O véu da noiva: tradições e curiosidades
É uma das mais aclamadas tradições de casamento e um detalhe que deixa a noiva ainda mais bonita! O véu da noiva é uma das mais famosas tradições e a sua origem tem tanto de fascinante como de misterioso. Vem conhecer tudo sobre o tema!
Um dos detalhes mais característicos de todo o look nupcial merece ser alvo de análise e, por isso, hoje falamos do véu da noiva e de toda a sua história e curiosidades. Se, por um lado, o anel de noivado é o confirmar de um compromisso, o véu é símbolo de amor, resiliência e dedicação.
Abordamos vários temas e culturas, pesquisamos sobre este acessório e observamos como a indústria da moda o tem trazido de volta para o universo nupcial. Estás a pensar usar véu no teu dia de casamento? Este acessório é usado principalmente nos casamentos católicos, mas também faz parte de um outfit civil. Fica a conhecer toda a tradição à volta deste acessório tão especial.
1. As origens do véu
2. Na cultura oriental
3. Na cultura ocidental
4. Em Inglaterra...
5. Época victoriana
6. Hoje em dia
1. As origens do véu
Segundo reza a história, o véu da noiva surgiu na Grécia Antiga, como símbolo de nobreza e pureza da mulher que, normalmente, usava um vestido de noiva simples. Além das funções de resguardo, ele protegia a pele do sol e era um item que indicava o estatuto social da noiva – quanto maior o véu, maior era a sua riqueza.
Há lendas que também indicam que o véu servia para transmitir mistério, dado que, no passado, os noivos apenas se viam cara-a-cara no momento do sim.
2. Na cultura oriental
Os casamentos orientais eram, maioritariamente, combinados e, por isso, o uso do véu estava relacionado com a proibição do noivo em ver a noiva antes de trocarem. alianças de casamento no altar Por outro lado, na cultura muçulmana, o uso do véu está associado à submissão da mulher ao seu noivo durante o casamento.
3. Cultura ocidental
Na cultura ocidental, o uso do véu da noiva remonta à civilização greco-romana e estava associado a crenças de cerimónias pagãs – a noiva usava-o para se proteger dos espíritos e do mau olhado. Assim, este acessório era normalmente brilhante e em tons de dourado e amarelo, à semelhança do anel de compromisso - tons associados à proteção.
Foram os cristãos, por volta do terceiro/quarto século, que estabeleceram a tradição do véu branco, como símbolo de pureza da noiva.
4. Em Inglaterra...
Os véus, maioritariamente na região da Inglaterra, tinham uma conotação mais ligada à inocência e pureza e eram representados por um tecido bastante espesso, o que fazia com que a noiva tivesse alguma dificuldade em ver através dele. Daí nasceu, na verdade, a tradição de acompanhar a noiva até ao altar, dada a dificuldade que tinha em ver o caminho à sua frente.
5. Época vitoriana
Mas este não foi o único contributo da Inglaterra para a tradição do véu. No período vitoriano, este acessório, que parecia prestes a cair em desuso, ganhou imensa popularidade graças à rainha Victoria. No seu casamento, a rainha usou um véu longo e opulento, como símbolo de status, o que fez com que todas as mulheres da realeza - e não só - quisessem luzir um acessório semelhante no seu grande dia.
6. Hoje em dia
Na atualidade, o véu já não tem um significado assim tão essencial, pelo que cabe à noiva decidir combiná-lo com o seu vestido. Há imensos tipos de véu, que variam conforme o tecido de que é feito, as aplicações, a forma e o comprimento, mas, regra geral, o seu uso tem uma função mais estética que simbólica.
Finalmente, e para responder às aspirações das noivas inovadoras, também existem cada vez mais coleções de véus coloridos - em rosa, azul, púrpura, etc. - que podem dar um twist de modernidade e originalidade a qualquer look.
Conhecias a história deste elemento nupcial segundo as várias culturas? Religião e superstição estão na origem do uso deste acessório, que é tão importante como decidir qualquer outro detalhe que vais usar na recepção. Hoje em dia, no entanto, podes optar por um look mais clássico e tradicional e incluí-lo no teu look, ou escolher usar unicamente o vestido mais prático e versátil. Tu és a noiva, tu decides como te sentes melhor!