Ir para o conteúdo principal
Casamentos

8 coisas que ninguém te conta sobre a organização do casamento

A preparação do casamento toma muito tempo e paciência. Tudo tem uma intensidade redobrada e os nervos ficam à flor da pele. E há coisas que são bem mais comuns do que imaginas.

Ainda sem wedding planner? 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si

Júlio Paladino Fotografia

Quando estiveres a organizar o casamento tenta ter por perto alguém que já tenha passado pelo mesmo e que te possa ajudar a lidar com todas as emoções. Porque há muitos pormenores dos quais ninguém fala mas que acontecem a quase toda a gente. Ao desabafares com outras noivas vais ver que não estás sozinha e que todas passam por situações caricatas.

O mais importante é tentar levar os contratempos com calma e não deixar que nada perturbe o dia C. Nem sempre é fácil, mas sabendo de antemão o que pode acontecer estás preparada para tudo! Será que já te começaram a acontecer estas coisas?

1. Quer tenhas um casamento formal, quer te decidas por um informal, o trabalho será o mesmo.

Embora à partida possa parecer que um casamento informal é muito mais simples, a verdade é que ambos dão trabalho, embora neste caso os convidados estejam mais descontraídos. Tu terás de fazer basicamente as mesmas opções e planear as mesmas coisas. Por isso, o ideal é certificares-te que começas com a antecedência suficiente para não haver corridas de última hora.

2. Falas do teu casamento mais do que te parece.

De repente parece que as pessoas com quem falas querem mudar de assunto e não percebes porquê? Se calhar estás tão envolvida na preparação do casamento que só te apetece falar de vestidos, flores e decorações. E o mais natural é que nem te dês conta do que está a acontecer. Para não entediar ninguém, porque não frequentares fóruns e comunidades de noivas que estão na mesma situação que tu e não se cansam do tema? E ainda tens a vantagem de poder ter muito mais ideias frescas.

3. Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Às vezes estás a tentar descrever o que pretendes aos teus fornecedores mas parece que não conseguem acertar com o que queres? Tenta encontrar imagens que descrevam os teus desejos do modo mais fiel possível. Verás que a comunicação se torna muito mais fácil. Para ti também é uma mais-valia, pois poderás visualizar aquilo que realmente pretendes.

4. Podes dar por ti a chorar ao mínimo contratempo.

Sim, ficas muito emotiva e tudo parece tomar proporções gigantescas. E cada vez que ouves uma notícia que não te agrada e que envolva o casamento não consegues reprimir o choro. Acontece a muitas noivas e o ideal é encontrares tempo para relaxar e mudar de contexto. Toma tempo para ti e para outras atividades que não se relacionem com o casamento. Depois vai ser mais fácil retomar a organização.

5. Aparecem gastos de última hora quando menos esperas.

É muito frequente ter de se recorrer a um plano B na organização do casamento. E para que se possa concretizar há mais despesas do que aquelas que tinhas pensado inicialmente. O ideal é que tudo corra como previsto, mas para não seres desagradavelmente surpreendida, reserva uma parte do orçamento especificamente para contratempos. Se não for necessário podes sempre ter umas despesas extra na lua-de-mel!

6. Discutes com o teu noivo por tudo e por nada.

Estão os dois nervosos com o grande passo que vão dar e parece que há momentos em que tudo é motivo de discussão. Tentem deixar o casamento de lado de vez em quando e aproveitem o tempo que têm juntos para desfrutar da companhia um do outro. Façam programas de namorados, divirtam-se, e vão ver que assim é mais fácil enfrentar todo o trabalho que têm pela frente.

7. Dá-te a sensação que o teu futuro marido não está tão envolvido como gostarias.

Uma grande parte dos noivos não dá tanta atenção à preparação do casamento como as noivas gostariam. Parece que para eles está tudo bem e elas desesperam com essa atitude. Se é o teu caso, tenta dar-lhe algumas tarefas que sabes que vão mais de encontro ao tipo de coisas que gosta de fazer e não deixes de pedir a sua opinião nas decisões.

8. Toda a gente quer dar-te opiniões.

Dizes que vais casar e, de repente, toda a gente decide opinar acerca do que decidiste fazer ou tem uma sugestão importantíssima para te dar. E isto não acontece apenas com as pessoas que te são mais próximas. Seja como for, tem sempre em mente que a última palavra é tua e do teu noivo. Podes ouvir a opinião de todos, mas quem decide são vocês!

Ainda sem wedding planner? 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si