8 perguntas que nunca fizeram sobre a cerimónia
A cerimónia é um dos momentos mais emocionantes do casamento. No meio de tanto nervosismo, é frequente que os noivos se esqueçam de alguns pormenores relacionados com o protocolo... será que te está escapando algum?
Depois de receberes o teu anel de noivado, uma das primeiras coisas a decidir é o tipo de cerimónia que querem ter, assim como o local onde adorariam dizer sim. Depois de terem isto definido, poderão escolher todo o estilo do vosso casamento. Tu poderás perder-te entre as mil inspirações de vestidos de noiva e o noivo adaptar o seu look ao que pretende transmitir nesse dia. Como nos convites de casamento a informação do local já deve estar presente, este é um dos elementos que devem definir desde o primeiro momento. Quando o dia chegar, os nervos serão muitos e a emoção tomará conta de vocês. Por essa mesma razão, há coisas que deves "estudar" para que a cerimónia seja perfeita. Toma nota destas oito perguntas fundamentais:
1. De que lado devemos estar durante a cerimónia?
Nos dias de hoje, são muitos os noivos que escolhem casar apenas pelo civil, numa cerimónia ao ar livre e cheia de detalhes que os definem como casal. São noivos alternativos, que escolhem usar vestidos de noiva curtos ou fatos claros e descontraídos. Mas mesmo os que procuram fugir à regra, seguem uma norma fundamental no momento da cerimónia: o protocolo diz que a noiva deve estar do lado esquerdo e o noivo do lado direito, assim como os seus respetivos convidados. Os do noivo do lado direito e os da noiva do lado esquerdo. Também na entrada da cerimónia, a noiva deve entrar do lado esquerdo do seu pai.
2. Em que momento a noiva deve tirar o véu?
Os casamentos tradicionais e realizados pela igreja são fieis ao protocolo, sobretudo no outfit dos noivos. A verdade é que o classicismo de vestidos imponentes e indiscutivelmente bonitos como os que já nos habituaram as coleções de vestidos de noiva Rosa Clará, Pronovias ou Aire Barcelona, combinam na perfeição com noivas românticas e tradicionais, que não dispensam subir ao altar com o véu posto. Seja qual for a tua escolha, se levares um véu que te tape a cara, deves tirá-lo no momento do beijo, depois do "sim, quero’" No copo-de-água, poderás retirá-lo totalmente, para estares mais confortável.
3. Quem leva as alianças na cerimónia e onde devemos guardá-las?
A escolha é vossa e existem três opções: que o próprio noivo leve as vossas alianças de casamento numa caixinha no bolso; que as leve um dos padrinhos e que as aproxime quando chegue o momento; ou como é mais habitual e tradicional, que sejam os meninos das alianças que as carreguem até ao altar. O momento da troca das alianças simboliza a vossa união, pelo que nada deve falhar.
4. O que faço com o ramo durante a cerimónia?
Na cerimónia, a emoção é tanta que podes não saber o que fazer ao ramo. Não é aconselhável que o deixes no chão ou que o segures durante toda a cerimónia, sobretudo se esta tiver missa. No momento da troca das alianças, é aconselhável que o dês a outra pessoa para segurar. Se tiveres damas de honor – e não tiveres pensado em dar-lhes pequenos ramos – pede a uma delas pque o segure. No caso de não teres damas de honor, pede ajuda à tua mãe, irmã ou até madrinha.
5. Há uma maneira apropriada de beijar na cerimónia?
O beijo depois do "sim" deve ser simples e rápido. Idealmente, não deve demorar mais de 10 segundos, sobretudo numa cerimónia religiosa. Terão muito tempo durante o dia para se mimarem e mostrarem o amor que sentem a todos os convidados, assim que, durante este momento mais solene, este gesto deve ser algo discreto e breve. Muitos noivos optam por um beijo na testa, em sinal de respeito. Se és uma noiva vintage, das que adora vestidos de noiva com renda e detalhes antigos, este é o momento ideal para um gesto tão usado em enlaces dessa época.
6. São obrigatórias as damas de honor?
Não existem regras no que diz respeito às damas de honor. No caso de da noiva querer ter damas de honor, pode convidar as suas amigas ou irmãs. A única coisa que devem ter em conta é que sejam em número par, para o cortejo nupcial. Em casamentos mais clássicos, recomenda-se escolher vestidos de gala compridos para as damas de honor, para que se destaquem das restantes convidadas. As damas de honor são aquelas amigas especiais, que estão contigo nos momentos fundamentais da tua vida. Ainda que não exista um número máximo, convém que não escolhas mais de seis.
7. Qual é a melhor maneira de cumprimentar os convidados?
À saída da cerimónia os vossos convidados vão estar à vossa espera para vos atirarem o arroz, as pétalas de flores e principalmente para vos cumprimentarem e darem-vos as felicidades. Devem começar pelos vossos familiares e depois os amigos, cumprimentando-os com um beijo ou um abraço, um a um. Se não conseguirem cumprimentar toda a gente, podem fazê-lo com mais calma durante o copo-de-água, nos intervalos dos vários pratos do menu escolhido, ou no momento em que decidam entregar as vossas lembranças de casamento originais.
8. Que tipo de transporte usar do local da cerimónia até ao copo de água?
Dependo do estilo do enlace, opções não faltam. Um carro antigo, uma mota, uma limusina, um carro desportivo, uma bicicleta... O meio de transporte é deixado ao critério dos noivos, de acordo com os seus gostos, orçamento e estilo.
Preparados para subir ao altar? O que pensas quando pensas nesse momento? Imagina-te vestida de branco, com o penteado de noiva que idealizaste, ao lado da tua madrinha, impecável e feliz no seu vestido de cerimónia. Poucas palavras conseguem descrever este momento. Quando chegares ao altar, os nervos vão desaparecer e sabes que fizeste a escolha certa! Inesquecível!