6 gastos inesperados relacionados com o casamento
São tantos os serviços que têm de incluir no orçamento do vosso casamento que é natural que alguns gastos extra vos passem ao lado... Sabem a quais nos referimos?
Organizar um casamento pode revelar-se mais complicado do que muitos casais imaginam... Entre fazer e entregar os convites de casamento, definir a decoração da festa e ainda encontrar um pasteleiro que faça o bolo de casamento que têm idealizado, são muitas as tarefas que vos podem tirar o sono. No entanto, se vocês sentem que já têm o dia C mais que organizado - afinal, só falta mesmo definir o penteado da noiva e outros pequenos pormenores - talvez o problema resida precisamente nestes detalhes... Sim, existem vários gastos extra que nos noivos não contemplam ao definir o orçamento, e estes são os mais comuns:
1. Provas de penteado/maquilhagem e arranjos no vestido/fato
Quase todos casais se esquecem de adicionar este "pequeno" pormenor ao orçamento do grande dia... mas a verdade é que pode fazer uma grande diferença! Calculem que há uma probabilidade de 90% de terem de fazer pequenas alterações nos vossos looks, seja no comprimento das calças do fato ou no decote do vestido. Do mesmo modo, e mais de cara à noiva, é mais que certo que esta realizará pelo menos duas ou três provas de penteado e maquilhagem antes do grande dia. Afinal, garantir que o penteado com tranças escolhido combina na perfeição com o vestido de noiva curto já comprado tem um preço... e esse preço deve ser calculado na parcela de budget que dedicarão aos vossos visuais.
2. Documentação e burocracia
É tão divertido escolher um bolo de casamento original e a playlist da festa, não é? Com tantas tarefas criativas na vossa to-do list, é mais que normal que aqueles pormenores chatos da burocracia fiquem em último plano... Mas lembrem-se: muitos destes documentos - como o processo e o registo de casamento, por exemplo - têm preços algo elevados, pelo que devem dedicar uma parte do orçamento à "papelada". Do mesmo modo, se querem desfrutar da lua de mel num país longínquo, lembrem-se que poderão ter de pagar vistos e seguros de saúde.
3. Convidados inesperados
Sim, nos vossos convites de casamento personalizados vocês especificaram a data limite para confirmar a comparência ao evento... Mas acreditem: muitas pessoas não vão dizer nada e aparecer na mesma no dia C. Também é possível que alguns convidados vos peçam subitamente para trazer um +1 ou que apareçam acompanhados sem aviso prévio. É uma situação incómoda, já sabemos. Mas vocês, como bons anfitriões, certamente não vão querer expulsar ninguém da festa. Preparem-se para este tipo de situações e peçam ao catering que calcule algumas refeições extra.
4. Horas extra
Ao contrário do que muitos imaginam, os gastos dos noivos não acabam assim que trocam as alianças de casamento. O casal é responsável por determinados gastos pós-festa, entre eles as horas extras cobradas por alguns profissionais. Por isso, nada de ignorar as letras pequeninas dos contratos! Conversem com cada fornecedor, do catering à animação, e tentem ter todos os pormenores acertados por escrito. Assim, e sobretudo se o vosso coronograma não se cumprir, não terão de lidar com faturas extra com as quais não contavam.
5. Alimentação dos fornecedores
O fotógrafo, a banda que tocou na recepção, o wedding planner e o videógrafo... - todos os profissionais que estão a trabalhar no vosso dia C têm de ser alimentados. Este pormenor geralmente faz parte dos contratos, mas é sempre bom esclarecer todos os pormenores e tratar do orçamento - e dos horários! - destas refeições.
6. Pequenas coisinhas...
Contaram com os convites de casamento mas esqueceram-se dos cartões de agradecimento? Fizeram lembrancinhas personalizadas para todos os convidados mas acabaram por decidir que os vossos pais merecem algo melhor? Aperceberam-se que vão ter dezenas de crianças no dia C e que talvez seja boa ideia contratar um serviço de animação especializado? Sim, todos estes cenários são mais que prováveis. Por isso recomendamos que tenham sempre um budget de emergência à parte para fazer frente a este tipo de imprevistos. Um casal prevenido vale por dois!
O vestido de noiva já está escolhido, assim como o cardápio e as lembrancinhas de casamento. A partir de agora, apenas têm de guardar algum dinheiro extra para gastos de última hora que possam surgir. E, caso não exista nenhum, sempre podem aproveitar para fazer um upgrade na lua de mel! Aquele hotel de 5 estrelas talvez seja mais factível do que imaginavam!