A Ilha de queijos perfeita para o vosso casamento
O queijo raramente falha: como entrada, sobremesa e até prato principal, este alimento divino pode fazer a diferença no teu buffet de casamento. Damos-te algumas dicas para que a tua seleção de queijos seja fenomenal!
Para os amantes da boa gastronomia, existem duas coisas que não podem falhar no casamento: o buffet e o bolo de casamento. O ideal é que ambos elementos agradem a todos, mas que não deixem de ser originais e personalizados. Por isso, agora que já tens até o teu penteado de noiva estudado, dedica-te de corpo e alma à ementa do grande dia! Se o vinho é essencial para a vossa festa, também o deve ser o queijo. Já pensaram nas combinações infinitas e deliciosas que podem fazer com uma mesa de queijos? Aqui desvendamos algumas propostas fabulosas, que vão superar qualquer lembrancinha de casamento que tenhas planeado:
Os must-have
Escolher os queijos que queres ter no teu buffet pode ser tão difícil quanto escolher um vestido de casamento Rosa Clará. Mas aqui estamos nós para dar-te algumas dicas! De acordo com as vossas preferências de sabor e textura, estas são as melhores opções:
- Queijo forte: Gorgonzola e Roquefort
- Queijo cremoso e suave: Brie, Camembert e Burrata
- Queijo forte de textura dura: Parmesão, Grana Padano e Gruyère
- Queijo firme com sabor suave: Ementhal e Gouda
- Queijos portugueses: Queijo da Serra da Estrela, Requeijão e Queijo de Azeitão
Combinações perfeitas
Se combinar penteados semi-presos com diferentes modelos de vestidos de cerimónia curtos pode ser um verdadeiro quebra-cabeças, combinar queijos com frutas e geleias também... Por isso toma nota destas propostas: o Gouda combina bastante bem com castanhas e azeitonas. Queijos mais fortes, como o Gorgonzola, devem ser conjugados com frutos vermelhos e geleias doces, como a de amoras. Os mais cremosos, como o Brie, devem estar acompanhados de geleia de figo, mel ou compota de cereja. As frutas secas (figos, uvas, damascos, ameixas...) combinam com praticamente todos os tipos de queijo, pelo que são obrigatórias na mesa, tal como o pão!
Vinhos à medida de cada queijo
É certo e sabido que os queijos pedem vinho. Por isso, se queres elevar a tua mesa de queijos a um nível profissional, oferece a possibilidade de combiná-los com diferentes tipos de vinhos. Queijos leves (como o Brie) pedem vinho tinto forte. Os queijos frescos e fundidos combinam com vinho branco ou um rosado doce. Os queijos azuis (gorgonzola, roquefort, stilton...) vão bem com vinhos tintos frisantes.
Organizando a mesa
Agora que já sabes exatamente os queijos que queres incluir, chegou o momento de calcular as doses. A quantidade de queijos fica a critério de cada casal. Podem apostar por ter mais queijos ou acompanhamentos, na proporção que preferirem. De todos os modos, aconselhamos 200/300g de queijo por pessoa. Também é preferível que os queijos estejam separados por categoria, em tábuas de madeira, com os respectivos acompanhamentos ao lado. Aqui, podem ser criativos e jogar com a decoração da mesa. Mas cuidado: o vosso bolo de casamento original deve ter sempre o protagonismo.
Conservação
Para evitar que os queijos ressequem, estes devem ser tirados das embalagens pouco tempo antes de servir. Quanto à temperatura, os queijos “moles”, como o Camembert, vão melhor com ambientes quentes e casamentos de Verão. Os curados, por exemplo, combinam com ambientes mais outonais.
Agora que já tens a tua mesa de queijos idealizada, comenta com o catering o que pretendes e deixa-te auxiliar pelos expertos. Este detalhe fará com que o teu buffet seja quase tão inesquecível quanto o teu vestido de noiva! São estes pormenores (tal como as prendas de casamento personalizadas ou os envelopes dos convites) que marcam a diferença e derretem os convidados!