Ir para o conteúdo principal
Casamentos

6 Situações nas quais não devem anunciar o compromisso

Depois do pedido de noiva estás radiante e só pensas em contar a toda a gente as novidades que tu e o teu noivo têm para partilhar. Mas sabias que há momentos em que isso pode não ser muito oportuno? Neste artigo explicamos-te quando e porquê.

Chegou o dia por que sempre esperaste. Finalmente tiveste o pedido de casamento mais romântico que alguma vez idealizaste e o teu namorado deu-te o tão desejado anel de noivado. Estás feliz, eufórica e só te apetece gritá-lo aos quatro ventos e ligar a todos os amigos e família. Mas, às vezes, é necessário esperar.

Podes estar à espera de um grande evento para anunciar que já começaste a escolher vestidos de noiva, mas sabias que nem sempre é conveniente ou oportuno anunciar o noivado? Dependendo da situação, por vezes o melhor é esperar para dar a grande notícia, e neste artigo, dizemos-te as situações em que deves evitar fazê-lo.

1. Numa festa de compromisso

Seja de algum amigo ou familiar, uma festa de compromisso significa isso mesmo: anunciar o compromisso entre duas pessoas. Por isso, assim como nunca deves anunciar o noivado numa boda, onde os noivos estejam a entregar prendas de casamento, também nunca o deves fazer num baby shower, num jantar ou em qualquer festa que sirva para anunciar algo importante entre duas ou mais pessoas. O momento é delas, por isso, reserva a grande notícia para um momento que seja só vosso.

2. Após receberem uma má notícia

Não é a melhor altura para anunciarem que se vão casar quando alguém vos conta uma novidade menos boa, como uma doença, que ficou recentemente sem trabalho ou que terminou uma relação. Nesse momento, o melhor é darem a essa pessoa o vosso apoio, já que mostrar muito entusiasmo por esta nova etapa não vai apaziguar a sua dor. Mais tarde, não estranhes se o vosso amigo ou familiar não demonstrar muito entusiasmo com o teu anel de compromisso, de certeza que por dentro está felicíssimo por ti.

3. Antes que seja oficial

Tu e o teu noivo podem já ter falado em casamento, podem mesmo já ter feito planos como decidir o melhor espaço, a decoração e o bolo de casamento original que mais se ia adequar ao vosso gosto. Mas se ainda nada foi acordado entre ambos e continuam na fase de procurar alianças de casamento baratas, o melhor é não contarem ainda nada a ninguém.

4. Se ainda não fizeste a manicure

Pode não parecer importante, mas a verdade é que as tuas mãos e unhas vão estar expostas e toda a gente te vai pedir para ver o anel de noivado na mão, por isso certifica-te que as tuas unhas estão bonitas e arranjadas e oferece a ti mesma uma ida à manicure para celebrar esta notícia tão especial.

5. Nas redes sociais

Não há nenhum problema em anunciar, com um foto bonita, o vosso noivado nas redes sociais se, antes, já contaram aos vossos familiares e amigos mais chegados. O que aconselhamos a evitar é fazê-lo antes de contar a estas pessoas, pois vais apanhá-las de surpresa e, sobretudo se forem pessoas já com alguma idade, podem não ter a melhor reação.

6. Durante uma reunião de trabalho

Seja mais ou menos importante, um momento formal como uma reunião dedicada ao trabalho não é o local nem o momento ideal para anunciarem a vossa união. Aguardem pelo final e, se possível, escolham outro ambiente para não entrarem no erro de misturar as duas coisas.

Agora que já sabes os momentos em que não deves mesmo anunciar o vosso noivado, de certeza que já te vieram algumas ideias à cabeça para os vossos convites de casamento. Acima de tudo, este tema requer bom senso e capacidade de avaliar qual o melhor momento, por isso tens apenas de ter alguma sensibilidade para não estragar o momento de outra pessoa. Não te preocupes, pois vais ter muitas oportunidades para o anunciar e, antes que dês por isso, já vais estar a ver vestidos de cerimónia para as tuas damas de honor.