A ementa de casamento perfeita: 7 dicas para acertar em cheio!
Acertar na ementa de casamento nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, há pratos que são consensuais e que, por mais voltas que dêem, são sempre uma aposta ganha. Hoje vamos dar-vos tips para triunfar no copo-de-água... venham conhecê-los!
O copo-de-água é um dos elementos mais importantes, e que determina em grande parte o sucesso de um casamento. Na verdade, quando os convidados falam de um casamento, comentam sempre como foi a comida e a animação, o vestido da noiva e a qualidade dos serviços prestados. Comer bem faz também parte das tradições dos portugueses, que apreciam bastante um banquete rico e variado, assim que é provável que não queiram desiludir os vossos convidados, apresentando-lhes um menu à altura.
Mas, depois de escolherem os vossos convites de casamento e pensares no teu penteado de noiva ideal e restantes complementos do teu look, normalmente surge sempre a mesma questão: que menu de casamento escolher? Podemos confirmar que cada vez mais se elogia o que é genuinamente português. E ser português, em Portugal, está na moda, por isso, incluir na vossa ementa pratos típicos portugueses será sempre um sucesso, sem excluir pratos exóticos, que podem dar esse toque criativo e original ao vosso dia. Se estão, neste momento, à procura de ideias para uma ementa de casamento perfeita, deixamo-vos alguns conselhos a ter em conta.
1. Privilegiem os sabores da terra
As noivas tradicionais não têm dúvidas quando decidem usar um clássico vestido de noiva Rosa Clará, de corte princesa, uns sapatos brancos altos, para combinar com o vestido e um icónico penteado apanhado. Mas, mesmo que não sejam tradicionais e queiram algo diferente, no que diz respeito ao menu de casamento, hoje em dia está na moda regressar ao passado e privilegiar os pratos típicos portugueses.
No caso de serem da mesma região do país, podem até escolher algum prato típico da zona, para que todos os vossos convidados possam conhecer as tradições da vossa terra. Se, pelo contrário, forem de zonas diferentes, porque não optar por atribuir aos dois pratos principais o toque da origem de cada um dos noivos? Será até uma forma de exprimir a vossa união e, sem dúvida, uma experiência gastronómica interessantíssima para todos.
2. Incluam vários pratos
Normalmente, a ementa do casamento inclui os canapés e aperitivos, – por norma servidos durante a receção - as entradas, dois pratos (um de carne e um de peixe), sobremesa e, consoante a duração do copo de água, várias mesas como as de mariscos, queijos, buffet frio e doces. Podem seguir o menu normal ou optar por ter uma mesa em estilo buffet com iguarias internacionais, como sushi, tacos mexicanos, hot dogs, etc.
Não se esqueçam do Candy Bar. Se escolheram um naked cake para o vosso dia, saibam que esse estilo faz parte dos bolos de casamento originais, que encaixa na perfeição num Candy Bar, onde podem juntar várias sobremesas. A decoração é também feita de acordo com o estilo de casamento, o que dá um encanto especial ao ambiente.
3. Ceia de casamento: sim ou não?
Quando a festa está programada para se prolongar pela noite dentro, pode ser servida uma ceia (onde normalmente é servido o famoso caldo verde) com um prato mais leve para que os convidados mantenham a energia para continuar a comemorar. Além disto, é na ceia que também podem surpreender todos os presentes.
Optem por saladas variadas, uma máquina de pipocas ou de crepes, uma foodtruck onde se sirva mini hambúrguers artesanais. Aqui, deixem a vossa imaginação voar e criem um recanto mágico, onde os convidados possam vir livremente recuperar forças sempre que quiserem.
4. Alimentos da época
Escolham sempre alimentos da época. Tal como vos recomendaram fazer com as flores do teu bouquet e decoração, os alimentos da época são mais frescos e mais económicos, também. Joguem com os sabores de temporada para fazer as delícias de todos.
Um casamento de verão pede sempre sabores frescos como as saladas, peixes grelhados ou sopas frias, enquanto nos meses mais frios é aconselhável apostarem em pratos mais consistentes, como as sopas quentes ou os ensopados.
5. Optem por pratos típicos
Um prato típico é como um vestido de gala comprido: nunca desilude e fica sempre bem num casamento. Está claro que podem inovar e optar por sabores diferentes, mas lembrem-se que, num dia como este, é preferível que a ementa não seja demasiado experimental, já que pode ser arriscado no que diz respeito a agradar a muitos convidados.
Por vezes, o melhor é escolher pratos principais consensuais – ainda que apostem numa apresentação original - e deixar os mais arrojados para o buffet ou para a entrada. Como exemplo, os pratos de bacalhau e de vitela raramente suscitam polémicas e permitem uma grande variedade de apresentações.
6. A bebida também é prioridade
Num casamento, é tão importante haver comida suficiente como bebida. Além disso, convém escolher produtos de qualidade, especialmente no que diz respeito aos vinhos que são servidos. O ideal é encontrarem os que melhor combinem com os pratos que escolherem.
Por exemplo: pratos de carne combinam sempre melhor com vinhos tintos e pratos de peixe, com brancos e rosés. Podem pedir à equipa de catering que o barman crie um cocktail diferente que vos identifique. Sirvam-no durante o aperitivo aos vossos convidados, e não deixarão ninguém indiferente!
7. As preferências dos convidados
Se tiverem convidados que sejam intolerantes a algum alimento ou que, por exemplo, sejam vegetarianos, será simpático da parte dos noivos terem algum prato alternativo, de modo a que todos possam desfrutar alegremente do banquete. Para simplificarem as coisas, no momento de fazer os convites de casamento, peçam explicitamente que indiquem, na sua confirmação, alguma nota sobre possíveis intolerâncias ou preferências alimentares.
Em suma, é imprescindível que, a par das lembrancinhas de casamento, a vossa ementa seja um reflexo dos vossos gostos, mas que também agrade aos convidados. No momento em que estejam a definir este ponto fulcral, pensem também no bolo de casamento, que deve ser escolhido com base nos mesmos critérios. De certeza que assim, os pratos que escolherem serão um sucesso garantido.