Alisamento capilar: 6 fatos que precisas de conhecer
Alisa os fios, suaviza a aparência geral do cabelo e pode funcionar como uma mudança drástica no look! Especialmente formulado para os cabelos secos e rebeldes... já ouviste falar em alisamento capilar? Vem conhecer tudo sobre esta técnica.
Acordar com um cabelo solto, sedoso e que parece acabado de sair do cabeleireiro… não é o que todas queremos? Há inúmeros tratamentos capilares que requerem menos cuidados e manutenção no dia a dia e que deixam as mulheres ainda mais bonitas! Se já tens o anel de noivado e estás à procura dos tratamentos de beleza ideais, de certeza que já te cruzaste com o nome “alisamento”. Mas, afinal, como se processa? Quanto tempo dura? Adapta-se facilmente se quiseres um penteado de noiva com ondas? Danifica o cabelo? O alisamento capilar é uma técnica semipermanente que, através de um processo químico, alisa os fios sem que posteriormente seja necessário utilizar placas ou secadores para produzir este efeito. Se já enviaram os convites de casamento, vem esclarecer estas e outras dúvidas com o nosso artigo!
1. É um processo demorado
Há inúmeros tratamentos no mercado destinados a alisar os fios. Alisamento japonês, com chocolate, através de infravermelhos, alisamento brasileiro, de keratina, etc. O nome, o processo e os produtos utilizados podem ser diferentes, mas um procedimento como este demora sempre entre 2 a 9 horas, dependendo do comprimento do cabelo e da quantidade e espessura de cada fio. Para chegar ao resultado final, é necessário passar por várias fases, incluindo lavar o cabelo para retirar resíduos, secar e alisar madeixa a madeixa, por isso, conta pelo menos com uma manhã ou tarde passada no cabeleireiro se mais tarde queres um penteado semi preso perfeito!
2. Os resultados são duradouros
Embora seja um processo bastante demorado, os resultados compensam! Se estás a ponderar fazer alisamento antes de trocar alianças de casamento, poderás contar com um cabelo liso e sedoso entre 4 a 6 meses. Na verdade, o cabelo que recebeu o tratamento permanecerá liso, sendo que apenas precisas de retocar a raiz do cabelo, à medida que este comece a crescer.
3. Requer “manutenção”
Os resultados deste procedimento apenas se mantêm se tiveres uma rotina de cuidados constante com o cabelo. Normalmente, é necessário estar cerca de 3 dias sem o lavar após o alisamento e, depois, a lavagem deve ser feita com produtos específicos, normalmente sem sal. Aconselhares-te junto de profissionais é essencial , pois só o cabeleireiro te poderá indicar os produtos mais indicados a os cuidados com o sol e com o mar. Além disso, o efeito liso é normalmente ativado pelo calor, sendo que se torna indispensável o uso de secador após sair do banho ou apanhar qualquer tipo de humidade.
4. Simplifica toda a logística
Se o que procuras é uma solução para aqueles dias apressados onde não tens forma de te olhar ao espelho, se queres estar sempre impecável com o mínimo esforço ou se simplesmente queres diminuir o tempo que te demoras a arranjar de manhã, o alisamento é, sem dúvida, algo a considerar! De um modo geral, é uma forma de simplificar a tua rotina e garantir aquele look acabado de sair do cabeleireiro! Além disso, este procedimento diminui o volume e o frizz – indicado para quem tem imenso cabelo – tornando também mais fácil a execução de penteados apanhados de todo o tipo!
5. Pode estragar o cabelo
Sendo um processo químico, por muito pouco agressivo que possa alegadamente ser, o alisamento pode, sim, estragar um pouco o cabelo. A verdade é que o resultado é um liso sedoso e irrepreensível, porém, isso não significa que os fios não possam estar bastante danificados desde o interior. Antes de o fazer, procura informar-te acerca dos ingredientes presentes nos produtos e da sua influência na tua saúde.
6. Altera a estrutura dos fios
Se tens o cabelo encaracolado, é provável que ocasionalmente queiras mudar e trocar o habitual penteado com caracóis por um cabelo liso. O alisamento pode parecer a solução ideal para quem tem dificuldade em domar o seu cabelo no dia a dia, porém, ele altera a estrutura dos fios, o que significa que, se tens uns maravilhosos caracóis definidos, dificilmente vais voltar a conseguir exibi-los da mesma forma. Há inclusive pessoas cujo cabelo ganhou caracóis ou ondas após o procedimento, por isso, pondera se realmente te queres comprometer com algo semipermanente ou se preferes preservar a forma natural do teu cabelo!
Alguma vez fizeste este ou outro tratamento? Como qualquer processo estético, é necessário analisar bem os prós e os contras antes de decidir. Se já estás a pensar no vestido de cerimónia e em como vais manter um look perfeito durante todo o dia, o alisamento é sem dúvida um aliado, uma vez que consegue domar aqueles baby hairs e mesmo os cabelos mais rebeldes! Mas se preferes uma solução a curto prazo, mesmo depois de entregar as lembrancinhas de casamento e fugir para a lua de mel, talvez seja melhor investir em produtos e aparelhos de alisar que te façam sentir bonita, mas sem compromisso!