Ir para o conteúdo principal
Casamentos

8 coisas que muitos casais se esquecem de fazer pelos convidados

Mesmo que seja uma das vossas prioridades, a verdade é que é facílimo perderem-se no caminho e não darem a devida atenção aos convidados. Querem proporcionar-lhes a melhor experiência? Se estão na fase inicial, este texto é de leitura obrigatória!

Marta Cabral Photo

Planear um casamento é celebrar todos os detalhes que o tornam único para os noivos. No final, querem criar um dia à vossa imagem, da decoração ao bolo de casamento, passando pela música, ambiente e guarda roupa, mas é inegável que um dos componentes mais importantes deste dia são os convidados. Depois de enviar os convites de casamento, é fácil esquecermo-nos deles e, embora o menu seja pensado para agradar a todos, há muitos pontos que devem considerar enquanto tratam dos preparativos. Se já tens o anel de noivado, descobre quais são as "pequenas coisas" que maioria dos casais se esquece de fazer pelos convidados:

1. Transporte e alojamento

A partir do momento em que fazem os convites de casamento e os enviam, é da responsabilidade do destinatário encontrar soluções para chegar ao local. No entanto, é certo que os noivos tentam, a priori, encontrar um espaço para o copo de água que seja favorável para todos. Se esforçaram-se tanto quanto puderam mas concluíram que têm muitos convidados de fora, que têm de fazer longas viagens para chegar ao local do evento, tentem reservar quartos de hotel ou organiza um método de transporte que possa ajudá-los a deslocarem-se. Eles vão ficar imensamente agradecidos!

2. Dar as boas vindas

Especialmente se os vossos convidados viajaram muito para estarem presentes neste dia, é essencial que se sintam bem vindos no vosso dia C! Por muito “welcoming” que possa ser o convite de casamento original e os documentos com indicações que se seguiram, é sempre um plus sentirem-se em casa no espaço que escolheram para pernoitar nestes dias. Ações como preparar um kit de boas vindas com água, alguns snacks e um horário completo do dia do casamento, ou um brunch na manhã seguinte à festa, são pequenas coisas que vão seguramente alegrá-los!

Entretranças

3. Conforto em detrimento de estilo

Quando selecionam a vossa decoração de casamento, de certeza que procuram as peças mais giras e originais para embelezar o espaço. Embora o quadro final seja lindíssimo, com ambientes que parecem saídos de uma revista de decoração, haverá locais suficientes para que os convidados possam relaxar? Lembrem-se de compor os espaços com assentos, cadeiras, maples e sofás onde todos se possam reunir a ter uma boa conversa!

4. Estacionamento para todos

Que bom é chegar finalmente ao local do evento e poder desfrutar de um dia em cheio…mas, há sítio onde estacionar? Uma das coisas mais incomodativas é não haver lugares para pôr os carros ou o estacionamento ser pago! Para evitar que as vossas damas de honor tenham de andar quilómetros de salto alto e vestido de cerimónia curto, certifiquem-se de que o local onde celebram a cerimónia e copo de água tem lugares de estacionamento suficientes para todos – ou, em alternativa, sugiram o local mais próximo!

Aura Studio

5. Atualizar listas!

Há muitos noivos que, ao pensar nas prendas de casamento, optam por fazer uma lista para que seja mais fácil orientar os convidados – há inclusive muitas lojas que já disponibilizam este serviço. Um erro muito frequente a cometer é, no futuro, não atualizar essa mesma lista. O que pode acontecer, no final, é acabarem com itens repetidos e, sejamos sinceros… ninguém gosta que isso aconteça! Para que se mantenham sempre a par, revejam a vossa lista com alguma frequência e vão adicionando itens se acharem que as pessoas começam a ficar sem opção de escolha.

6. Comida e bebida suficientes… e deliciosas!

Sabemos o quão difícil é agradar a todos no que toca ao menu. Há intolerâncias, alergias e regimes alimentares de todas as espécies e feitios e, quando derem por isso, pode já ser tarde de mais para criarem um prato especial para cada exigência. Mas lembrem-se sempre que os convidados chegarão sempre com fome à receção e, por isso, garantam entradas e bebidas que os mantenham entretidos enquanto tiram fotos e se preparam para o banquete que aí vem!

Quinta de São Thiago

7. Serem transparentes quanto a horários e ritmo do dia

Enquanto algumas surpresas são bem vindas no dia da cerimónia, os vossos convidados vão agradecer ter um dia planificado – com a hora de chegada bem especificada – antes de chegar ao local, para que possam planificar os dias anteriores e seguintes ao casamento. Além disso, tudo o que remeta para a organização do espaço, como por exemplo dispor os nomes dos convidados pelos assentos nas mesas, será uma grande ajuda e poupança de tempo.

8. Agradecer…

Vão dar em loucos se a vossa principal preocupação for estar presente e cumprimentar todas as mesas enquanto os convidados estiverem a desfrutar da refeição. São centenas de pessoas, conversa puxa conversa e, quando derem por isso, as horas vão passar e está na altura de cortar o bolo de casamento original! Porém, vocês já sabem o quão importante é um “obrigado”. Tal pode ser feito depois do bolo de noiva ou, se preferirem, também em pequenas notas, um e-mail ou cartões enviados para a morada de cada um!

Estúdios Santa Cruz

Estarem presentes no vosso dia é o melhor presente para ambos noivos e convidados, mas, há pequenos gestos a par das lembrancinhas de casamento nos quais podem apostar e que vão fazer com que todos se sintam ainda mais amados! Se já tens o vestido de noiva, coloquem estes detalhes na vossa lista de prioridades!