A liga da noiva: tradições e significados
Todos conhecem a tradição, mas, será que conhecem o seu significado? Se estás a ponderar usar uma liga no teu dia C, este artigo é imperdível! Descobre tudo sobre a sua história e as tradições a ela associadas!
De certeza que já ouviram falar sobre este adereço! A liga da noiva é um acessório que pode ou não ser incluído no teu look nupcial e combinar com o vestido de noiva. Trata-se de uma peça de lingerie usada pela maioria das noivas, cheia de tradições e significados a ela associada! Se já tens todos os pormenores do casamento organizados, e tudo pronto para daqui a uns meses subir ao altar, não percas a oportunidade de saber tudo sobre um dos adereços mais falados do teu look!
- 1. O que é a liga da noiva?
- 2. A origem da liga da noiva
- 3. Something blue...
- 4. O leilão da liga da noiva
- 5. As diferentes tradições
1. O que é a liga da noiva?
Inicialmente com a função de segurar as meias da noiva, a liga era usada por debaixo do vestido, na zona da coxa, numa altura em que os collants como peça única ainda não tinham sido criados! Hoje em dia, ela é vista como uma peça de lingerie bastante sexy, que pode, ou não, ser usada no teu dia C! Com ou sem renda, branca, de tom nude ou colorida, ela pode ser personalizada exatamente ao teu gosto e mesmo enfeitada com pequenas pérolas ou brilhantes!
2. A origem da liga da noiva
Segundo consta, a liga da noiva é um acessório associado à pureza, que traz sorte e felicidade ao casamento! O seu uso remonta à idade média, mas foi na corte francesa que a tradição “surgiu”.
Na altura, era comum os convidados correrem atrás da noiva após esta ter trocado alianças de casamento, rasgando-lhe partes do vestido – uma vez que se acreditava que ter um pedaço dele trazia boa sorte. Para evitar ter um vestido de noiva simples desfeito a meio da festa, a noiva começou a usar uma liga, como símbolo desse mesmo vestido e, assim, já podia dividi-la por todos!
3. Something blue…
Já todos conhecem o velho ditado “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”, mas, em que é que isso se pode refletir no teu look nupcial? No caso da noiva, vulgarizou-se o uso de um detalhe azul precisamente na liga! Portanto, se um conjunto de brincos ou algum acessório para o penteado apanhado em tons de azul não está nos teus planos, opta por adicionar uma pequena fita ou laço à tua liga nesta cor!
4. O leilão da liga da noiva
Uma “tradição” muito comum atualmente é precisamente esta! Basicamente, no final do casamento, a noiva vai progressivamente subindo a saia do seu vestido até se ver a liga, enquanto os convidados fazem ofertas, criando um ambiente de leilão!
Quem oferecer o maior valor, fica com a liga, mas esta brincadeira pode também ser simbólica ou, no caso de conseguirem angariar um valor simpático, os noivos podem doá-lo a uma instituição de solidariedade. Normalmente, e em tom de brincadeira, é sempre o noivo quem acaba por conseguir ficar com a liga e levá-la para casa!
5. As diferentes tradições
Há também outra prática que se torna cada vez mais comum neste ambiente de festa antes de cortar o bolo de casamento original! Após a noiva lançar o seu bouquet, para ver quem é a próxima convidada a casar, ela coloca a liga na perna da convidada solteira que apanhou o ramo! E quanto ao sexo masculino, a noiva pode também lançar a sua liga para ver qual é o homem solteiro que a apanha, ficando, assim, destinado a ser o próximo a casar!
Intrigados com todas as tradições e superstições associadas a este acessório feminino? A liga é apenas mais um complemento que todas podem usar, mesmo com o vestido de cerimónia. E caso decidas fazer um leilão, este costuma acontecer ao fim do dia, depois da abertura da pista de dança e do corte do bolo de casamento! E seja por uma questão de tradição ou simplesmente para acrescentar um toque divertido ao teu look, a liga pode ser um elemento muito especial!