemplo, um rosé frutado cairá sempre bem, na praia podem desfrutar da frescura e leveza dos brut e extra-brut e, em casamentos fechados e cerimónias mais formais, podem diversificar a vossa escolha e optar por espumantes tintos ou frisantes, ou seja, menos gasosos.

Quinta Lameira da Cruz

3. A estação do ano

Embora o mais correto seja guiarem-se pelo menu, e não pela estação do ano, a verdade é que o verão pede vinhos mais leves, frescos e frutados e as estações frias se adequam melhor a vinhos mais ricos e encorpados. Mas tudo isto vai também ao encontro dos pratos que escolherem para compor o cardápio – pratos mais pesados no inverno e opções mais leves no verão!

4. Elevando os sabores

Nada como complementar os sabores da vossa refeição com um espumante à altura! Se querem dar ênfase também às bebidas, tomem nota: para as entradas, os noivos podem optar por um vinho branco como o Sauvignon Blanc; os queijos, os peixes e as aves precisam do sabor delicado do Chardonnay; a caça e as carnes com sabor mais acentuado pedem um tinto mais leve como o da Sangiovese e da Pinot Noir, mas os pratos mais pesados, com molhos espessos e cogumelos precisam do sabor forte dos Merlot, Malbex e Carmenère; por fim, no que toca a sobremesas e a um bolo de casamento simples, apostem num Moscatel ou mesmo num vinho do Porto... E não se esqueçam que o cardápio ficará mais ricos se diversificarem a escola e não optarem apenas por espumantes.

6º Sentido Catering

5. Bolo e champanhe?

Sim! A estrela é o bolo de casamento original, e nada como uma bebida fresca e gaseificada para acompanhar o momento do brinde! Os preferidos? Demi sec e moscatel continuam a liderar o topo da lista de preferências dos noivos, e certamente não vão desiludir no vosso casamento!

6. A não esquecer…

Antes de mais, estabeleçam um orçamento realista, para evitar surpresas na hora do pagamento – atenção que a qualidade nem sempre se reflete no preço do vinho. É muito importante que percebam a forma como os espumantes se ligam ao menu, por isso, façam a degustação ao mesmo tempo! Não se esqueçam também de perceber a forma mais correta de armazenar os vinhos… idealmente, guardá-los num espaço fresco e seco, abrigado da luz e por um período inferior a 4 meses é o ideal para manter o seu sabor e frescura, mas aconselhem-se junto de cada especialista! Por fim, para complementar o teu vestido de noiva com renda, escolham taças delicadas e elegantes para servir estas bebidas!

O espumante é considerado uma bebida que combina bem com todos os tipos de pratos! Se já escolheram o menu e as lembrancinhas de casamento, ainda podem encontrar o espumante ideal para cada fase da refeição. Mas se ainda estão a dar os primeiros passos e ainda nem escolheste o vestido de noiva, pensem em adaptar a comida à bebida e vice versa!

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si