As 10 tarefas importantes para a mãe da noiva
A mãe é a derradeira confidente, aquela que nos brinda com charme e segurança e que garante que, no final, tudo acaba bem. Se ambas desejam que tenha um papel ativo na cerimónia, que tal começar a incluí-la nos preparativos?
A verdade é que braço direito é sempre a mãe! É ela que te ajuda a escolher a melhor data, que agenda todos os tratamentos de beleza e há mesmo quem defenda que deve ser ela a única pessoa que deves levar à primeira prova do vestido de noiva!
É normal que as mães queiram participar ativamente no planeamento do casamento dos filhos, mas vocês também não querem sobrecarregá-la com tarefas e deixá-la exausta logo enquanto enviam os convites de casamento. Na dúvida, vem conhecer todas as tarefas que podem fazer juntas!
- 1. O seating plan
- 2. Ajuda com o menu
- 3. Fazer as lembrancinhas
- 4. Compor o bouquet
- 5. O look da noiva
- 6. As finanças...
- 7. A decoração
- 8. O bolo de casamento
- 9. Um discurso especial
- 10. Apoio incondicional
1. O seating plan
Quanto ao seating plan, é importante ressaltar que são os noivos que decidem quem convidar e são eles que fazem os convites de casamento, porém, distribuí-los pela sala de refeições já é outra história! Por idades, relações de parentesco, proximidade? As dúvidas são muitas e, uma vez que grande parte dos vossos convidados são família, nada melhor do que contar com a tua mãe para vos ajudar nesta tarefa!
2. Ajuda com o menu
São autênticos foodies e adoram experimentar novos espaços e sabores? Ou a comida para vocês é algo secundário, desde que todos se divirtam? O menu do copo de água deve ser escolhido de acordo com toda a festa, por isso, se se sentem um pouco perdidos nesta missão, nada como delegar algumas tarefas às mães dos noivos, que podem dar contributos verdadeiramente importantes neste campo.
3. Fazer as lembrancinhas
Para além das fotografias, os presentes que oferecem aos convidados no final da festa são a lembrança de um dia único e inesquecível! Não há nada com mais significado do que tratares deles com a tua mãe! Sobretudo se tem um jeito especial para as manualidades, será uma ajuda preciosa para conseguir uns detalhes muito especiais.
4. Compor o bouquet
Flores silvestres, peónias ou um ramo com rosas de cetim? Se a tua mãe é uma verdadeira adepta de decoração floral, vai ser uma ajuda preciosa neste campo! Há tarefas que podes sem dúvida delegar para as madrinhas, mas o teu bouquet terá um significado especial se a tua mãe tiver participado!
5. O look de noiva
É claro que a tua mãe deve estar presente na primeira prova para te aconselhar sobre o melhor vestido de noiva com renda a usar! Mas já imaginaste o quão especial se vai sentir se lhe pedires ajuda exclusivamente para escolher os sapatos, joias, penteado e maquilhagem? Não percas esta oportunidade, afinal, ela é uma das pessoas que melhor te conhece e saberá o que te favorece neste dia!
6. As finanças...
Manterem-se on top de todos os gastos e dos balanços do orçamento não é fácil quando falam com diversos fornecedores e organizam várias tarefas ao mesmo tempo. Antes de iniciar a fase dos preparativos, pode ser benéfico ter uma pessoa “de fora” que vos ajude a canalizar os investimentos e controlar os gastos! Confia esta tarefa à tua mãe e encarrega-a de todas as atualizações necessárias!
7. A decoração
As mães são as melhores conselheiras, o nosso maior apoio e, normalmente, têm um olho especial para as artes. A decoração dos espaços é, assim, algo em que podem trabalhar juntas! Escolher as cores, as texturas, o tema, o tipo de letra das placas e os aromas… haverá melhor conselheira do que ela para esta fase?
8. O bolo de casamento
No final da festa, todos quererão uma fatia! Mas a escolha do topo do bolo de casamento obedece a muito mais critérios do que imaginam! É necessário saber o sabor, o estilo, o número de camadas e o design geral. Se a tua mãe é a mestre em conjugar cores e sabores, de que estás à espera para participarem juntas neste desafio?
9. Um discurso especial
Se não queres sobrecarregar a tua mãe com imenso trabalho, mas gostavas que tivesse um papel ativo no vosso dia, pede-lhe que organize um pequeno discurso para ler durante a cerimónia. Seja um pequeno poema, algumas citações com um significado especial ou apenas uma breve dedicatória, esse momento vai tornar-se especial para ambas.
10. Apoio incondicional
Embora não seja propriamente uma tarefa, é frequente os noivos irem-se abaixo durante a azáfama que são os preparativos! Para evitar episódios como este, fala frequentemente com a tua mãe, desabafa, solicita opiniões e deixa que se encarregue de algumas tarefas… não só te vai retirar um peso enorme dos ombros, como vai sentir que confias plenamente nela e que é uma ajuda preciosa nesta fase! Acredita que um café, uma caminhada ou uma conversa profunda podem fazer-te sentir uma nova pessoa!
Já começaram a fase dos preparativos? Não é necessário que te sintas sobrecarregada para chegares ao ponto de pedir ajuda. Pensa na tua mãe como o teu braço direito, deixa que se envolva na preparação do vosso dia – dos convites às lembrancinhas de casamento – e observa como, juntas, formam a melhor equipa! Ah, e não te esqueças de retribuir toda a ajuda ao estar presente para ela e ajudá-la a escolher o vestido de cerimónia!