Alianças em ouro rosé: uma tendência que veio para ficar
Para os que querem fugir ao tradicional, as alianças em ouro rosé são uma excelente opção. Neste artigo vamos explicar-vos as características deste tipo de ouro (composição, durabilidade, etc) para que possam decidir se é o material que vos convém.
Desde que foi eleito como a cor Pantone de 2017, o rosa nunca mais abandonou o mundo nupcial. É uma das cores prediletas para a decoração e até para os elementos mais simbólicos, como o bolo de casamento ou o bouquet. Nas passerelles, vestidos de noiva em total rose ou com degradès perfeitos marcam novas tendências ano após ano, trazendo ainda mais romantismo e irreverência aos looks da noiva moderna. E, como não podia deixar de ser, também a joalharia aproveitou esta tendência para colocar no mercado alianças de casamento únicas e cheias de personalidade, em diversas tonalidades de rosé. Se vocês adoram o ouro rosé e estão a pensar em ter umas alianças neste material, não percam este artigo! Vamos explicar-vos tudo o que precisam de saber antes de efetuar a compra:
Um pouco de história...
Segundo consta, o ouro rosé (também conhecido como ouro vermelho) surgiu na Idade Média, graças às experiências de alguns alquimistas que se dedicavam a alterar o ouro. Durante o século XVIII e XIX, esta tonalidade ganhou imensa popularidade na Rússia, começando a ser apelidado de "ouro russo". Com o passar dos anos, o ouro rosé começou a ganhar imensos adeptos, especialmente a partir de 2006, quando prestigiadas marcas de joalharia começaram a apostar no material para as suas coleções. Atualmente, este material alcançou o mundo nupcial, compondo lindíssimas alianças de casamento.
Vantagens do ouro rosa
Uma das grandes vantagens de escolher um anel de compromisso ou alianças em ouro rosé é que este tipo de ouro não requer muita manutenção, mantendo-se perfeito ao longo do tempo. É por isso ideal para uso diário, já que a liga, fabricada a partir da mistura de 75% de ouro puro (amarelo) com 25% de metais como o cobre, lhe confere durabilidade e resistência. Outra vantagem? A sua versatilidade. Ao contrário do ouro branco, o rosé tem uma vasta gama de tons, que pode ir rosa claro e discreto ao mais avermelhado. Cabe aos noivos decidir a tonalidade com que se sentem mais identificados e confortáveis.
De um ponto de vista estético, ter um par de alianças desta tonalidade significa luxo, bom gosto e sofisticação, o que para muitos casais pode ser uma vantagem. Por tratar-se de uma cor inovadora e pouco vista em alianças, aqueles que se atrevam a usá-la vão ter um sentimento de exclusividade.
Vale a pena seguir esta tendência?
Tal como um vestido de noiva preto ou o estilo industrial, as alianças em ouro rosa são uma tendência e fogem totalmente do tradicional. Por isso, antes de tomarem a decisão de escolher uns anéis deste estilo, devem conversar e pensar se realmente se identificam com esta cor e se têm a certeza de que não se irão cansar das vossas alianças, já que as irão usar todos os dias. Caso tenham dúvidas, o mais recomendável é que explorem outras opções – alianças de ouro branco, amarelo ou até combinados – antes de tomarem uma decisão. Por outro lado, caso se vejam a usar algo distinto, apostem neste estilo. Isto porque, quando o assunto é joalharia, nada é assim tão passageiro... e esta tendência tem tudo para perdurar no tempo!
Uma opção mais cara, sim ou não?
Por serem mais exclusivas, o preço pode variar e ser mais elevado, mas tudo depende do tamanho e do peso da aliança, seja qual for o seu material. Pode acontecer serem um pouco mais caras, porque provavelmente serão feitas à medida, – tal como acontece no caso dos vestidos de noiva 2019 que, por serem exclusivos e de nova temporada, podem ter um preço mais elevado do que os de temporadas anteriores – mas valerá a pena o gasto se pretendem usar uma jóia totalmente pensada e feita para vocês. Por outro lado, como o ouro rosa é mais resistente acabarão por sair mais em conta, já que não necessitarão de tanta manutenção.
Convencidos com a vossa escolha? As alianças são exatamente como outros elementos do vosso dia, desde os convites de casamento às lembracinhas de casamento: devem ser de acordo com o vosso estilo. Se no vosso dia a dia apostam pelo alternativo e por fugir a tudo o que é tradicional, esta será uma aposta certa!