Ir para o conteúdo principal
Casamentos

7 Dicas para lidar com imprevistos no dia do casamento

Estás a organizar o casamento dos teus sonhos num lugar perfeito, em plena natureza e num entorno muito romântico, onde cada detalhe foi pensado ao pormenor para criar esse ambiente único. Mas, e se chove? Encontra aqui a solução!

Ainda sem wedding planner? 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si

Ninguém quer pensar que, precisamente no dia do seu casamento, algumas coisas podem correr mal, mas a verdade é que há coisas sobre as quais não tens controlo. Pode cair alguma nódoa no teu vestido de noiva e arruinar todas as fotografias e os momentos que se seguem. Se chover, a humidade pode estragar o teu penteado de noiva e, quem sabe, as decorações exteriores que fizeste no espaço. As lembracinhas de casamento também podem vir com defeito ou chegar com atraso... Por isso, para evitar stress, sustos e sofrimento à última da hora, o melhor é ter sempre um plano B, como resposta a todos os imprevistos que possam surgir.

1. A chuva é a maior inimiga?

Um casamento começa a organizar-se com vários meses de antecedência, mas só consegues ter uma previsão metereológica aproximada uma semana antes do teu dia. Por isso, ainda que a organização de um casamento deva realizar-se sempre de forma positiva, atraindo as melhores energias para o teu dia C, de certeza que não queres imaginar os vestidos de gala compridos das tuas convidadas totalmente encharcados.  Por isso, nunca é demais ter um plano estudado para emergência, sobretudo se te casas ao ar livre, no campo ou na praia.

Vais querer ver o topo do teu bolo de casamento original arruinado? Para evitar este tipo de situações, lembra-te que, nunca podemos prever o tempo, mesmo que o enlace seja na primavera ou no verão. Assim, convence-te que é mesmo necessário tomar precauções para que tudo corra bem.

2. Por que é essencial ter um plano B?

Não se pode prever tudo, mas se o dia do teu casamento calha numa data em que chover é habitual, o melhor é começares a organizar um plano alternativo o mais cedo possível. Assim, escolhe um lugar para a celebração que conte com um espaço coberto alternativo.

Caso queiras organizar o teu dia num jardim no qual não exista nenhum espaço coberto, aluga uns toldos ou umas carpas, sem que te esqueças de pedir que instalem um solo de madeira, já que em caso de chuva, de pouco servirá o toldo se o terreno se transforma numa enorme poça de lama. Ambos os elementos serão muito úteis também para albergar os convidados que queiram fechar a festa com vocês. Aproveita para criar um candy bar e um local estratégico para colocar as tuas prendas de casamento originais, uma ideia que irá surpreender pela positiva!

3. Aceita que podes ter que cancelar o evento

Apesar de ser uma grande deceção, pós tanto tempo de preparação e tantas pessoas envolvidas, se o tempo estiver impraticável, vai ter mesmo que ser. O mais importante é garantir a vossa segurança e a dos convidados. Expõe este tema à tua companhia de seguros para assegurar que todos os custos estão cobertos caso tenhas de cancelar tudo à última da hora.

4. Reagir a tempo

Se uns dias antes do casamento as previsões são tudo menos animadoras, não esperes até ao último momento. Quanto mais rapidamente agires, mais fácil será evitar o pior. Uma boa ideia pode ser dizeres previamente nos teus convites de casamento personalizados, que o evento está sujeito a alterações de última hora por más condições atmosféricas. Assim, os teus convidados vão poder prevenir-se e contar já com o pior que pode acontecer.

Lisbon Photo Memories

5. Faz com que os convidados se sintam confortáveis

Se a previsão for de chuva ou orvalho para o teu grande dia, avisa os convidados para que estes possam fazer as devidas alterações nos seus looks. Prepara guarda-chuvas e parkas para que os familiares e amigos possam abrigar-se caso comece a chuviscar durante a cerimónia. Esta também pode ser uma grande ideia para as lembrancinhas de casamento. Se a chuva dura pouco e decidem celebrar o casamento ao ar livre, assegura-te de que, quando todos cheguem ao local do banquete, todas as cadeiras e mesas estejam secas e limpas. Tudo deve prosseguir como se nada tivesse acontecido.

6. Também tu deves proteger-te

O vestido, o penteado e a maquilhagem custaram-te demasiado dinheiro para que a chuva estrague tudo. Tem sempre um guarda-chuva à mão no dia do casamento e pede às tuas damas de honor máxima atenção com a cauda do teu vestido, caso não te dês conta que a estás a molhar. No teu kit de maquilhagem, lembra-te de incluir laca e ganchos para fixar bem o teu penteado. Umas galochas coloridas também não estaria mal, para além de que podem dar umas fotos super originais e divertidas!

Ricardo Dionisio Photography

7. Não deixes de sorrir

É o dia do teu casamento, e ainda que chova, continua a ser o melhor dia da tua vida. Aproveita o momento e vive-o com um grande sentido de humor. Respira fundo, mete as preocupações atrás das costas e tenta sacar o máximo partido da beleza que a chuva também traz. Além disso, casamento molhado é casamento abençoado, por isso agarra-te a essa ideia e vê o lado positivo das coisas. O teu dia será maravilhoso e nada nem ninguém o vai estragar!

O mais importante de tudo é que aproveites ao máximo e te sintas muito especial. Leva calçado apropriado e avisa as tuas damas de honor para que façam o mesmo, além de protegerem devidamente os seus vestidos de cerimónia. Uma vez mais, os teus convidados irão sentir-se seguros e precaver-se se os avisares previamente (nos convites de casamento, por exemplo) que a chuva pode aparecer de surpresa. Agora relaxa, vai correr tudo bem!

Ainda sem wedding planner? 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si