A Ex-periência: 6 coisas que pudemos aprender com os casais do programa
Hoje em dia, há a possibilidade de cada elemento do casal seguir com a sua vida e procurar até novas oportunidades no amor. Mas quando valerá a pena tentar de novo? Essa foi a premissa do programa “Ex-periência” da TVI. Venham descobrir os casais que deram uma nova oportunidade ao casamento!
Quando vale a pena voltar para o ex-marido ou ex-mulher e dar uma nova oportunidade à relação? Nem sempre a resposta para esta pergunta é muito linear e, por isso, muitos casais tentam reacender a chama do amor e fazer uma nova tentativa no casamento.
A Ex-periência foi um programa que marcou presença na TVI e que contou com alguns casais que se dispuseram a enfrentar todas as suas marcas do passado para darem uma segunda oportunidade ao amor! Os casais foram acompanhados, e bem, por especialistas cujo objectivo foi fazê-los curar feridas antigas e seguir em frente. Mas o que podemos aprender com estas relações?
- 1. Comunicação
- 2. Desgaste da relação
- 3. Perdoar
- 4. Terapia individual e/ou a dois
- 5. Lutar pela relação
- 6. Saber deixar ir...
1. Comunicação
A maioria dos casais desta experiência, tal como a Sílvia e o Paulo, ou a Michelle e o Lucas, referem que a comunicação não entre eles estava longe de ser boa. Muitos assuntos ficaram por conversar e foram acumulando. Por vezes, pequenos detalhes, transformam-se em grandes problemas e cada vez mais difíceis de resolver. Assim, trabalhar na comunicação é uma decisão importante para melhorar a convivência do dia a dia e a relação.
2. Desgaste da relação
Se no início da relação tudo é chama e paixão, ao longo dos anos, é natural que os sentimentos se tornem menos intensos. Casais que estiveram juntos muitos anos, como a Ana Sofia e o João, acusam muito desgaste, especialmente quando há filhos. Deste modo, uma coisa que podemos aprender com estes casais é a valorizar os pequenos momentos da relação e arranjar espaço para alimentar a o amor que sentem um pelo outro.
3. Perdoar
Muitas destas relações foram marcadas por traições, discussões constantes e mentiras. Como ultrapassar estes momentos negativos e não voltar a puxar os mesmos assuntos de sempre em todas as discussões? Perdoar pode significar passar uma borracha no assunto e tentar olhar em frente. Não é fácil avançar e nem toda a gente o consegue, por isso, antes de decidirem dar uma nova oportunidade à vossa relação, ponderem bem se perdoar e esquecer é uma coisa que conseguem fazer.
4. Terapia individual e/ou a dois
Os casais deste programa foram acompanhados por terapeutas que os ajudam a processar as emoções e a lidar melhor com os conflitos. Embora, na vida real não seja como no programa e os casais não enfrentem propriamente tarefas específicas para resolver, a terapia individual e/ou de casal pode ser um óptimo primeiro passo de auto-análise para resolver questões internas que ajudarão a melhorar a relação.
5. Lutar pela relação
Todos os casais neste reality show optaram por lutar pela relação e não quiseram desistir dos sentimentos bons que os unem. Assim, procuraram ajudar para resolver os conflitos e demonstraram mutuamente que era de sua vontade continuarem juntos. Esse é o primeiro passo para que a relação seja um sucesso.
6. Saber deixar ir…
Embora se tenha a ideia de que uma relação de sucesso tem de ser uma relação “para sempre”, isso não é necessariamente verdade. Uma relação de alguns anos que acaba, pode ter sido, enquanto durou, uma relação feliz e de sucesso. No entanto, há que saber quando não é saudável continuar a insistir numa situação que pode ser dolorosa para os dois. Não há qualquer insucesso em decidir que preferem deixar ir e manter o respeito e as boas memórias.
Seja de uma forma pública - como a Ex-periência - ou de um modo mais privado - entre vocês e, quem sabe, um terapeuta que vos ajude a dar os passos certos, pode ser uma decisão acertada não desistir do casamento. Todas as relações têm dificuldades e passam por momentos altos e baixos, a maneira como o casal ultrapassa esses problemas diz muito sobre o que sentam um pelo outro e do que vêem ser uma relação saudável e segura.