Ir para o conteúdo principal
Casamentos

5 questões a considerar antes de marcar a lua de mel

Agora que os preparativos para o grande dia já estão em marcha, está na altura de começarem a pensar na vosso lua de mel... Estas são as 5 questões que devem ter em conta antes de escolherem o destino!

Ainda não tem a lua de mel? 🛫
Peça informação e preços às agências de viagem mais perto de si

Bruno Garcez Fotografia

Emoções à flor da pele, planos, muitos planos, e a vontade de os realizar todos no mais perfeito dos cenários... Depois do romântico pedido de casamento e do noivo ter oferecido um anel de noivado lindíssimo, eis que chega a altura de colocar em prática os sonhos que sempre tiveram para o dia C. A noiva começa a imaginar o magnífico penteado apanhado que usará no dia mais feliz da sua vida e, em conjunto, o casal decide como será o seu bolo de casamento. A acrescentar a todos estes momentos de alegria há o planeamento da vossa lua de mel, a primeira viagem que farão em conjunto como marido e mulher. Para que tudo corra o melhor possível há algumas regras que devem ter em conta na preparação deste passeio nupcial. Se já estão na fase de escolher destinos e fazer a marcação da viagem então as linhas que se seguem são para vocês.

Bruno Garcez Fotografia

1. Não adiem o planeamento

Organizar o casamento é ter por perto uma checklist interminável à qual, em determinadas alturas, se tem a sensação de que se acrescentam mais tarefas do que se retiram. Não adiem o assunto lua de mel só porque ainda falta muito tempo e depois tratam de tudo com tempo. Esta viagem deve ser começada a tratar com seis a oito meses de antecedência. Parece muito tempo, mas quanto mais cedo a marcarem melhores oportunidades encontrarão em todos os destinos possíveis, tanto no que diz respeito aos preços como à disponibilidade. E este é, obviamente, também um fator a ter em conta.

2. Tomem decisões juntos

É perfeitamente natural que ambos tenham vários destinos de viagem em mente. O importante é sentarem-se, conversarem e, em primeiro lugar, decidirem que tipo de lua de mel pretendem. Há quem prefira passar uma semana ou quinze dias num resort à beira-mar, com cocktails disponíveis a toda a hora, ao passo que outras pessoas preferem explorar grandes cidades e perder-se nos seus museus. Mas também podem querer escapar para uma pequena aldeia no interior do país e explorar as tradições locais enquanto desfrutam da companhia um do outro. As opções são variadas, contudo, independentemente da vossa decisão final, certifiquem-se que estão em sintonia neste assunto de forma a encontrarem uma situação de compromisso que agrade aos dois e vos permita viver dias felizes e agradáveis. Lembram-se da quase discussão que tiveram quando estavam a ter ideias para o convite de casamento? Tal como nessa altura, o diálogo e a compreensão foram vencedores, no assunto lua de mel a regra é a mesma.

Mitt Photography

3. Escolham o melhor momento

Tal como toda a gente, também vocês têm nas vossas mentes aquela imagem maravilhosa dos filmes em que os noivos saem da festa de casamento diretamente para o aeroporto a fim de iniciarem a sua lua de mel. Na verdade, esta é a vontade de todos os recém casados: casar, divertirem-se na festa com os familiares e amigos, e irem diretamente de viagem. Na prática, esta pode não ser a decisão mais certa, no entanto não é impossível. Na verdade, se assim for passarão grande parte do tempo a olhar para o relógio, porque têm horários para cumprir e isso não vos vai fazer tirar o melhor partido da festa que andaram a organizar durante meses e meses. O ideal é irem um dia ou dois depois do dia C; estarão mais tranquilos, já descansaram da emoção da festa e do muito que dançaram e não terão que andar em corridas desnecessárias contra o tempo. O objetivo é descontraírem e continuarem a viver momentos felizes e não entrarem em stress e azáfamas desnecessárias. Se a lua de mel for apenas alguns meses após o casamento então façam uma pequena escapada romântica após o dia “sim para assinalarem o facto de a partir de agora serem oficialmente marido e mulher.

Rodrigo Silva Photography

4. Um alojamento que corresponda às vossas expectativas

Esta decisão vai depender, essencialmente, da viagem que optaram por fazer. Se vão para um destino paradisíaco com praias a perder de vista o melhor é optarem por um resort em regime de tudo incluído. No entanto, se ambos preferem um sossegado e tranquilo bed and breakfast numa aldeia ou vila pitorescas, um apartamento ou uma casa acolhedora, podem optar por escolher através do Airbnb e perderem-se pelas vastas ofertas até encontrarem aquela que responde exatamente aos vossos desejos. O importante é que se sintam confortáveis como se estivessem na vossa própria casa.

5. O papel do agente de viagens

Hoje em dia marcar uma viagem está à distância de um clique, basta ligar o computador e procurar no google o destino que se pretende. Mas, no vosso caso, acontece que quando estiverem a planear a lua de mel, estarão também a decidir se as damas de honor vão de vestidos de cerimónia curtos ou não, como será o vosso transporte para o local da boda, se os presentes de casamento que vão oferecer aos convidados serão feitos por vocês ou comprados já feitos, e por ai adiante... Em suma, há toda uma série de tarefas que não vos vai deixar o tempo livre desejado para explorarem com calma todas as ofertas que a internet tem para vocês no que ao tema viagens diz respeito. Assim como contrataram uma wedding planner para facilitar a organização do enlace, recorram a um agente de viagens! Na maioria das vezes, estes profissionais têm acesso a informações e promoções que vos darão os melhores orçamentos possíveis. São eles que se responsabilizam por marcar o voo, o alojamento, os passeios que optem por fazer no destino final, e por todas as burocracias inerentes à realização da viagem. Assim os noivos ficam com mais tempo disponível para tratar de outros assuntos relacionadas com a realização do casamento.

Mitt Photography

A viagem de lua de mel é o perfeito descanso dos guerreiros após a azáfama que foi tratar da vosso dia especial para que tudo corresse na perfeição. E correu! O topo de bolo de casamento foi um sucesso, as damas de honor brilharam nos vestidos de cerimónia escolhidos, o baile durou pela madrugada fora e todos os vossos convidados saíram da festa com um sorriso de felicidade nos lábios. Por vocês e pela boa disposição vivenciada. Agora chegou a altura de ficarem a sós, darem as mãos e embarcarem na viagem mais bonita das vossas vias: o vosso casamento com paragem no local maravilhoso escolhido por ambos.

Ainda não tem a lua de mel? 🛫
Peça informação e preços às agências de viagem mais perto de si