8 regras sobre a decoração floral
Suspensas, nos centros de mesa, no corredor nupcial e nos cantinhos mais especiais... as flores são um elemento importantíssimo do vosso dia C! Se estão prestes a escolher a decoração floral do vosso casamento, anotem estas 8 regras.
As flores são um elemento chave no vosso casamento. Elas tornam os espaços mais românticos, iluminam os centros de mesa e são uma aposta segura para decorar o bolo de casamento! Se observarem com atenção, as flores estão praticamente em todo o lado, desde o bouquet ao penteado de noiva, mas isso não quer dizer que tenham sido escolhidas aleatoriamente e que apareçam ali prontas para arrasar. Para resultar com toda a delicadeza que conhecem, a decoração floral obedece a regras específicas. Se já enviaram os convites de casamento, venham descobrir todas as regras para a decoração floral:
1. Confiem nos profissionais
Muito importante: para acertar na decoração floral, é imprescindível contratar uma florista experiente! Se já sabem aquilo que querem - e o orçamento disponível - conversem com a vossa florista de confiança e peçam-lhe algumas propostas. De acordo com a vossa personalidade, com as características do espaço/casamento e o vosso budget, a profissional vai ajudar-vos a conseguir os arranjos perfeitos. Confiem!
2. A importância das flores da época
Flores da época - e naturais da zona onde vão trocar alianças de casamento - têm sempre um melhor aspeto, mais qualidade e são significativamente mais económicas! Sim, as vossas flores favoritas podem ser aquelas lindíssimas peónias, mas como são plantas que adoram um clima frio, podem não ser a melhor escolha se se casam em pleno verão! Tenham em atenção o fator sazonalidade antes de decidir.
3. As flores devem integrar-se na decoração...
Idealmente, a palete de cores que escolheram ao fazer os convites de casamento deve ser a mesma da decoração. Criar uma harmonia entre a cor dos objetos e detalhes da decoração e o estilo floral vai garantir o sucesso do vosso dia C. Por isso, antes de começarem a escolher flores com base na sua beleza, ponderem se elas se enquadram na temática que elegeram para o vosso casamento.
4. ...e no local/horário do casamento
No momento de escolher os arranjos florais, tenham em consideração o local onde celebrarão a cerimónia e o copo de água. Cada local tem suas particularidades, o que vai fazer com determinadas espécies e arranjos sejam mais ou menos adequados. Por exemplo, se se casam num local fechado, devem optar por flores que se adequem às características do local, assim como à temperatura e ao tipo de iluminação.
Nesta linha, também é importante que considerem o horário do casamento. Por exemplo, se se trata de um casamento diurno ao ar livre, o ideal é que apostem por flores com tonalidades mais claras e que sejam resistentes à luz solar.
5. Os arranjos altos devem ficar fora das mesas
Aquele arranjo alto e volumoso que vos roubou o coração pode não ser o mais adequado para o vosso cento de mesa... Para evitar pequenas catástrofes à mesa, o melhor é optar por arranjos mais baixos e discretos. Se se apaixonaram por um arranjo de maior dimensão, optem por colocá-lo no solo, na entrada do recinto ou em algum cantinho estratégico.
6. E as flores demasiado perfumadas também!
Do mesmo modo, é recomendável que evitem as flores demasiado perfumadas para decorar as mesas do copo de água. O perfume persistente pode incomodar os convidados, sobretudo durante a refeição, podendo até provocar reações alérgicas. É melhor jogar pelo seguro!
7. As mesmas flores para os vários momentos do dia
A hora a que trocam as alianças de ouro branco vai ser muito diferente daquela em que cortam o bolo de casamento original. Mas isso não significa que tenham de alterar as flores na decoração! Apostem numa decoração versátil, que possa ser usada em vários locais e momentos do vosso dia C. Assim, vão certamente conseguir poupar algum dinheiro.
8. Um plano para depois do casamento
Já sabem o que vão fazer com os arranjos florais e com a decoração depois do casamento? Existem muitas opções: podem levar as flores para casa e decorá-la com os arranjos, podem oferecê-las aos vossos familiares e amigos ou (a nossa ideia preferida) doá-las a alguma igreja, hospital ou centro de idosos. Comecem a delinear um plano para a vossa decoração floral e compartam-no com os vossos fornecedores.
Já escolheram as espécies de flores que vão decorar o vosso casamento? No vestido de noiva, na decoração, nos acessórios, tudo deve ser pensado ao pormenor. Afinal, é isso que depois vai dar a sensação de que a decoração floral pertencia ao vosso casamento e foi idealizada sem nenhum esforço. Se já conheciam estas dicas, está na hora de as colocar em prática e, mais tarde, pensar nas lembrancinhas de casamento para os vossos convidados!