Os aniversários de casamento
Tal como o aniversário do nosso nascimento podemos comemorar o nosso casamento todos os anos. Conheces o nome das principais datas jubilares? Este artigo conta-te tudo!
Até algumas décadas atrás, na tradição portuguesa, depois de envergar o vestido de noiva, normalmente só se celebravam as datas mais importantes por quartos, ou seja, o quarto de século (25 anos), meio século (50 anos), e os três quartos de século (75 anos). Hoje em dia, no entanto, são cada vez mais os casais que optam por voltar a usar os vestidos de cerimónia e festejar mais bodas. E é um bom sinal: significa que a aventura vivida após a chegada do anel de compromisso continua a valer a pena! Se querem uma boa desculpa para celebrar o vosso amor com frequência, apontem o nome das bodas mais importantes:
-
Quinto aniversário: madeira
Material resistente, lembra-vos da importância da solidez do caminho que fazem juntos. Simbolicamente as raízes das árvores, sempre crescendo, tornam-se mais profundas como o amor!
-
Décimo aniversário: estanho
As populares caixas de estanho servem para guardar e preservar algo que é importante. Tal como o casamento que quando chega a este momento deve continuar a ser estimado.
-
Décimo-quinto aniversário: cristal
A primeira coisa que nos vem à cabeça é a luxuosa joalharia e os delicados serviços de copos trabalhados ao pormenor. Tantos anos juntos merecem transparência e sinceridade.
-
Vigésimo aniversário: porcelana
Parecem frágeis mas as faianças podem valer milhões e são muitas vezes escolhidas como presente de casamento. Passam o teste do tempo se se cuidarem com amor.
-
Vigésimo-quinto aniversário: prata
Se polida, sempre brilhará! Um quarto de século é uma celebração muito importante na vida de qualquer casal. É a desculpa perfeita para reunir amigos e familiares e degustar um bolo de casamento simples. Muitos casais também repetem a cerimónia do casamento e, desta vez, colocam no dedo as alianças de bodas de prata.
-
Trigésimo aniversário: pérola
A formosa pérola “nasce” de uma ostra no fundo do mar. Preciosa e bela, lembra-vos que o que interessa é o que está dentro de vocês e o que realmente são.
-
Trigésimo-quinto aniversário: jade
Matéria-prima de peças de arte únicas, o seu tom esverdeado incute-nos esperança numa ligação duradoura.
-
Quadragésimo aniversário: rubi
Da cor da paixão, o rubi é vermelho vivo e traz à lembrança que devem manter a chama do vosso amor acesa. É a desculpa perfeita para um jantar romântico à luz das velas, dos que pedem vestidos de gala compridos e fatos elegantes!
-
Quadragésimo-quinto aniversário: safira
Utiliza-se de muitas cores, exceto o azul – reservado para um aniversário mais adiante – e simboliza a afeição de quem nos é querido.
-
Quinquagésimo aniversário: ouro
Cinquenta anos juntos é uma meta memorável celebrada com o metal precioso mais reconhecido: o ouro! É a oportunidade ideal para festejar com uma aliança de ouro branco. Representa muitas coisas, mas acima de tudo a nobreza do matrimónio e a história da família. Por isso, tradicionalmente, são os filhos que organizam a festa.
-
Quinquagésimo-quinto aniversário: esmeralda
Com perseverança e amor continuam o caminho juntos e, sendo o verde uma cor calmante, representa a paz e tranquilidade de um relacionamento duradouro!
-
Sexagésimo aniversário: diamante
Tradicionalmente, as bodas de diamante são festejadas aos 75 anos. No entanto, como nem sempre se chega a esta data jubilar, atualmente optou-se por também a celebrar com esta pedra preciosa um pouco antes, aos sessenta anos de união.
-
Sexagésimo-quinto aniversário: safira azul
Simboliza a lealdade e a verdade. Depois de tantos anos juntos, o casal reconhece que a sinceridade é um dos ingredientes mais importantes de qualquer romance.
-
Septuagésimo aniversário: platina
Tem uma resistência excelente à corrosão. E setenta anos juntos é uma vida plena que ultrapassou com sucesso todos os obstáculos!
-
Septuagésimo-quinto aniversário: diamante talhe brilhante
Já nos diz a canção que os diamantes são para sempre! E os duradouros anos da relação celebram-se nesta etapa com alto nível de toda a pompa e luxo.
-
Octogésimo aniversário: carvalho
Esta majestosa árvore nobre é dura, impermeável e altamente resistente. Considerada como uma árvore sagrada, representa a força moral e física.
Mais esclarecidos? Então não se esqueçam de ter esta lista à mão para que não saltem nenhuma celebração! Afinal, qualquer desculpa é boa para celebrar o vosso amor (e, quem sabe, voltar a degustar um bolo de casamento como o primeiro!). Se acabas de receber um anel de noivado, prepara-te para a aventura mais feliz da tua vida e acredita que as bodas de carvalho são possíveis!