8 Superstições de casamento que podem ignorar
Mais do que alimentá-las, é necessário desconstruí-las! Sabemos como o casamento se sustém em ritos, crenças e tradições que pouco ou nenhum sentido fazem nos dias de hoje... venham conhecê-las!

Crescemos a ouvi-las de pais e avós, aprendemos a respeitá-las e tentamos ao máximo não as replicar, para dar sorte assim que enviam os convites de casamento. Sabemos como estas tradições e superstições se alimentam de dizeres populares, crenças e mitos que fazem tão pouco sentido como os rumores que se criaram em torno delas. Sabemos também que, na maioria, não passam disso mesmo, e que nada tens a temer por pedir ajuda à tua cara metade para escolher o vestido de noiva! Se estão curiosos para desmitificar todos estes dizeres populares, não percam! Descubram as superstições mais inócuas antes de escolher as lembrancinhas de casamento.
1. Ver a noiva vestida, antes do casamento
É uma das mais célebres superstições em torno deste dia e de certeza a que mais para na tua memória! Diz-se que se o noivo vir a noiva a usar o seu vestido antes de trocarem alianças de casamento no altar, isso traz má sorte ao casal. Embora completamente absurda, a tradição permanece, tanto que se adaptou aos dias de hoje com a surpresa da noiva que esconde do seu parceiro todos os detalhes do vestido até subir ao altar.
2. Guardar uma fatia do bolo para um ano depois

Muitos noivos acreditam que se guardarem uma fatia do bolo de casamento simples no congelador e a comerem exatamente um ano depois, ao completar o primeiro aniversário de casamento, o ritual lhes trará muita sorte, uma vez que estão a prolongar todas as recordações e últimos vestígios do dia. Não será necessário explicar a falta de sentido – e segurança alimentar – que daí poderá advir…
3. O vestido deve ser longo e branco, acompanhado de véu
Não é propriamente uma superstição, mas até há muito pouco tempo as noivas eram julgadas se não usassem um longo vestido de noiva simples, branco imaculado. Esta cor representa a pureza e a lealdade, valores na base de um casamento fiel e duradouro. Será desnecessário explicar que o vestido deve representar apenas e só os gostos e personalidade da noiva. Colorido, casual, curto ou com uma abordagem completamente distinta, a escolha é tua!
4. Se as alianças caírem, dá azar
Os meninos e meninas das alianças são normalmente, crianças muito novas. Escusado será dizer que o nervosismo de estar à frente de tantas pessoas leva a melhor e, muitas vezes, acabam por deixar cair as alianças de ouro branco. Acreditam mesmo que isso é alguma premonição de azar para o casal?

5. Nada de casamentos à terça feira ou a sextas feiras 13
Esta é bastante óbvia! A sexta feira 13 é, para muitas pessoas, dia de azar e a terça… bem, para os romanos era o dia da semana diretamente ligado a Marte, deus da guerra. Assim que ao escolher este dia para casar os noivos estão a pedir tristezas e desgraça na sua vida. Mas na realidade: casem no dia que vos apeteça! Ou vão mesmo deixar que uma superstição completamente aleatória dite as vossas rotinas?
6. Quem apanha o bouquet é a primeira a casar!
Uma superstição presente entre as damas de honor. Normalmente, no final da cerimónia a noiva vira-se de costas para atirar o bouquet e as solteiras formam um círculo para o tentar apanhar! A que conseguir é, supostamente, a primeira de todo o grupo a casar.
7. Deve sempre haver o lado da noiva e o do noivo

Acredita-se que na cerimónia os lugares e lados estejam divididos consoante pertençam à família ou amigos do noivo ou da noiva. E até mesmo no copo de água há casais que fazem esta separação por grupos. Mas na verdade, se têm uma relação duradoura ou simplesmente se importam com o vosso parceiro, os amigos e família já devem há muito conviver e estar misturados. Assim que a linha que os separa será cada vez mais fina!
8. Devem passar separados a noite antes do casamento
Se querem preservar o fator surpresa e manter a expectativa em altas até ao último minuto, tudo bem. Agora, não passarem a noite anterior juntos não dita absolutamente nada do vosso futuro como casados, especialmente quando já vivem juntos ou passam imenso tempo na casa um do outro. Além disso, passar o dia anterior com a vossa ara metade pode ajudar a acalmar a ansiedade e relaxar antes do grande dia!

Todas as tradições podem cair por terra quando pensamos um pouco na lógica. De facto, escolher o vestido de cerimónia, as alianças e todos os detalhes do vosso dia são tarefas levadas muito a sério pelo casal, mas nada destas superstições que referimos podem comprometer a vossa felicidade ou a dos vossos amigos e familiares após cortarem o bolo de casamento. Se conhecem mais histórias como estas, contem-nos tudo!