Ir para o conteúdo principal
Casamentos

A cerimónia da areia: tudo o que precisas de saber

Representando a união eterna dos noivos, a cerimónia da areia é um ritual que muitos escolhem fazer no dia do seu casamento. Se estás à procura de algo distinto para a cerimónia, pode ser uma excelente ideia. Descobre mais!

Diamonds Weddings & Celebrations

Sobretudo usadas em casamentos pelo civil, as cerimónias simbólicas são mais uma maneira de expressar a união ficando o casal com uma recordação diferente da tradicional. Depois de receberes o anel de noivado, é normal começarem a decidir que tipo de celebração querem fazer e como viverão o vosso dia. A tendência é viver um dia personalizado - que começa na escolha dos convites de casamento, passa pelo vestido e termina em todo o ambiente decorativo. Pelo meio, está a cerimónia que, quando é realizada pelo civil, pode adquirir formatos mais alternativos, de acordo com o gosto pessoal dos noivos.

Uma das cerimónias simbólicas mais conhecidas é a cerimónia da areia: com muita cor e um significado muito forte, cria uma ambiente especial que emociona noivos e convidados. Este é um ritual que tem uma vantagem em relação a outros, já que não depende do clima. Pode ser realizado em diferentes condições, tanto no interior como no exterior e ainda permite algumas variações para que o resultado seja personalizado consoante o estilo dos noivos. Sabes em que consiste a cerimónia da areia? Contamos-te tudo!

Uma tradição com muita história
O que precisam para a celebração? 
Tipo de areia 
Quando fazer o ritual? 
Família e amigos como protagonistas

Cristiano & Raquel

Uma tradição com muita história

As origens destas tradição não são muito claras, mas a maioria das teorias destacam duas muito distintas. A primeira assegura que a cerimónia da areia chega-nos de uma antiga tradição do povo hebreu: o chamado “pacto de sal”, utilizado para selar todo o tipo de acordos e que, uma vez misturado, nunca mais poderia separar-se, transformando-se num pacto para a vida toda. A segunda, baseia-se num ritual hawaiano que se celebrava na praia. Aí, a areia selava a união do casal para sempre, como símbolo do amor eterno e inseparável.

Esta é, no fundo, a origem usada na atualidade para este ritual e motivo pelo qual muitos casais optam por realizá-lo durante a sua cerimónia. Se querem um casamento diferente, este ritual poderá fazer toda a diferença na vossa cerimónia.

Mariano Salvatore Sarno - Celebrante

O que precisam para a celebração?

Três jarras de cristal, uma para cada um dos noivos e outra para unirem as suas areias numa só. Muito importante, a areia dos dois recipientes deve ser diferente para que se distinga quando se juntem numa só. O terceiro recipiente deverá ser maior e deve estar no centro do altar, de maneira a que todos os convidados possam ver o ritual. Se casam na praia – numa cerimónia ao ar livre com o mar de fundo – escolham cores como o azul ou comprem areia de quartzo cristalino de duas cores, onde poderão ver claramente como fica a areia misturada. Todos irão adorar o efeito!

Tipo de areia

Se optarem por dois tipos de areia, o resultado será uma mistura muito decorativa, ideal para colocarem num local especial do casamento, ou posteriormente em vossa casa. Gravem o vosso nome e a data na jarra ou garrafa para recordarem para sempre este dia único. As outras jarras podem igualmente ser reutilizadas depois, para colocar as flores depois da cerimónia. Há quem opte por colocar areia em conchas ou búzios do mar, que podem depois servir de decoração, sobretudo se o casamento for celebrado na praia ou tiver essa temática.

Quando fazer o ritual?

Atualmente, este tipo de rituais costuma fazer-se depois de trocarem as vossas alianças de casamento e respetivos votos. Por norma, a cerimónia é dirigida por um oficiante ou por alguém que escolham para a celebrar simbolicamente, uma vez que esta já foi oficializada pela conservatória. Na verdade, este tipo de rituais apenas acrescenta um toque personalizado a este momento tão especial, tornando-o ainda mais emotivo. Ainda assim, e sobretudo nas cerimónias civis, têm liberdade para fazer o ritual quando achem melhor, seja no inicio, meio ou final.

Família e amigos como protagonistas

Se já têm filhos, podem incluí-los na cerimónia de uma forma muito especial, oferecendo-lhes pequenos frascos com areia para que também eles as juntem na jarra da união. Terá um significado muito especial, já que representará a união da família para sempre. Igualmente, também os convidados podem participar, adicionando areia à jarra, como símbolo da sua amizade e proximidade ao casal nesta nova etapa.

Uma ideia? Podem também colocar parte da areia misturada em mini garrafinhas de vidro e distribuir uma por família. Desta forma, todos sentirão que formaram parte do vosso dia de uma forma muito especial.

Dream Day Wedding Planners

Vão ter este ritual no vosso dia? Além do seu simbolismo, é fácil de organizar e é uma recordação que terão para sempre do vosso dia. Tal como muitos escolhem guardar um pedaço do seu bolo de casamento para comerem um ano depois, ou ficam com alguma recordação do casamento, também esta é mais uma oportunidade de terem algo diferente e personalizado na vossa casa para sempre. Sem dúvida, um excelente detalhe do vosso casamento!