As 5 melhores ideias para cortar na lista de convidados
A pandemia atual trouxe-nos alguns desafios, entre os quais, reduzir o número de pessoas num determinado local. Como cortar ou adaptar a lista de convidados do vosso casamento? Tomem nota destas dicas!
Se a lista de convidados sempre foi uma das principais dores de cabeça dos noivos, agora com a Covid-19, tornou-se um pesadelo ainda maior. A prioridade em tempos de pandemia deixou de ser o vestido de noiva ou a escolha dos melhores convites de casamento para passar a ser a segurança de todos no vosso dia. Já todos conhecemos as restrições em ajuntamentos e eventos sociais e, infelizmente, os casamentos não são exceção. Se decidiram não cancelar o casamento, de certeza que estão a pensar em como reduzir o número de convidados ou readaptar a vossa lista. Tirando a tristeza que sentem por perceberem que não vão poder ter todos no vosso dia, têm que ser práticos e pragmáticos. Como a segurança é prioridade, há que ajustar a lista de presenças e perceber quem podem ou não cortar das assistências. A precisar de ajuda com esta difícil tarefa? Deixamos algumas dicas!
Adaptem-se à realidade
É duro e difícil, mas se tomaram a decisão de não adiar o casamento terão de aceitar a realidade. Os casamentos estão limitados a um número de convidados e terão que adaptar-se a este novo normal em que vivemos. Antes de cortarem na vossa lista, o melhor é falarem abertamente com o espaço que contrataram. De certeza que, depois de saberem exatamente o número de convidados que podem ter, será mais fácil olharem para a lista e tomarem uma decisão.
Contemplem prioridades
Organizar um casamento durante a pandemia requer outros esforços e organização. As prioridades mudaram e agora o mais importante é a segurança dos convidados. É preciso manter o distanciamento social acima de tudo e por isso, é preciso reduzir o número de presentes que irão assistir à troca das vossas alianças de casamento no altar. Só isso, já vos fará terem força para cortarem a vossa lista de convidados. Comecem pelo mais fácil: eliminem colegas de trabalho, parentes muito afastados e até acompanhantes de amigos que não conhecem. A vossa segurança e de todos acima de tudo.
Sem sentimentos de culpa
Deixem de lado os sentimentos de culpa em reduzir a lista de convidados. Mais do que nunca, todos entenderão que têm que convidar menos pessoas para o vosso dia, devido à conjuntura atual. Se já tinham enviado convites e agora têm de reduzir a lista, que tal oferecerem um miminho aos convidados que afinal já não vão? Podem enviar um cartão personalizado ou até fazerem um vídeo de agradecimento e pedido de compreensão pelo momento que todos estamos a passar. Mostrem-lhes que foram obrigados a tomar essas medidas devido às novas normas de segurança e que, quando tudo isto acabar, farão uma festa para recuperar o tempo perdido e celebrar o amor com os que não puderam assistir.
Casamento sem crianças
Os primeiros convidados que podem cortar da lista são as crianças que, além de serem suscetíveis a apanhar e a transmitir o vírus, também não conseguem manter as regras de distanciamento social tão facilmente. Além disso, de certeza que os pais também não querem expor os seus filhos o mínimo possível ao vírus e entenderão (e até agradecerão) a vossa decisão. Expliquem os vossos motivos aos convidados com filhos e percebam quais são as possibilidades de não levarem os filhos ao casamento.
No caso de terem convidados que não conseguem, tentem perceber se faz sentido virem ao casamento e, se sim, tentem proporcionar a todos a máxima segurança, criando vários espaços ao ar livre, onde as crianças possam estar mais à vontade.
Apenas os mais chegados
Já que têm que cortar na lista devido à Covid-19, cortem totalmente e escolham ter apenas os familiares e amigos mais chegados. Colegas de trabalho, amigos de faculdade ou pessoas que gostam mas que não são aquelas mesmo íntimas devem ser cortadas da vossa lista. Assim, os remorsos serão menores e sentirão que tomaram uma decisão igual para todos, por mais que vos custe ter menos pessoas num dia tão especial.
Prontos para começarem a cortar a vossa lista de convidados? Pensem que é por um motivo de força maior e que, no vosso coração, há lugar para todos os que faziam parte da vossa lista. Quando tudo passar, pensem numa festa mais simples em que possam reunir todos os presentes e celebrar o vosso amor com todos. Será único e muito especial, além de que terão oportunidade de voltar a reviver este momento único!