Alianças simples para noivos discretos e apaixonados
Um dos símbolos mais importantes do casamento é a aliança. Este pequeno e discreto anel está carregado de significado tanto emocional como até social. Como tal, não necessita de ser extravagante para se fazer notar. Toma nota das nossas sugestões!
Não temos dúvidas: a escolha das alianças de casamento é algo que vai ter impacto no resto da vida. Afinal, aquele anel vai andar no teu dedo todos os dias e tem de sobreviver a modas e gostos passageiros (a menos que decidam trocar de modelo numa data importante, como são, por exemplo, as bodas de prata). Ao contrário do vestido de noiva que, apesar de ser um dos elementos mais importantes do casamento, é vestido apenas uma vez e a sua memória fica nos registos desse dia, a aliança permanecerá na mão, lembrando-te sempre desse dia tão especial. Importante para a relação como foi o anel de noivado a aliança é, no entanto, mais duradoura.
Tipos de material
Quando falamos em alianças simples pensamos naquelas mais tradicionais em que o mais importante é o material de que são feitas. Por exemplo, uma aliança de ouro branco, só por si, já tem o seu ponto original, dada a cor do material de que é feita. O mesmo acontece com as de aço que, além do mais, são bastante mais em conta (para o caso de procurares alianças de casamento baratas).
Mesmo dentro do ouro, podemos encontrar vários tipos diferentes, tanto em relação à cor como à sua composição. Como o ouro puro é um material muito mole, na joalharia utiliza-se em liga com outros materiais de modo a conferir-lhe dureza e resistência. Assim, o mais usado é o ouro de 18k, em que 75% da liga é de ouro. O famoso ouro português é valioso pelos seus 19,2 k. Pode ainda haver de 14 ou 9 quilates, embora este último possa sofrer algumas alterações no seu aspeto à medida que se for utilizando, pelo que não é o mais adequado para as alianças.
A cor perfeita
Quanto à cor, podemos encontrar o branco, amarelo e rosado, havendo tonalidades intermédias que podem ser escolhidas consoante o gosto dos noivos. E porque não ter em conta o vosso tom de pele para averiguar qual o ouro que mais vos favorece?
Existem ainda outros materiais que são bastante usados, tais como a prata, o aço, o tungsténio, a platina, o titânio ou o cobalto.
Os modelos
Da mesma maneira que podes escolher um vestido de noiva simples, o mesmo pode acontecer com as alianças. Podes escolher mais largas ou estreitas, sendo que a sua grossura também pode variar. Em geral, não convém ter nada nem muito pesado nem demasiado leve, para não se tornar desconfortável no dedo. Também podes optar por modelos mais retos ou redondos. As mais tradicionais costumam ser arredondadas ou amendoadas, mas nada te impede de escolher a que mais gostes.
Segredo mas não tanto?
E é claro que ser simples não significa que não tenha nenhum tipo de adorno ou efeito. Podem ter frisos (que depois podem ser aumentados, substituindo uma segunda aliança de bodas de prata), brilhantes ou até inscrições. Queres manter um segredo? Mantém estes elementos do lado de dentro da aliança (sim, o brilhante também!). Uma mensagem que ande sempre contigo e esteja repleta de significado, por exemplo. E porque não deixar as pedras preciosas na parte lateral da aliança (aquela que determina a sua grossura)? Podes vê-los mas não estarão à vista de olhares menos atentos!
Achas que já sabes tudo o que precisas de saber para dizeres adeus ao anel de compromisso e escolheres a aliança dos teus sonhos? Então começa já a enviar os teus convites de casamento e partilha esta alegria com os teus entes queridos!