Ir para o conteúdo principal
Casamentos

As formas mais simples de dizer aos convidados que já não podem comparecer no teu casamento

Sentir que apenas podem convidar uma pequena percentagem dos vossos conhecidos é extremamente injusto. Mas há formas de simplificar e tornar o processo mais leve. Descobre o que e como abordar o tema para um evento tão importante!

WanderSoul Stories

Eventos com muitas pessoas causam naturalmente mais perigo de contágio e os casamentos são um deles. Com o lento regresso à normalidade, começámos a baixar a guarda e a aproveitar melhor os momentos em grupo, o que fez com que muitos noivos se sentissem à vontade para enviar os convites de casamento. Mas recentemente o governo decretou novas medidas, que preveem um limite de 50 pessoas em casamentos e batizados, o que pode ter trocado as voltas a muitos casais. Afinal, como dizer aos convidados que já não podem ir?

Direto ao assunto

Com tanta especulação sobre o tema “casamento” de certeza que os teus convidados já se perguntaram se iria mesmo acontecer. Embora seja um tema desconfortável, todos sabem à partida que os noivos terão de fazer escolhas e cedências e que algumas pessoas ficarão de fora. Nada como adereçar o assunto com frontalidade, explicando todos os cortes e condicionantes a que tiveram de se adaptar para ainda assim tornar o dia possível.

Um cartão de desculpas

Boris the Cat - Wedding Photography

Se já fizeram os convites de casamento e enviaram para todos, fica bem um esclarecimento também por escrito. Enviem um cartão ou carta aos vossos convidados que não poderão estar presentes a lamentar o sucedido, na esperança de que possam encontrar-se em breve.

Adequar a mensagem

É sempre diferente dar a notícia a um familiar afastado ou a um colega de trabalho. Por muito que seja mais fácil estandardizar o método e optar por avisar todos de uma vez, talvez uma atenção especial seja oportuna numa altura como estas.

No caso de ser um familiar idoso ou pertencente a algum grupo de risco, podem falar diretamente com a pessoa a explicar os motivos para a salvaguardar ou, se preferirem, abordar um familiar próximo como filho ou sobrinho para que explique que o casal não o quer expor ao vírus, sujeitando-o a perigo desnecessário.

WanderSoul Stories

Para amigos, próximos ou mais afastados, a solução será sempre ser frontal. Nunca é fácil escolher entre várias pessoas quem poderá estar presente, mas fatores como proximidade, geográfica e emocional, podem ajudar-vos a decidir e, consequentemente a desculparem-se àqueles que não poderão ter presentes.

E para os colegas de trabalho, será sempre diferente uma vez que se trata de pessoas com quem convivem diariamente! Nesse caso, planeiem um almoço e expliquem que infelizmente não podem ter todos no vosso dia e que alguns cortes foram necessários para adequar o casamento às medidas vigentes.

Explicar os motivos

Nada como ser transparente na mensagem para garantir que compreendem bem o que se passa. Embora um telefonema acabe por ser mais prático, façam questão de falar pessoalmente com os convidados e explicar as razões que vos levaram a tomar esta decisão. O facto de terem de optar por alguns convidados em função de outros não deve ser encarado como uma questão de familiaridade, mas sim uma decisão iminente que tiveram de tomar para garantir que podiam seguir em frente com a cerimónia.

Planear o futuro!

Para que tudo termine numa nota positiva, antecipar um futuro próximo onde todos poderão organizar um jantar ou umas mini férias e desfrutar o que não foi possível no casamento acaba por ser uma luz de esperança. Não deixem de transmitir o quanto desejam reunir-se de novo assim que tudo acalme!

Wishmaker

A responsabilidade social fala mais alto quando se trata de cumprir as medidas necessárias à segurança de todos. É sempre um tópico desconfortável avisar que afinal será impossível contar com a presença de x pessoas para cortar o bolo de casamento, mas não devem evitar ter essa conversa, especialmente se todos estão atentos às últimas notícias quanto ao tema. Se já tiveram de passar por esta fase que tal foi a abordagem aos convidados?