Dieta pós-festas: 10 dicas para ser bem sucedido
Requer esforço, tempo e dedicação, mas no final, os resultados falam por si! Se estás pronto(a) para uma mudança de mindset terminada a época festiva, encontra nestas dicas o apoio de um melhor amigo!
As festividades estão à porta e, com todas as propostas de doces e salgados regionais, não há como resistir a uma boa ceia em família! São os jantares da empresa, as trocas de prendas entre amigos, o Natal e o Ano Novo… além de escolher vestidos de cerimónia para estares deslumbrante em todos os eventos, há sempre a preocupação com o que comer. Se por um lado não te queres privar de nada, convém não descarrilar nesta época festiva, para que consigas usar o vestido de noiva sem grandes emendas. Manter um estilo de vida saudável requer algum sacrifício, mas a longo prazo, vais encontrar a forma mais equilibrada de nutrir corpo e mente, sem precisar de dietas! Já enviaram os convites de casamento? Vem conhecer as melhores dicas para manter a linha neste período festivo!
1. Adeus dieta - olá novo estilo de vida!
O grande problema das dietas é esse mesmo… encará-las como tal! Em vez de entrares num período de restrição, contar calorias ou cortar alguns alimentos do teu dia a dia, que tal apostar numa reeducação alimentar? A tua saúde deve ser considerada a longo prazo – contemplando festas, aniversários e os excessos do dia em que trocam alianças de casamento, claro. Que tal começares hoje a alimentar melhor o corpo e a mente?
2. Descobre as fragilidades
Aqueles snacks da meia noite, o lanche onde exageras sempre nas quantidades ou o bolo de pastelaria que tem sempre de acompanhar o café… estes e outros exemplos são muitas vezes aquilo que nos detém de atingir um objetivo de peso, saúde ou simplesmente bem estar. Estás em jejum há algumas horas e a fome acaba por atacar? Bebes água nas quantidades recomendadas? Será que se trata de gula e que podes facilmente substituir doces e salgados por uma peça de fruta ou frutos secos? Aprende a detalhar os pontos críticos e atua de forma mais metódica – nem sempre é preciso que mudes toda a tua rotina alimentar!
3. Uma visão holística sobre a alimentação
Porque corpo e mente dificilmente podem ser dissociados, incentivamos-te a entender a alimentação como um elemento fundamental na tua saúde. As refeições são o teu combustível para aguentar a exigência de um dia de trabalho e para os desafios que se colocam logo quando começam a fazer os convites de casamento. Os alimentos são força, energia e vitalidade – e nunca uma forma de recompensa. Assim, nutrir o teu corpo é também uma forma de te amares a ti próprio(a). Pequenos passos como aprender a ler os rótulos, planear as refeições ou preparar receitas saborosas, mas saudáveis, são um ótimo ponto de partida!
4. Evita as restrições
O problema das restrições alimentares (quando não se trata de uma questão de saúde ou intolerância) é o facto de atribuirmos a estes alimentos um valor de bom ou mau. Se tens um jantar de amigos, desfruta de spaghetti a carbonara sem medos, bebe um bom gin e saboreia aquela sobremesa apetitosa que a tua avó preparou. Limitares-te ao ponto de não seres capaz de desfrutar as pequenas coisas vai causar stress e menos benefícios do que se tivesses um momento de indulgência. O segredo é equilíbrio!
5. Alimentos simples
Damos voltas à cabeça, contamos horas, quantidades e calorias, lemos imensa informação e, por vezes, parecemos ainda mais perdidos do que quando começámos! É certo que os alimentos processados são apetitosos, rápidos de consumir e mais baratos... mas o que custarão à tua saúde? É claro que não dizemos para não provares algumas fatias do bolo de casamento simples, mas sempre que possível, opta por alimentos no seu estado mais natural e que não sofreram nenhum processo antes de chegar às tuas mãos.
6. Procura um profissional
Nem sempre conseguimos adaptar o nosso objetivo pessoal à azáfama do dia a dia. Quer queiras perder ou manter o peso para usar aquele vestido de noiva curto, procurar a ajuda de um nutricionista, que te explique como ajustar refeições e alcançar o equilíbrio.
7. Start small!
Perder 10 kg, correr uma maratona ou manter aquele peso mínimo durante as férias de natal é aliciante, mas talvez uma meta um pouco ambiciosa para quem está apenas a começar. É ótimo estabelecer objetivos, mas convém que sejam realistas! Começa por te comprometer por três idas ao ginásio por semana, uma peça de fruta em vez do chocolate ou uma caminhada em vez do episódio de uma série.
8. Aprende a cuidar de ti
Um estilo de vida saudável não requer que passes fome ou um mau bocado em eventos sociais. Daí ser tão importante dar valor ao teu bem-estar durante todo o processo! Fizeste progressos na tua alimentação? Conseguiste ingerir mais água ou meter aqueles 10 minutos de atividade na tua agenda apertada? Dá um presente a ti própria que não envolva calorias, tal como uma massagem, um bom livro, uma ida ao cinema ou à manicure!
9. Não bebas as calorias
Chá e café com açúcar, bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas quentes com natas e chocolates… embora não te devas policiar ao ponto de cortar completamente estes pequenos prazeres, deves também saber que proporcionam um nível de saciedade quase nulo e que têm um elevado nível calórico. O que isto significa é que ao bebê-las, vais estar a consumir açúcar e gordura sem que isso promova a saciedade. Tem especial atenção ao álcool e refrigerantes – que frequentemente usamos para matar a sede – e que não trazem nada de bom ao teu organismo, especialmente quando consumidos em excesso.
10. Alcança um equilíbrio
Já sabes que o mais importante e mais difícil é atingir esse dito equilíbrio que te dá o prazer em comer os alimentos de que o teu corpo precisa, mas também a liberdade para que não te preocupes com os números na balança nesta época festiva. Tenta limitar os doces, os fritos, os salgados e os processados a saídas com amigos, a quando fazes refeições fora ou aos fins de semana, quando procuras uma alimentação mais liberta e menos regrada!
Com uma mesa recheada de filhoses, troncos de natal e as maiores iguarias dos nossos pais e avós, o difícil é resistir mesmo com o bolo de casamento em mente. Exercício, água, alimentos saudáveis e um mindset ajustado aos teus objetivos é já meio caminho andado para os conseguires atingir em 2020! Se já tens o anel de noivado, conta-nos quais as medidas que mais gostas de por em prática.