Ir para o conteúdo principal
Casamentos

As diferentes caras do amor. Qual é a tua?

Que classes diferentes de amor existem? E qual será a tua? Vem descobrir mais sobre um dos sentimentos que movem o mundo e a razão pela qual sentimos coisas distintas de pessoa para pessoa.

Estudiodellas Fine Art Studio

O fenómeno do amor é, sem dúvida, um dos mais estudados, complexos e incompreendidos de sempre. Não é à toa que apenas te tenhas apaixonado à seria e projetado uma vida a dois com a pessoa com quem vais casar (aquela com quem discutes, neste momento, os detalhes da organização do casamento, como queres que seja o teu penteado de noiva e de que sabor queres o bolo de casamento). A verdade é que o amor tem engendrado uma infinidade de obras artísticas – pintura, escultura, literatura e poesia – mas também representa algo muito complexo.

Na nossa cultura, existe a ideia de que o amor se aplica a muitos contextos, o que faz com que renunciemos a possibilidade de entendê-lo como algo único, muito bem definido e fácil de compreender. Estudos psicológicos têm vindo a realizar esforços constantes para dar sentido às implicações do amor – porque amamos, a quem amamos e como amamos – ainda que essa tarefa não seja tão fácil, dado à amplitude de teorias, opiniões e formas de entender o tema.

Ainda assim, de todos estes estudos, ressalta a Teoria Triangular de Sternberg, onde o amor se representa com cada um dos seus elementos e através dos três vértices de um triangulo, a sua forma mais genuína. Preparada para descobrir as três principais caras do amor? Talvez esta informação te ajude a compreender o que há por detrás do teu anel de noivado!

Amor romântico

Em poucas palavras, este é o tipo de amor que te faz sonhar com vestidos de noiva rosa clara e alianças de ouro branco personalizadas. Agora a sério: por amor romântico, entende-se todo aquele tipo de amor que combina intimidade e paixão. Este tipo de amor surge quando os amantes sentem tanto uma atração física como emocional, ainda que nem sempre terminem em compromisso. Ainda assim, é normal que esta atração física e intelectual termine numa relação séria entre o casal, já que a atração que os une é inevitável. 

Fotomiraflores

Amor companheiro

Sobre este tipo de amor, podemos dizer que estão incluídos todos aqueles sentimentos que resultam de uma combinação de elementos de intimidade e compromisso. Neste tipo de amor, ambiciona-se acima de tudo a preocupação pela felicidade e pelo bem-estar do outro. Baseado em necessidades como o apoio social, emocional, a compreensão mútua e a comunicação, pode completar-se com o amor romântico, mas nunca viver sem ele, numa relação amorosa. Isto é, as pessoas que vivem este tipo de amor sentem-se unidas e partilham todas as suas emoções, mas se ele existe de forma individual, podemos dizer que se trata de amor pelos amigos, filhos ou família. Nem sempre é o tipo de amor que culmina num bolo de casamento original, cortado pelos dois. 

Amor fátuo

Centra-se fundamentalmente numa mistura de compromisso e paixão, sem que tenha sido possível passar o tempo necessário para que aflore a intimidade. Por outras palavras, aqui pode incluir-se o amor platónico, que nunca teve forma real e vive da imaginação de quem o sente, mas também pode representar duas pessoas que se casam pouco tempo depois de se conhecerem, e ainda não tiveram tempo de alcançar a intimidade plena. Neste último caso, é necessário dedicar-lhe bastante tempo e esforço, oferecendo ao outro o melhor de si mesmo

Filmusimage

O amor perfeito existe?

É esta combinação de intimidade e paixão do amor romântico, compromisso do amor companheiro e ilusão do amor fátuo que Sternberg definiu como amor completo ou perfeito, e aquele que todos aspiram viver e ver culminar numas lindas alianças de casamento. Não estaremos a exagerar quando referimos que o amor perfeito é difícil de conseguir e ainda mais de manter. Cada um destes tipos de amor tem uma progressão à medida que avança a relação, e pode ir aumentando ou diminuindo com o tempo, caso o casal não faça nada para manter viva a sua relação.

No que diz respeito à paixão, esta expressa-se de maneira muito intensa no início, mas vai estabilizando à medida que o tempo passa. Por outro lado, o compromisso vai progredindo de uma forma mais lenta, alcançando uma estabilidade que faz com que um casal perceba ou não se se quer manter unido por muito tempo.

Acreditamos que esta é a razão pela qual vocês decidiram dar este grande passo: é na mistura dos três tipos de amor que se encontra o vosso amor perfeito, que faz com que agora sonhes com o teu vestido de noiva e imagines as lembranças de casamento originais ideais, assim como as músicas de casamento que irão tocar no dia C. Felicidades!