Arranja tempo para organizar o teu casamento
Na organização do casamento parece que todo o tempo é pouco e qualquer deslize pode significar um grande atraso. Não desesperes, com as nossas dicas tudo será mais fácil.
As festas acabaram e agora, de volta à rotina, parece que nunca há tempo suficiente para fazer os preparativos do casamento com calma e paciência. Para evitar ataques de pânico, é muito importante que organizes bem o teu tempo e estabeleças uma boa lista de prioridades. Vamos explicar-te, em poucos pontos muito simples, as melhores maneiras de rentabilizares o teu tempo de preparativos de casamento e tornares-te numa wedding planner de sucesso para a tua própria festa!
A agenda
Um caderno, uma agenda, um calendário vão ser os teus grandes aliados na organização do tempo. Coloca tudo o que tens a fazer, elabora uma lista de tarefas e reserva tempo para as cumprir. Não sejas demasiado sonhadora e pensa bem quanto tempo de vai demorar a fazer cada coisa para que possas cumprir com o que estipulaste. Por outro lado, não arranjes desculpas para saltar os teus compromissos com o teu casamento. Esta primeira organização vai valer-te muito mais calma nos dias mais próximos do dia C!
Leva o casamento a sério
Não adies tarefas só porque são relativas ao casamento. Uma vez que as agendaste, toma-as como se fossem um compromisso laboral, por exemplo. Assim evitas amontoar coisas para fazer que, se tal acontecer, se tornam um fardo em vez de algo divertido, como é suposto.
Fins-de-semana
Aproveita bem os fins-de-semana para pôr os assuntos de casamento em dia! Visitar fornecedores e realizar os trabalhos mais demorados são coisas que convém deixar para quando estás mais livre. Assim consegues ter a atenção que precisas para tudo. Uma coisa de cada vez.
Delega e envolve o noivo nos preparativos
Muitas vezes os noivos chegam a sentir-se arredados do casamento e não há nenhum motivo para que tal aconteça. O casamento é dos dois e podem distribuir as tarefas de modo a que cada um fique com o que mais gosta e tem mais habilidade para fazer. E há coisas que são muito mais divertidas se forem feitas em conjunto!
Aproveita a internet
Em vez de visitar pessoalmente todos os fornecedores que pensas que eventualmente te possam interessar, começa por visitar as suas páginas de internet. Normalmente nos sites podes ter uma visão bastante clara dos serviços e produtos que te podem oferecer. Também para teres já uma ideia das coisas que pretendes ver ao vivo é sempre útil conseguires uma primeira abordagem pela net. Este é um recurso que te pode poupar muitas viagens em vão.
Os tempos
É bastante útil saberes mais ou menos com que antecedência tens de ter os diferentes pontos preparados. Na secção de ideias de casamentos.pt temos vários artigos que te podem ajudar, mas ainda assim damos-te aqui um breve resumo:
- Um ano antes: decidir o tipo de casamento e o lugar
- 9 meses antes: começar com a lista de convidados, a lua-de-mel e o vestido de noiva
- 6 meses antes: enviar os convites e fazer as confirmações, contratar os serviços de fotografia e vídeo
- 4 meses antes: escolher o cabeleireiro e maquilhadora, finalizar as lembranças dos convidados
- 3 meses antes: ter todos os documentos para o casamento, realizar a prova da ementa e fazer o curso pré-nupcial
- Entre 1 e 2 meses antes: comprar as alianças, fazer a prova de maquilhagem, penteado e vestido. Define-se ainda a música da cerimónia, confirmam-se os convidados, faz-se uma reunião com o fotógrafo e ainda se verificam os preparativos para a lua-de-mel (é preciso trocar dinheiro?)
- 15 dias antes: provar o vestido, comprovar com os fornecedores todos os serviços e começar com os tratamentos de beleza
- 1 semana antes: provas de vestido, penteado e maquilhagem