As 7 superstições de casamento mais populares
Ainda que gostes e respeites todas as tradições que conheces sobre o casamento, podes sempre prescindir de alguma delas, se assim o entenderes... Hoje falamos-te de sete muito comuns. Será que te atreves a deixar alguma de parte?
Num casamento nem tudo é tradição, sobretudo nos dias que correm. Saltar o protocolo é cada vez mais comum: os vestido de noiva afastam-se cada vez mais ao modelo tradicional, e já não se entregam em mão os convites de casamento. As tradicionais lembrancinhas de casamento dão lugar a doações a instituições de caridade e toda a decoração é, hoje em dia, personalizada e pensada de acordo com o estilo dos seus noivos. Por tudo isto, e por mais que respeites certas superstições, se o teu coração te diz para seguires o lado oposto, deves dar-lhe ouvidos. Falamos-te de sete das superstições mais comuns de sempre, que existem precisamente para que as possas desafiar. Será que te vais atrever?
1. Algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul
Esta é uma das superstições mais conhecidas em todo o mundo, onde cada um dos elementos tem o seu sentido. O elemento novo tem a ver com a felicidade no começo de uma nova vida. O elemento velho é o passado da noiva, que ela não deve esquecer. O algo emprestado deve ser doado por alguém num matrimónio feliz. Finalmente, o algo azul representa o amor e a felicidade. Hoje em dia, nem todas seguem à risca esta tradição, pelo que é fácil desafiá-la. De facto, maioria das noivas decidem apenas usar algo novo e/ou azul, deixando de lado os restantes elementos.
2. O segredo do vestido de noiva
É certo e sabido que maioria das noivas não mostra o seu vestido ao noivo até ao dia do casamento. Tanto as mais descontraídas, apaixonadas por vestidos de noiva curtos, como as mais clássicas que amam os vestidos de noiva Rosa Clará, seguem esta tradição porque querem surpreender o futuro marido no altar. No entanto, é cada vez mais comum que os noivos decidam comprar o vestido e o fato juntos. Será que te atreves a saltar esta tradição tão enraizada...?
3. Carregar a noiva ao colo na noite de núpcias
Esta tradição, que evitava que os maus espíritos se aproximassem da noiva ao entrar em casa, vem importada do tempo dos romanos. O noivo deveria passar a porta da casa com a noiva ao colo, levando-a depois para o quarto dos dois. Hoje em dia, dado que maioria dos casais já partilha casa antes do casamento, esta tradição está a perder a força.
4. Levar ovos à Santa Clara para que não chova
Esta é uma das tradições menos conhecidas, ainda que seja muito praticada no norte de Portugal. É costume levar-se dezenas de ovos ao convento ou à Igreja do Bomfim, no Porto, e oferecê-los à Santa Clara para evitar que chova no dia do casamento. Sabemos que o tempo é imprevisível, mas... e se funciona? A verdade é que não se perde nada em tentar! E, caso chova, não há que desesperar. Lembra-te que o importante deste dia é a vossa união. Para além disso, acredita: as fotos do teu vestido de gala comprido à chuva vão ficar extremamente românticas!
5. Casamento molhado, casamento abençoado
Apesar da tradição dos ovos à Santa Clara, quem nunca ouviu dizer que um casamento molhado é um casamento abençoado? Por mais que a maioria deseje ter um dia radiante no seu dia de casamento, diz-se que um casamento com chuva é abençoado pelos deuses, e que se manterá forte e coeso para sempre. Superstição ou não, se decidiste usar um penteado de noiva de cabelo solto e há probabilidades de chuva, alerta o teu cabeleireiro para essa possibilidade. O mesmo se aplica a todos os detalhes do casamento – caso a maioria do enlace seja ao ar livre, convém ter um plano B para que nada falhe.
6. Evitar as pérolas no dia do casamento
Para os romanos as pérolas simbolizavam lágrimas, por isso acreditavam que a noiva não devia usá-las no dia do seu casamento. Caso o fizesse, significava que esta iria passar todo o seu casamento a chorar. Dito isto... achas que serias capaz de usar uns brincos de pérolas no teu dia C?
7. Atirar arroz no fim da cerimónia
Praticamente não existe um casamento em que não cumpra esta tradição. O arroz representa abundância e, por isso, é um elemento imprescindível nos casamentos tradicionais, sobretudo religiosos. No entanto, existem casa vez mais alternativas ao arroz: sparkles, bolas de sabão, balões biodegradáveis, pétalas de rosa... A questão é: será que te atreves a prescindir do arroz e a optar por uma largada de balões?