Ir para o conteúdo principal
Casamentos

6 perguntas que não devem fazer num casamento gay

Se foste convidado/a para um enlace entre duas pessoas do mesmo sexo, este artigo é de extra importância! Existem perguntas profundamente deselegantes que deves evitar, mesmo que tenhas confiança com o casal.

O amor é um sentimento único, que não depende do género, da cor ou das preferências de nenhuma pessoa. Seja por medo, por falta de apoio ou preconceito, infelizmente ainda são poucos os noivos do mesmo sexo a cortar o bolo de casamento no nosso país, o que faz com que ainda exista muita ignorância a respeito do tema... Se recebeste um convite de casamento de um casal de pessoas do mesmo sexo, os próximos tempos vão ser passados a escolher um fato ou um vestido de cerimónia, mas também a ter algumas dúvidas, que nem sempre são expressas da melhor maneira. Para evitar aqueles momentos constrangedores, descobre as perguntas mais desagradáveis a evitar num casamento gay:

1. Qual de vocês é a noiva/o?

Pode ser uma simples brincadeira, e algo inofensiva se são muito próximos do casal, mas acreditem... este tipo de piadas, para além de serem um cliché, não são nada agradáveis. É óbvio que haverá dois noivos ou duas noivas a trocar alianças de casamento, e não há nada de errado com isso. 

2. Apoio completamente a vossa orientação sexual!

Alguma vez dirias isso a um casal heterossexual? A orientação sexual de cada um é algo de muito íntimo e privado, que não precisa de ser "aprovado" por ninguém. Por isso, em vez de fazeres este tipo de comentários - que realmente falam sobre ti, e não sobre o casal - tenta elogiar a cerimónia e desejar-lhes imensa felicidade nesta nova etapa. 

3. Mas é mesmo um casamento a sério?

Esta questão é tão ridícula como hilariante. Sim, num casamento entre duas pessoas do mesmo sexo também vão ver votos, alianças e um bolo de casamento original no final da festa. Trata-se da celebração do amor e da oficialização desse ato, como qualquer outro casamento ao qual já tenhas comparecido. 

4. Pensam ter filhos...?

A menos que os noivos surjam com alguma conversa referente a este assunto, é indelicado questionar. Ter ou não filhos é uma opção muito pessoal de cada um. E por favor... evitem fazer perguntas complicadas sobre adoção ou reprodução assistida. É o casal que deve puxar o tema, por isso evita intrometer-te. 

DE - Diana Elias

5. Que bom, nunca fui a um casamento gay!

Por mais que estejas super animado/a por comparecer a este evento, não te deixes levar pela imaginação. Um casamento entre pessoas do mesmo sexo em nada difere de um casamento heterossexual, desde o momento em que os noivos têm ideias para os convites de casamento até ao final da festa. E não, muito provavelmente não haverá bailes de máscaras, striptease nem espetáculos com drag queens. Mostrares-te muito entusiasmado com um casamento “diferente” pode ser mal interpretado.

6. Mas assim... quem é que te vai levar ao altar?

Embora tradicionalmente seja o pai quem leva a noiva ao altar no grande dia, não existe nenhuma regra que obrigue o membro familiar a fazê-lo. Independentemente de ser uma noiva ou um noivo, podem escolher quem preferirem para fazer esta travessia até colocar a aliança de casamento na mão – até mesmo amigos ou outros familiares que não os pais. Para além disso, colocar esta dúvida pode trazer questões familiares complicadas, que nem sempre conhecemos ou devemos comentar. 

Fotolider

Um casamento gay não é um tema delicado, mas sim algo que merece a mesma atenção de um casamento entre pessoas de diferentes sexos. Trata-se de normalizar a situação, e não de achar que o casamento vai ser “diferente”, mais informal ou mais festivo até aos noivos entregarem as lembrancinhas de casamento. Se foram convidados a participar nesta união, é porque a vossa presença significa muito para o casal que vai trocar o anel de noivado pelas alianças. Desfrutem de cada momento e façam todos à vossa volta felizes!