Ir para o conteúdo principal
Casamentos

A maquilhagem perfeita segundo a fisionomia da noiva

A maquilhagem tem o poder de transformar o visual. E para cada tipo de fisionomia existem maquilhagens que são mais favorecedoras. Descobre a melhor para ti!

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si

Dar um toque especial à tua beleza natural através da maquilhagem é algo que podes fazer não só no dia do teu casamento, como também no teu dia-a-dia. Existem alguns truques que podemos usar e que se podem relevar muito úteis!

Para o teu grande dia podes ter em consideração os seguintes fatores:

  • Os teus hábitos de maquilhagem
  • O estilo do casamento
  • O vestido
  • Hora, época do ano e lugar do enlace
  • A tua figura (forma do rosto, olhos, boca, nariz, cabelo…)

Pode ser realizado um estudo muito exaustivo, mas este deverá ser feito por profissionais que depois aplicam as técnicas mais adequadas a cada pessoa. No entanto, em linhas gerais, vamos dar-te algumas dicas que não vais querer deixar de seguir daqui para a frente.

Maquilhagem de acordo com o teu tom de pele

Antes de mais nada, tenta que a base que usares seja o mais próxima possível do teu tom de pele: assim evitas ter de estar constantemente a retocar pequenas imperfeições e não corres o risco de ter uma “linha de maquilhagem” onde se nota bastante bem até onde vai a base.

Para os tons da maquilhagem podes ter em consideração a distinção entre “harmonia quente” e “harmonia fria”.

A harmonia quente corresponde à pele que se bronzeia com facilidade e que fica melhor com joias douradas. O cabelo e olhos são castanhos ou escuros e a pele morena. Nesta harmonia usam-se tons de castanho, ocres, verde-escuro e dourado para os olhos e, para os lábios, tons de vermelho e coral. O rouge será de cores terra.

A harmonia fria corresponde à pele mais clara, branca rosada e que fica melhor com joias de prata. Cabelo e olhos claros que ficam melhor com tons cinzentos, rosados ou neutros. Lábios e rouge dourados são os ideais para esta harmonia.

O blush

Apesar de ser algo discreto, aporta um toque muito diferente consoante o seu uso. Assim, para peles claras aconselham-se os tons rosa que trazem doçura ao rosto. Nas peles intermédias, os tons de pêssego e terra são os mais favorecedores. Já as peles mais escuras ficam melhor com tons fortes como os vermelhos ou cor de tijolo.

As sobrancelhas

São outra presença discreta mas que muda a expressão de uma forma impressionante. Para lhes dar mais vida podes maquilhá-las com um lápis ou uma sombra (para um efeito mais natural) que seja da mesma cor do teu cabelo.

Os lábios

Para além da cor, existe uma técnica que podes usar para os realçar: se tens lábios carnudos que dispensam mais volume, faz uma linha de contorno por dentro do lábio com um lápis e usa tons mate. Já se queres conseguir o efeito contrário, delineia os lábios pelo lado de fora e aplica um pouco de gloss.

Os olhos

Se tens os olhos redondos podes querer um efeito mais rasgado que consegues reforçando a maquilhagem da metade do olho para fora e pintando a parte superior e inferior. O risco preto dentro do olho acentua este efeito.

Os olhos pequenos devem ser maquilhados com cores claras evitando delinear por dentro com tons escuros (podes, inclusive, usar o branco).

Apesar destes conselhos te poderem ser muito úteis, para um dia especial como o do casamento aconselhamos-te a consultar um especialista. E, igualmente importante, faz sempre uma prova de maquilhagem!

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si